Como limpar a geladeira da forma correta?

25 outubro 2017

Como parte da decoração de uma casa, a cozinha também deve conter eletrodomésticos que combinem harmonicamente com o ambiente. Neste sentido, a geladeira tem papel primordial. Afinal, se esse item estiver mal cuidado pode perder sua finalidade e acabar com a decoração da cozinha. Por isso, limpar a geladeira é essencial.

O procedimento pode parecer simples, mas muita gente acaba errando e perdendo de vez o eletrodoméstico por falta de cuidado. A limpeza correta envolve muitos fatores, desde a escolha do produto à maneira de limpar.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 dicas para limpar a geladeira corretamente!

1. Escolha um produto adequado para limpar a geladeira

Muitas vezes a geladeira está com um cheiro ou com uma coloração tão desagradáveis que dá uma vontade de aplicar o produto químico mais potente para reverter essa situação. É aí que você pode danificar o eletrodoméstico.

Para limpar a geladeira de forma correta, você deve utilizar uma mistura feita com água e um pouco de detergente neutro. Nada de usar limpadores multiúso ou outros produtos que apresentam cheiro forte, pois o odor pode impregnar na parte interna da geladeira e contaminar os alimentos armazenados. 

Líquidos de limpeza que possuem em sua fórmula amônia e álcool também deve ser evitados pois podem danificar a borracha de vedação.

2. Faça uso de esponjas e panos apropriados 

Para auxiliar na limpeza, o mais correto é utilizar esponjas ou panos macios. Deve-se evitar ao máximo escova ou palha de aço e panos ásperos. Esses materiais podem riscar a superfície da sua geladeira, retirando a tinta e corroendo a estrutura plástica que faz parte do eletrodoméstico.

Mas atenção! Coloque pouca quantidade de detergente no pano ou na esponja (que devem estar úmidos) que você for usar. Algumas gotas do produto já permitem fazer uma limpeza eficaz. Depois disso, é importante remover a sujeira com um pano seco que, inclusive, ajuda a retirar a umidade.

3. Não use instrumentos pontiagudos

Sabe aquele gelo que parece ter ficado grudado na geladeira? A vontade é de usar uma faca ou outro instrumento para removê-lo, certo? Mas isso pode ser extremamente perigoso.

A geladeira tem uma estrutura de gás interno protegida, que se for perfurada vai causar um dando irreversível ao eletrodoméstico. Sendo assim, não use objetos pontiagudos. Espere a geladeira fazer o degelo normalmente.

Também não lave o aparelho utilizando mangueiras de borracha ou baldes. A água pode chegar até as partes eletrônicas e danificar o aparelho.

4. Limpe as partes removíveis separadamente

É comum fazer a limpeza da geladeira sem remover gavetas, grades e divisórias, o que acaba dificultando a higienização da parte interna e pode deixar resíduos nas estruturas removíveis. O correto é retirá-las e lavá-las separadamente em água corrente. Detergente e esponja macia podem ser usados na limpeza. Seque bem antes de colocá-las novamente na geladeira.

Essas são algumas dicas para limpar a geladeira. Agora que você já sabe como manter esse eletrodoméstico bem limpo, que tal continuar decorando a cozinha? É possível, por exemplo, combinar paredes e móveis com a mesma cor sem deixar o ambiente carregado. Defina uma tonalidade e experimente! 

E ai, como você costuma limpar a sua geladeira? Conte para a gente! Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório