Como reciclar o lixo em seu condomínio de maneira eficiente

30 dezembro 2019

2 comentários
Crianças envolvidas no projeto de como reciclar o lixo de casa

Hoje em dia, se fala muito em sustentabilidade e como reciclar o lixo produzido em casa. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os impactos negativos que a produção excessiva de lixo causa no meio ambiente.

Por isso, muitos condomínios da MRV já realizam a coleta seletiva, o que contribui com o meio ambiente e ainda proporciona economia para seus moradores.

Diversos materiais, como garrafas pet, de vidro, plástico ou metal, podem ser facilmente transformados em novos produtos— inclusive para uso nas próprias residências. Neste post, vamos dar algumas dicas de como reciclar o lixo produzido em sua casa. Confira!

Aproveite materiais recicláveis para trabalhos de artesanato

Papéis e potes de vidros, por exemplo, podem ser reciclados de forma mais fácil do que você imagina. Eles se transformam em artigos de decoração com apenas um pouco de criatividade.

Embalagens de vidro se tornam lindos potes com uma pintura à mão ou tecidos e fitas decorando a tampa. Esses itens podem ser bastante úteis na cozinha, para guardar temperos; no quarto, para armazenar objetos pessoais; ou no banheiro, para colocar cotonetes ou algodão.

Garrafas pet pintadas e customizadas em formatos de bichinhos viram lindos vasinhos de plantas, que podem ser colocados dentro de casa. Nas áreas comuns do condomínio, elas servem como horta: basta fazer uma abertura na lateral para plantar hortaliças.

Enfim, usando a criatividade, você faz a transformação acontecer com diversos materiais recicláveis.

Destine o lixo orgânico a cooperativas que produzem adubos

Se você busca formas de reciclar o lixo orgânico, saiba que existem empresas que coletam esse tipo de material para produzir adubo. Projetos como o Compostar (de Brasília) e o Ciclo Orgânico (Rio de Janeiro) trabalham com a coleta de matéria orgânica em casas, condomínios e empresas, para transformá-la em adubo.

O lixo é recolhido toda semana. Os moradores devem fazer a separação em casa e colocar os itens em sacos plásticos, para que os coletores busquem os resíduos. Em ambos os casos, as pessoas interessadas na reciclagem do lixo precisam realizar um pagamento mensal para as empresas responsáveis pelo processo chamado de compostagem, que consiste na transformação do lixo orgânico em adubo.

Separe o lixo reciclável do orgânico

Se não existe um serviço de coleta de lixo orgânico em sua cidade, você deve separar esse tipo de resíduo dos materiais recicláveis. Isso porque diversas pessoas vivem de reciclagem e procuram nas lixeiras de casas ou condomínios por materiais que possam vender e conquistar uma renda.

Para que o lixo não seja rasgado e não haja sujeira na porta de sua casa, deixe separados em um saco específico papéis, garrafas pet, latinhas e outros materiais. Se possível, indique no pacote que ali dentro tem lixo reciclável. Dessa forma, você contribui com o meio ambiente e ainda ajuda o catador a agilizar seu trabalho e melhorar sua renda.

Veja alguns artistas que usam o lixo como arte e inspire-se

O que é apenas lixo para alguns se transforma em matéria-prima para diversas obras de artistas plásticos ao redor do mundo. Algumas pessoas têm o poder de simplesmente criar belas obras de arte com materiais que seriam jogados fora.

Para você se inspirar e ter ideias criativas de como reciclar o lixo de sua casa, vamos citar alguns artistas que criam obras interessantes com materiais descartados. Veja só!

Wendy Osher

A artista usou sacos de plástico como matéria-prima para fazer crochê no formato de mamas. Seu objetivo era chamar a atenção das pessoas para a importância de corrigir o problema da contaminação de águas oceânicas.

Sayaka Gans

Sayaka Gans utiliza materiais descartados, como utensílios domésticos, óculos de sol, eletrodomésticos e brinquedos, para criar suas obras de arte. Além de recuperar e regenerar os itens, ela ainda propõe um consumo mais racional, capaz de gerar menos impactos negativos no planeta.

Railton Saulo Araújo

O artista brasileiro cria peças de luxo com alguns materiais vindos do lixo. Em suas mãos, garrafas, pratos de cerâmica, placas de trânsito, móveis e outros objetos se transformam em peças vivas e coloridas. A aceitação de sua obra de arte é tão grande que ele vende as peças produzidas para clientes estrangeiros — que se impressionam com seu trabalho.

Artur Bordalo

Materiais como pneus velhos, latas vazias, sofás rasgados, pedaços de ferro e madeira ou aparelhos abandonados se transformam em lindas esculturas urbanas de animais nas mãos deste talentoso artista português. Entre suas obras de arte, estão imagens gigantes de corujas, tucanos, araras, gatos, baleias e gafanhotos, entre outros bichos.

Os trabalhos de Artur Bordalo podem ser vistos em diversos muros espalhados pela cidade de Lisboa.

Saiba como a MRV se preocupa com a reciclagem de lixo

A MRV é uma construtora muito consciente, que se preocupa muito com o quesito sustentabilidade. Aliás, a empresa tem se tornado um modelo no país por se preocupar com as questões ambientais.

Buscamos formas eficientes de reciclar o lixo nos imóveis, pois esta é uma forma de encorajar os moradores a criarem consciência sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem. Para estimular a reciclagem, os novos condomínios são equipados com coletores de pilhas, baterias, lâmpadas, óleo vegetal e resíduos recicláveis ou não recicláveis.

Nossa empresa ainda criou um programa chamado Morador Sustentável, que promove campanhas de instrução e sensibilização sobre o descarte correto do lixo. No mais, a MRV disponibiliza pontos de coleta de lixo reciclável e foi ainda mais longe quando instalou em Fortaleza um local público, onde moradores da região têm a chance de descartar materiais que podem ser reciclados.

Agora que você já sabe como reciclar o lixo da sua casa de maneira eficiente, está na hora de colocar nossas dicas em prática e contribuir para a preservação do meio ambiente. Se cada cidadão fizer sua parte, em pouco tempo a produção de lixo vai diminuir drasticamente. Como resultado, será possível reduzir os impactos negativos na natureza e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Gostou de nossas dicas sobre como reciclar o lixo produzido em sua casa e ajudar a conservar o meio ambiente? Que tal conhecer o conceito de edifício verde e suas características? Boa leitura e até a próxima!

Comentários

Antonio Marcio Nunes Santos
Antonio Marcio Nunes Santos disse: 18 abril 2021
Ola!! Fico feliz em ver esses exemplos de trabalho.... Me chamo Marcio...tou inciando o trabalho de reciclagem... O nome e condominio Ecológico! Cuidando do seu ambiente.. Estou inciando um lindo trabalho sicial ecologico e solidario....
MRV
MRV disse: 23 abril 2021
Olá Antonio, como vai?
Ficamos felizes em saber que assim como a MRV, existem pessoas preocupadas em causar um impacto positivo em sua comunidade através de práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório