Podendo ficar até 90% mais barata que uma decoração planejada, a cozinha com móveis modulados garante a economia de um móvel pronto e a praticidade de uma móvel planejado, além de oferecer mais opções de personalização, mesmo depois do projeto concluído.

Mas calma: antes de ir às compras, tire todas as medidas do espaço e leve os números sempre com você na hora de escolher os armários e balcões.

móveis modulados 1

Outro cuidado a ser tomado é com a localização de encanamentos, tomadas e interruptores. Isso definirá quais locais devem receber balcões, armários ou prateleiras, que são grandes responsáveis pelo aprimoramento da funcionalidade da sua cozinha.

Você também deve dar atenção aos itens que precisa dispor e guardar nesses móveis. O tamanho e a quantidade deles é que vão ajudar a definir a quantidade de armários e espaços disponíveis necessários, respeitando, é claro, o tamanho e layout do cômodo.

Depois de seguir as instruções iniciais, hora de definir as cores. Desde a base até os acessórios que complementarão a decoração, as cores darão a identidade, a atmosfera e a sua personalidade ao espaço.

No caso de cozinhas compactas, vale a dica para decorar apartamentos pequenos de modo geral: prefira as cores neutras e claras, deixando as cores mais fortes ou diferentes, se você quiser adotá-las, para os acessórios. Além de não pesar o visual e usar a seu favor a capacidade que as cores claras têm de refletir a luz e, assim, dar uma sensação de amplitude, você ainda torna mais fácil uma renovação futura, podendo trocar itens de menor valor.

Por fim, hora de criar o seu projeto! Como que em um quebra-cabeça, você pode ir compondo o armário de sua cozinha entre as diferentes opções de módulos pré-existentes. Se puder, conte com um profissional, pois ele pode te orientar para aproveitar ao máximo cada pedacinho do seu espaço e ainda conta com recursos tecnológicos para checar todas as medidas e fazer uma prévia virtual de como ficará a cozinha depois de pronta, em um projeto 3D.

Depois, é só segurar a ansiedade para ver tudo que está no papel virar realidade diante de seus olhos.