Confira agora o passo a passo para morar sozinho

12 agosto 2021

Jovens se preparando para morar sozinha pela primeira vez

Ter um passo a passo para morar sozinho pode facilitar o processo, concorda? De fato, assumir todas essas responsabilidades exige maturidade não só na vida pessoal, mas também com as decisões em relação ao dinheiro. 

O grande diferencial é apostar em um planejamento detalhado e que se encaixe em seus objetivos. Essa disciplina, em conjunto com uma visão estratégica na busca pela nova fase, certamente vai render excelentes frutos para a saúde financeira.

Quer saber mais? Vamos mostrar um passo a passo para morar sozinho e equilibrar as finanças com sabedoria. Acompanhe!

Conheça sua realidade financeira

Quem tem o desejo de morar sozinho precisa se planejar com antecedência. Isso porque qualquer decisão precipitada pode se tornar uma verdadeira bola de neve e descontrolar toda a vida financeira.

O primeiro passo, nesse caso, é fazer uma avaliação completa de sua realidade em relação às finanças.

Com base na renda gerada pelo seu emprego atual, é possível arcar com as despesas de morar sozinho? Coloque tudo na ponta do lápis e inclua um dinheiro extra para as demandas que surgem de imprevisto.

Entre as principais, estão gastos com saúde, trocas estruturais, eletrodomésticos quebrados ou até mesmo as mudanças de preços significativas no supermercado.

Outro ponto indispensável é considerar a segurança dessa renda. Para isso, pondere o tempo em que está no emprego ou quantas vezes por mês o dinheiro é recebido (quando existem várias entradas).

Guarde dinheiro 

Reunidas todas as informações sobre a renda disponível, existem dois caminhos: já partir para a etapa seguinte, que é morar sozinho, ou guardar dinheiro.

Na maioria das vezes, mesmo quando você já tem a renda suficiente para arcar com as despesas básicas, o mais prudente é guardar dinheiro para lidar com os imprevistos.

Sem contar que todas as etapas de uma mudança, desde a escolha da casa até deixar a decoração com a sua cara, exigem uma série de investimentos.

Tudo isso deve ser levado em consideração durante o planejamento e também na previsão de orçamento inicial.

Uma boa sugestão é estipular uma quantia que permita uma folga tanto para a montagem da nova casa quanto para mudanças no estilo de vida, como uma possível perda de trabalho.

Ao se organizar até mesmo para lidar com situações desfavoráveis, você ganha tempo na hora de tomar boas decisões em busca da independência.

Pague as dívidas primeiro

Dentro dessa perspectiva de economia financeira e entender sua realidade, vale a pensa quitar todas as dívidas antes de dar o próximo passo em busca da casa nova.

Afinal, se for preciso pagar as contas básicas mensais e ainda lidar com dívidas, as chances de se enrolar são grandes.
 

O segredo está em quitar primeiramente o que for necessário, usar o que sobrar na sua renda para guardar dinheiro e só depois escolher o local.

Esse passo a passo para morar sozinho se mostra fundamental no desenvolvimento da sua relação com o dinheiro.

Quando não temos ninguém para dividir as despesas, é preciso ter ainda mais disciplina com o seu dinheiro, pois cada centavo gasto de forma não planejada faz toda a diferença no final do mês.

Isso não quer dizer que não seja possível comprar coisas legais, mas você precisa saber que terá de fazer algumas contas antes de presentear a você mesmo com responsabilidade.

Observe as oportunidades 

Cada região, por exemplo, tem um custo de vida diferente. Na prática, depois de montar o planejamento conforme sua renda e chegar ao orçamento disponível, coloque na lista os bairros nos quais você gostaria de morar.

Assim, será possível começar a procurar a casa nova de acordo com suas preferências e, principalmente, possibilidades financeiras.

Ao fazer as comparações em relação aos bairros, observe a estrutura em torno, a localização e o custo de vida em geral. Inclua no cálculo também o trajeto e o tempo em que seria possível chegar até o trabalho.

Muitas vezes, até se equilibrar financeiramente quando não existe a possibilidade de esperar, pode ser necessário fazer escolhas como um apartamento que seja mais distante do centro, mas tenha melhor preço e boa qualidade de vida.

Analise as opções de financiamento 

Durante o passo a passo para morar sozinho, chega o momento de optar entre aluguel ou financiamento de imóvel. Em uma decisão tão importante como essa, se torna indispensável considerar seus planos em longo prazo.

Ao encontrar uma opção de financiamento com condições facilitadas, o dinheiro pago mensalmente ser transforma em um investimento de patrimônio.

Dessa maneira, ao contrário do aluguel, você tem perspectivas de retorno do valor gasto, com mensalidades que se encaixam em seu perfil.

Tudo acontece de forma rápida, segura e sem burocracia, com a possibilidade de valorizar o imóvel no futuro.

Ou seja: além de criar um novo universo em um cantinho que é seu, o imóvel pode ser negociado após a quitação por um preço mais alto do que comprado inicialmente. 

Escolha o imóvel com inteligência

Para acertar em cheio na escolha da compra do imóvel, pesquisar com inteligência é  o ponto mais importante. Então, na hora de definir o financiamento, avalie quais são suas intenções ao morar sozinho.

Casar e construir uma família em pouco tempo? Ter independência e aproveitar o tempo? Crescer na carreira? Mais conforto no dia a dia?
 

Todas essas respostas influenciam diretamente no que deve ser priorizado. Assim, se torna mais simples identificar os pontos capazes de mudar sua vida e ainda manter o equilíbrio entre o bem-estar e o conforto indispensável quando se trata de um passo tão importante. 

Monte uma lista de compras 

Ao financiar um imóvel, montar uma lista de compras é a etapa seguinte para garantir o cantinho dos sonhos.

Isso também deve ser incluído no planejamento de gastos, mesmo que de início sejam comprados os 
móveis básicos para se mudar.

Você pode aproveitar clubes e programas de vantagens de descontos em compras e dicas de decoração para facilitar todo o processo dentro de suas possibilidades financeiras.
 

Esse é o passo a passo para morar sozinho. O financiamento de um imóvel representa uma decisão financeira e pessoal muito importante, portanto encare todo o processo com bastante maturidade.

Só assim será possível manter a saúde financeira e alcançar a tão desejada qualidade de vida.
 

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a MRV e conheça empreendimentos que cabem no seu bolso, com facilidades incríveis de financiamento. 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório