Como guardar instrumentos musicais corretamente em casa?

20 novembro 2017

2 comentários
Trompete e violino, a forma correta de guardar seus instrumentos musicais em casa

Quem toca algum instrumento toma todos os cuidados para mantê-lo em perfeito estado, mesmo que não seja um músico profissional. Seja pelo dinheiro investido ou pelo valor sentimental, alguns chegam a ter ciúmes e não deixam ninguém chegar perto de seus queridos pertences.

Mesmo que esse não seja o seu caso, guardar instrumentos musicais corretamente evita prejuízos e aumenta a durabilidade, algo fundamental para quem pretende ver o instrumento de estimação sempre novinho.

Pequenos cuidados fazem a diferença. Veja como preservar cada um:

Violão, guitarras e baixos

A principal regra é nunca encostá-los na parede com o peso sobre o braço, pois isso pode empenar o instrumento. Utilize suportes apropriados para pendurá-los na parede ou, se tiver um pouco mais de espaço disponível, deixá-los devidamente apoiados no piso.

Lembre-se de não desafiná-los para a tensão das cordas não deformar os braços.

Gaita

Gaitas são perfeitas para quem gosta de praticar seu amor pela música a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, elas estão mais sujeitas a serem esquecidas no bolso ou no fundo da mochila.

Mantenha uma caixinha ao lado da cama para lembrar de guardá-la sempre. Ah, e não esqueça de secá-la bem após o uso!

Flautas

Assim como as gaitas e outros instrumentos de sopro, as flautas precisam ser guardadas bem secas. É uma questão de manutenção e até de saúde, pois ambientes úmidos favorecem a proliferação de organismos vivos que, certamente, você não quer ter em contato com sua boca.

Por serem instrumentos sensíveis, é aconselhável mantê-las em seus estojos sempre que não estiverem sendo tocadas. Isso evitará que elas empenem e prevenirá entupimentos por acúmulo de sujeira.

Teclado

Apesar do tamanho, é quase tão popular quanto o violão nas casas de quem não diferencia bemol de sustenido. Se for utilizado com frequência, é interessante deixá-lo em local protegido de esbarrões e de pessoas que soltam bolsas sobre qualquer superfície. Se ele só é tocado nas confraternizações da família, proteja-o com capa e guarde-o em um armário para que não vire cabide.  

Tambores, Pandeiros, Bongôs

Os apaixonados por bateria que não têm espaço para manter a sua em casa, sempre recorrem a outros instrumentos de percussão para enfrentar o tédio. Os cuidados para guardá-los são os mesmos das peças da bateria: protegê-los de umidade para evitar ferrugem, manter longe de calor e frio extremo e lembrar de hidratar partes de pele ou couro. 

Cuidados gerais ao guardar instrumentos musicais

Invista num bom case

Os cases, ou estojos, são o melhor investimento para quem tem pouco espaço para guardar seus instrumentos musicais. Se eles forem resistentes, bem acolchoados e com proteção térmica, seus instrumentos se manterão preservados até se você precisar deixá-los em cima do guarda-roupas.

Limpeza é fundamental

Para preservar as características dos instrumentos, é fundamental mantê-los limpos. Gordura nas cordas, saliva nos instrumentos de sopro ou migalhas entre teclas podem ser fatais para o bom funcionamento. Tenha sempre em casa os produtos indicados para a limpeza de seus instrumentos.

Seguindo essas dicas, você poderá guardar instrumentos musicais em segurança, por menor que seja o espaço disponível para eles. Afinal, sua casa se torna um lar quando consegue abrigar suas paixões nela.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude os amigos músicos a cuidar de seus instrumentos!

Comentários

Flávia
Flávia disse: 09 maio 2020
Uma ressalva importante: instrumentos de cordas NÃO devem ser desafinados antes de guardar. Isso altera a tensão no braço e faz com que ele fique desregulado.
MRV
MRV disse: 12 maio 2020
Olá Flávia, tudo bem?

Agradecemos pelo seu comentário, ele é muito importante para a gente. Principalmente por trazer esta explicação para que possamos corrigir em nosso blog. Muito obrigado pela dica!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório