Como instalar fogão cooktop corretamente em seu apê

08 janeiro 2020

4 comentários
Fogão cooktop a gás instalado em cima de uma superfície de madeira

Atualmente, o cooktop é muito utilizado nas cozinhas dos brasileiros. Quem ainda está montando sua casa própria quer conquistar esse item, sendo assim, muitas pessoas que já têm fogões tradicionais desejam trocá-los.

O fogão de mesa veio para ajudar a vida daqueles que gostam e precisam cozinhar. O cooktop não tem forno na parte de baixo: é somente uma placa com as bocas, que fica sobre a bancada da cozinha e se torna ideal para cozinhas planejadas.

Para te ajudar neste momento de uma nova conquista para o seu apê, vamos te ajudar a escolher o melhor modelo de fogão para as necessidades do seu dia a dia. Continue a leitura e confira como instalar fogão cooktop corretamente em seu apê!

Como instalar fogão cooktop?

Antes de iniciar a instalação do cooktop, recomendamos que o morador contrate os serviços de um técnico, pois é extremamente importante conhecer as especificações técnicas do modelo, como por exemplo o da Electrolux. Mas, caso você se sinta confiante, realize a instalação sem auxílio técnico, confira as informações para garantir uma instalação de sucesso.

Como proceder com os diferentes modelos de cooktop?

Cooktop a gás

O cooktop a gás geralmente se ajusta ao chamado GPL ou ao gás comum de cozinha — tenha isso em mente no momento de selecionar o modelo para seu apê. Os acessórios utilizados na instalação da opção a gás são:

  • mangueira metálica flexível;
  • arruela de vedação;
  • adaptador;
  • ferramentas para mexer os acessórios (chaves de boca, por exemplo). 

Os registros e botões de gás precisam ser fechados antes de efetuar o procedimento, ao passo que o plugue da tomada deve ser usado somente para o fogão, por questão de segurança.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico necessita apenas da energia elétrica para funcionar. Ao instalá-lo, é necessário desligar a energia da cada própria — veja se existe uma caixa de junção que seja ideal para seu cooktop e se a fiação apresenta circuitos de 40 a 50 ampères. Após encaixar o cooktop no local correto da bancada, basta ligar os fios e certificar o funcionamento do fogão.

Cooktop por indução

O cooktop por indução precisa de energia elétrica, sendo que sua instalação é semelhante ao elétrico, porém o funcionamento é diferente. O modelo por indução esquenta as panelas por meio de um campo eletromagnético.

Portanto, as panelas recomendadas para tal tipo de fogão são feitas de ferro fundido e esmaltado, pois são os metais magnéticos que ativam o funcionamento desse sistema.

Além do mais, a bancada da cozinha precisa suportar o peso e a temperatura do fogão, o que requer uma espessura de dois a seis centímetros. A bancada deve ser feita de granito, mármore, composto de pedra ou mesmo concreto. É preciso considerar também o tamanho do fogão na hora de encomendar a bancada ao fabricante, pois isso é fundamental para que não existam problemas no momento da instalação.

Portanto, sempre recomendamos a leitura do manual de instrução para saber como instalar fogão cooktop e respeite as indicações. Lembre-se de que no caso de qualquer dúvida ou eventuais problemas que o morador de um apartamento da MRV tenha, ele deve contratar um profissional especializado para ajudá-lo.

Vale destacar que, nos apartamentos da MRV, o morador não pode utilizar extensores de tomadas para ligar o cooktop ou qualquer eletrodoméstico em hipótese alguma. É necessário respeitar a quantidade de tomadas na cozinha para evitar acidentes.

Gostou do post? Então, aproveite para descobrir como deixar seu apartamento moderno!

Comentários

Diego kelvin Paraguay
Diego kelvin Paraguay disse: 04 maio 2020
Boa noite guerreiros, Gostaria de saber qual o procedimento Pra instalar um cooktop de inducao 220v no apartamento da mrv. Desde já agradeço
MRV
MRV disse: 08 maio 2020
Olá Diego Kelvin, tudo bem?

Neste caso, você pode acionar nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo canal digital WhatsApp e explicar sua dúvida ao nosso atendente virtual, de forma que ele possa encaminhar para algum responsável técnico. Aguardamos o seu contato!
Talita Sena
Talita Sena disse: 03 julho 2020
boa noite Gostaria de saber se nos apartamentos MRV pode instalar fogão de indução. Caso sim , poderia me orientar o que pode ser feito ? Obrigada
MRV
MRV disse: 07 julho 2020
Olá Talita, como vai?

Sim, você pode realizar a instalação de um forno por indução em seu MRV. Apenas recomendamos que você leia as especificações técnicas do produto como medidas e a forma correta de instalá-lo na bancada de sua cozinha.
smile

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório