Como fazer horta em apartamento

20 julho 2020

Mulher colhendo os tomates plantados na horta de seu apartamento

Uma dúvida muito comum atualmente é sobre como fazer horta em apartamento. Afinal, nada melhor do que ter alguns temperos e ervas deliciosos e fresquinhos em casa, para dar um toque especial às comidas ou preparar chás.

A horta em casa traz uma série de benefícios, como praticidade, redução de gastos, alimentação mais saudável e qualidade do ar, além de lazer e relaxamento, já que cuidar de plantas também é um tipo de terapia.

Cuidados para ter uma horta em casa

É totalmente possível ter uma horta em apartamento pequeno. Para isso, basta considerar alguns critérios, tais como a escolha do lugar ideal para a horta. O mais indicado é um espaço em que haja luz solar direta por, pelo menos, seis horas diárias.

No caso da horta vertical ou da horta suspensa, por exemplo, é possível aproveitar uma parede da varanda ou uma janela ensolarada. Apenas tome cuidado com o excesso de ventos, pois alguns temperos e ervas são sensíveis e podem não resistir.

Depois, escolha o modelo de horta que você deseja. A horta vertical pode ser feita em treliças ou com vasos pendurados diretamente na parede, em suportes próprios. Já a horta suspensa utiliza vasos específicos, que devem ser pendurados.

A mini horta, por sua vez, apresenta as espécies em pequenos vasos que podem ficar em algum canto da casa, como em uma bandeja na cozinha. O estilo da horta basicamente dependerá das características do seu espaço. 

Na sequência, selecione quais espécies você plantará. Para fazer uma horta de temperos, a dica é escolher aqueles que você mais costuma usar no preparo das refeições. Os mais comuns são manjericão, cebolinha, alecrim, salsinha, pimentas, orégano e hortelã.

Além dos temperos, você também pode plantar tomate cereja, morango, amora e até hortaliças, caso seu espaço seja um pouco maior. Em geral, para uma horta pequena, a recomendação é optar por temperos e ervas aromáticas, enquanto, para hortas maiores, invista em frutas e hortaliças.

Após escolher as espécies, é preciso definir os vasos. De maneira geral, a orientação é optar por vasos com furo na base, que permitem bom escoamento de água. Além disso, eles devem estar em sintonia com o tamanho da planta e suas exigências de cuidados.

Para quem vai plantar temperos e ervas, vasos pequenos são ideais, desde que tenham altura superior a 15 centímetros. Se quiser inovar, opte por latas, canecas, garrafas ou jardineiras - mas lembre-se de fazer um furinho na base. Para enfeitar os vasinhos tradicionais, invista em cachepots decorativos.

Outro aspecto fundamental é separar as ferramentas corretas para cuidar da sua horta.

Além de considerar os tamanhos dos vasos, que podem ser pequenos, médios ou grandes, é preciso avaliar o material deles, disponíveis desde o tradicional de cerâmica, até opções revestidas em zinco e madeira.

Uma ideia excelente é optar pelo vaso biodegradável, que se desintegra quando entra em contato com a terra e ainda funciona como adubo. Assim, você poderá plantar o vaso diretamente na terra, basta cavar espaço suficiente, cobrir e pronto.

Clientes MRV preparando a sua horta no apartamento

Nosso cliente @_nossoape_101 cuidando da horta em seu apê!


Passo a passo: como fazer horta em apartamento

Existem muitas possibilidades de vasos e plantas para horta em apartamento, assim como também há diversos modelos de horta, o que permite que qualquer pessoa cultive seus temperos, ervas e plantinhas favoritas.

No entanto, para montar a sua horta, é importante seguir alguns passos. Confira!

Passo 1

Escolha um vaso ou uma jardineira, de acordo com as características das espécies que você plantará e com o tipo de horta que fará.

Passo 2

Coloque argila expandida no fundo do vaso e cubra com uma manta geotêxtil (bidim) para favorecer a drenagem e segurar a terra.

Passo 3

Adicione terra especial para plantio e coloque uma ou mais mudas, dependendo do tamanho do vaso, com cuidado para não destruir o torrão de terra. Complete com mais terra e regue.

Passo 4

Para uma horta vertical ou suspensa, use uma estrutura de ferro ou madeira, como uma treliça, ou ainda algumas prateleiras para apoiar ou suspender seus vasinhos.

Dê atenção especial à rega e lembre-se de que a água não evapora tão rapidamente em plantinhas que não ficam totalmente expostas ao sol - por isso cuidado com os excessos.

Dicas para horta em apartamento pequeno

Se você mora em apartamento pequeno, algumas dicas são fundamentais para sua horta dar certo. A primeira é optar por hortas pequenas ou mini hortas, que não ocupam tanto espaço e podem ser feitas próximas a uma janela, sendo excelentes até mesmo para quem não tem varanda.

Outra sugestão é preferir modelos de horta que otimizam o espaço, como é o caso das hortas com vasos suspensos e verticais, que podem ser instaladas em qualquer parede da sua casa e também ajudam a decorar.

Por fim, lembre-se de considerar o tamanho dos vasos, que precisam ser menores para ocuparem menos espaço, especialmente se forem suspensos ou com vasos de parede fixados, evitando ocupar a área de circulação.

Agora que você já sabe como fazer uma horta em apartamento, aproveite para valorizar ainda mais os seus ambientes com a praticidade de funcionalidade de hortas e jardins!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório