Como montar um jardim suspenso em seu lar?  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Como montar um jardim suspenso em seu lar?

03 novembro 2017

Muitas vezes, quem gosta de plantas e flores em casa passa um sufoco quando não há espaço suficiente para cultivá-las. Porém, isso pode ser mais fácil do que parece!

Para montar um jardim suspenso, que é ideal para ambientes pequenos, você precisará apenas de materiais baratos e plantas que se adaptam bem às características do lugar.

Sendo assim, primeira coisa a se fazer é escolher onde será levantado seu jardim, independentemente da incidência de luz solar e chuvas, porque existem espécies de plantinhas apropriadas a diferentes locais.

Veja, neste post, os próximos passos para você elaborar uma área verde sem comprometer as medidas da sua casa.

Faça a estrutura

Para começar o jardim suspenso, é preciso ter uma estrutura. Você mesmo pode fazer isso reutilizando materiais e planejando o tamanho exato. Confira opções práticas:

Com garrafa PET

Nesse caso, o local escolhido para montar o jardim suspenso com garrafas PET deve ser apropriado para receber umidade, como quintal, gramado, etc.

Os materiais necessários são: garrafas PET de 2 litros vazias, tesoura, barbante/corda de varal/arame, terra e suporte para fixar as garrafas (pode ser uma cerca comum ou paletes).

Montagem

Lave as garrafas e faça um recorte oval no corpo da garrafa, é por esse corte que você colocará a terra e a planta. Faça de 3 a 4 furos do lado oposto ao recorte para que, quando forem feitas as regas das plantas, a água possa escorrer. Em seguida, faça 2 furos de uma extremidade a outra da garrafa para passar o arame (lembrando que a garrafa está na horizontal).

Dica: faça furos iguais nas garrafas para manter uma simetria. Para cada linha traçada na garrafa, prenda-a no suporte e fixe bem. Agora é só colocar a terra e as plantinhas.

Reaproveitando caixotes de feira

Escolha uma parede para deixar os caixotes pendurados com os vasinhos de plantas. Não se esqueça de usar pratinhos, caso for deixar a estrutura em ambientes internos.

Para personalizar os caixotes, você pode envernizá-los ou até pintá-los da sua cor favorita. Organize-os na parede da maneira que preferir, criando formas e harmonia visual.

Usando sapateira de porta

Essa opção é superprática de fazer! Basta fixar uma sapateira de porta na parede de sua escolha para colocar suas plantas diretamente nos “bolsinhos”. Assim, você nem precisa usar pratinhos.

Uma boa dica é deixar essa estrutura na cozinha. Além de prática para o cultivo de temperos, ela pode complementar o décor do espaço com espécies mais resistentes, como cactos e suculentas.

Escolha plantas e temperos

Certamente existem várias espécies que se adaptam a variados ambientes (fechados, externos, com pouca ou muita incidência de luz solar, úmidos, etc), portanto, escolha suas plantas e temperos de acordo com o lugar onde o jardim ficará. Veja algumas sugestões:

Plantas que gostam de sol

  • Jiboia;
  • Flor-canhota;
  • Orquídea-grapete.


Plantas que gostam de luz indireta

  • Dedo-de-moça;
  • Flor-batom;
  • Samambaia;
  • Renda portuguesa.


Temperos

  • Manjericão;
  • Alecrim;
  • Tomilho;
  • Hortelã.

Fique de olho na manutenção

Independentemente das plantas e estrutura escolhidas para montar um jardim suspenso, é preciso ficar atento a alguns cuidados, como:

  • controle de pragas;
  • troca e reposição de terra;
  • observação da umidade da terra.


Montar um jardim suspenso é fácil, barato e prático! Você só precisa ter em mente suas preferências e como ele pode integrar a decoração da casa. Agora, é hora de colocar a mão na massa deixar os espaços do seu lar cheios de vida.

Gostou do post? Compartilhe suas experiências e sugestões nos comentários! Até a próxima.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório