Como remover manchas em porcelanato e cerâmica facilmente

16 julho 2020

52 comentários
Sala com piso em porcelanato na cor creme brilhante

Você sabia que é possível remover manchas em porcelanato e cerâmica sem muito esforço? Pensando nisso, separamos algumas dicas para fazer a higienização e remoção, especialmente, de mancha de gordura, com facilidade. Dessa forma, você que cuida com tanto carinho de sua casa conseguirá mais facilidade no seu dia a dia.

O mais importante, nesse caso, é identificar o tipo de mancha e os procedimentos que preservam o local manchado. Só assim será possível evitar retrabalhos ou uso de limpadores inadequados que podem colocar em risco a saúde de sua família.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais sobre como remover mancha de gordura para manter a decoraçãointacta de maneira fácil.

Entenda como escolher o produto ideal

Inicialmente, é importante saber que cada tipo diferente de mancha deve ser tratado com os produtos químicos mais adequado para sua remoção, que também varia de acordo com as características da superfície manchada e do ambiente onde ela está. Caso contrário, a mancha pode não sair completamente ou o porcelanato ficar danificado para sempre.

Portanto, antes de iniciar a limpeza, identifique qual é a superfície manchada, o ambiente e os tipos de produtos químicos indicadas para remover os principais tipos de sujeira. A seguir, destacamos as principais possibilidades e como proceder em cada caso.

Cerâmica fosca na cozinha e área de serviço

As manchas mais comuns nesses tipos de ambientes são provocadas por gorduras e alimentos corantes, como o molho de tomate. Em ambos os casos, a melhor opção é utilizar a mistura caseira de uma parte de vinagre com quatro partes de água.

Basta deixar o produto agir por dez minutos sobre a superfície manchada. Se precisar, esfregue o local com uma escova de cerdas duras até que a mancha saia. Em seguida, é preciso retirá-lo com água e detergente.

Cerâmica fosca no banheiro

O banheiro é um local úmido que abriga bactérias, fungos e outros microrganismos transmissores de doenças. Para realizar a limpeza de cerâmicas foscas nesse ambiente, uma boa ideia é acrescentar um pouco de água sanitária para evitar mofo e bolor. Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana.

De resto, a limpeza de cerâmicas pode seguir os mesmos passos do tópico anterior. Lembre-se de secar bem o local após a faxina.

Cerâmica brilhante na cozinha, banheiro e área de serviço

Também não há segredo neste caso. Para remover as manchas, basta seguir o procedimento indicado para as cerâmicas foscas na cozinha e área de serviço.

A diferença agora é que, em vez utilizar uma escova de cerdas duras, você pode optar por uma esponja, um pano úmido ou uma escova macia, a fim de prevenir arranhões na superfície brilhante. Evite produtos mais abrasivos ou bicarbonato de sódio, pois eles podem arranhar o local.

Vista lateral de uma cozinha conjugada com a lavanderia, sendo evidente eletrodomésticos, pia e janela de fundo.

Porcelanato fosco na cozinha, área de serviço e no banheiro

Como se trata de uma superfície bastante delicada, o porcelanato exige alguns cuidados. Portanto, sua higienização pode seguir o procedimento dos tópicos anteriores, mas sempre por meio de escovas, esponjas ou panos bem macios.

Mas quando você precisar realizar uma limpeza mais pesada, utilize a mistura de uma parte de saponáceo cremoso com nove partes de água — fique atento, pois a aplicação direta do saponáceo sobre a superfície pode aumentar as manchas de maneira definitiva. Em seguida, enxágue bastante com água limpa.

Finalmente, vale lembrar que em todos os casos acima é possível utilizar removedores específicos para retirar o limo que fica acumulado nas frestas dos azulejos. Siga as instruções da embalagem e depois remova o restante da sujeira com um pano úmido.

Banheiro com pia de marmore preta, gabinete branco, piso escuro, prateleiras em cima da privada e box ao lado.

Saiba como limpar cerâmicas e porcelanatos após obras em apartamentos

Algumas obras deixam vestígios nas superfícies de cerâmica e porcelanato em apartamentos. Há diversos procedimentos que o morador pode adotar para remover bem a sujeira inevitavelmente se acumulam, vindo do concreto, cimento, rejunte e outros produtos residuais de uma obra.

No caso das cerâmicas, basta utilizar um saponáceo diluído em água e esfregar com a esponja. A seguir, deve-se aplicar a mistura de vinagre branco e água, deixando-a agir por alguns minutos. Ao final, é preciso esfregar o local novamente e retirar a sujeira com um pano úmido.

Quanto aos porcelanatos, é preciso remover a camada fina de sujeira da obra formada sobre o revestimento com um pano macio e seco. O procedimento deve ser feito no máximo 30 minutos depois da instalação do porcelanato. Vale utilizar um detergente de limpeza pós-obra para remover manchas e deixar o piso com uma aparência impecável. Esse produto é encontrado em lojas de materiais de construção.

Veja quais passos seguir para fazer a limpeza rotineira de cerâmicas e porcelanatos

A limpeza rotineira é muito importante para evitar manchas em superfícies de porcelanato e cerâmica. Não é necessário adotar todos os procedimentos de como limpar mancha em porcelanato ou cerâmica, mas vale tomar alguns cuidados para manter as superfícies intactas e sem arranhões no seu apê.

Para a limpeza diária, retire o pó utilizando um espanador, flanela macia ou esponja macia, passando um pano molhado logo em seguida. Para o porcelanato fosco, é recomendado utilizar sempre um detergente neutro ou saponáceo. Já no caso do porcelanato polido, pode ser passado um pano com álcool. Depois, seque tudo com um pano limpo.

Tomar todos os cuidados evita que essas superfícies manchem permanentemente. Além disso, a manutenção correta permite que cerâmicas e porcelanatos fiquem com o aspecto de novos por muitos anos.

Caso as manchas persistam e haja necessidade, é sempre uma boa ideia contratar uma equipe de limpeza profissional para remover os resquícios de sujeira. Ela saberá quais produtos químicos utilizar da forma mais adequada para cada tipo de superfície.

Sala de estar e jantar decorada com mesa lateral, vaso, conjunto de mesa e cadeiras, taças, flores e lustre no teto.

Aprenda a tirar mancha de gordura em diferentes tecidos

Os tecidos inseridos na decoração da casa ou nos móveis também costuma ter problemas quando entram em contato com mancha de gordura. Dentro desse contexto, existem algumas dicas caseiras que fazem toda a diferença no momento de preservar os tecidos. A principal deles é o uso de detergentes.

Basta pingar algumas gotinhas do modelo comum de cozinha e deixar agir diretamente em cima da mancha. Depois disso, caso a mancha seja em um estofado, por exemplo, é recomendado passar um pano úmido para fazer uma espécie de enxágue.

Para os tecidos claros, o melhor caminho é optar pelo uso de vinagre branco. Aplique algumas gotas na peça de maneira direta e deixe agir durante alguns minutos. Vale lembrar que esse procedimento precisa ser realizado na sombra para evitar outros tipos de manchas. Uma dica bônus é usar também limão durante o processo de limpeza.

Manchas em janelas

As soluções que incluem detergente e limão também são indicadas para limpar as manchas de gordura das janelas. Se você tem crianças em casa, as marcas nos vidros são frequentes e trazem uma sensação de sujeira mesmo que todos os cantinhos da casa estejam bem higienizados.

Adicione água em um balde com detergente específico para limpeza de vidro e gotas de limão. Uma ideia que costuma fazer muita diferença no resultado aqui é incluir água quente para ajudar a gordura a se dissolver das janelas de maneira mais rápida. Assim, você leva muito menos tempo em todo o processo de limpeza.

Manchas em paredes

Se a parede branquinha do apartamento traz uma sensação única de conforto e aconchego, uma mancha de gordura consegue tirar o sossego de qualquer pessoa, não é mesmo? Sendo assim, a melhor maneira de limpar está em usar primeiro detergente comum e água morna. Esfregue o local da mancha com a ajuda de uma bucha. Agora se a mancha for mais complexa, adicione o vinagre branco em um pano de microfibra.

Manchas em armários e portas

As portas e armários devem receber atenção especial quando estão manchadas. Isso porque é preciso avaliar o material de cada um antes de escolher o melhor tipo de produto. Em peças de madeira, por exemplo, existe a possibilidade de manchar ainda mais o verniz ou deformar a própria madeira.

Em situações que precisam de limpeza pesada, o óleo de peroba se torna seu principal aliado. Porém, antes de iniciar o processo é indispensável fazer testes em uma superfície direta. Se ficar esbranquiçada, não use na madeira pela possibilidade de danos.

Caso fique apenas mais brilhante, aplique na mancha com um pano macio e esfregue em movimentos circulares. Não pressione com força e, ao final, passe um pano limpo para remover os resíduos. Se precisar polir em seguida, dê preferência aos produtos de confiança, como lustra móvel ou cera.

Agora você já descobriu como limpar mancha de gordura em diferentes tipos de superfícies de uma maneira muito simples. Na maioria dos casos, basta ter produtos de limpeza básicos sempre à mão, como vinagre, saponáceos, água, panos e esponjas, além de escovas macias e duras. Se você tomar todos os cuidados, seu apê ficará sempre limpo e com cara de novo!

Gostou das dicas sobre como limpar mancha em porcelanato e cerâmica? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a organizarem suas casas com soluções práticas.

Comentários

Marcia
Marcia disse: 19 fevereiro 2020
Usei produto p limpar porcelanato apropriado p porcelanato pos obra mas teve lugar onde ficaram pisando ficou manchado o que faco p limpar onde ficou manchado
MRV
MRV disse: 20 fevereiro 2020
Olá Marcia, tudo bem?

O segredo para você remover a mancha do seu piso porcelanato é preparar a misturinha com água morna, álcool e detergente que ensinamos aqui no post. Mas fique atenta para a quantidade correta dos produtos, sendo que o detergente neutro não pode ultrapassar a quantidade de uma colher de sopa, caso contrário, ele poderá manchar ainda mais o seu piso. Experimente nossas dicas e depois nos conte aqui o resultado. Estamos curiosos para saber!
Fernanda
Fernanda disse: 30 junho 2020
Como tirar o óleo k vem no porcelanato?
MRV
MRV disse: 30 julho 2020
Olá Fernanda, tudo bem?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma Meu MRV para obter mais informações sobre manutenção do Kit Acabamentos de seu MRV. Aguardamos o seu contato!
Juliene
Juliene disse: 07 julho 2020
Meu banheiro é com aquele kit preto, e tem manchas esbranquiçadas no porcelanato dentro do box, como faço para tirar? Tem algum produto específico?
MRV
MRV disse: 27 julho 2020
Olá Juliene, tudo bem?

Temos aqui no Blog da MRV outro post, complementar a este, que pode te ajudar a tirar as manchas de seu porcelanato de forma fácil!
Silvana
Silvana disse: 06 setembro 2020
Olá, uma das paredes do meu parede é com piso que imita o amadeirado, e manchou com aplicação do tira limo, ficando algumas partes esbranquiçada. Tem alguma solução?
MRV
MRV disse: 08 setembro 2020
Olá Silvana, como vai?

Acreditamos que nesta situação, a melhor opção para o seu caso seria substituir a madeira onde houve a danificação. É importante lembrar a importância de ter cuidado ao manusear produtos químicos como removedores ou solventes, para que eles não entre em contato direto com seu piso laminado ou porcelanato para não manchar ou danidicá-lo.
Nataly
Nataly disse: 06 outubro 2020
Olá bom dia!! Fui lavar o banheiro no meu serviço e acabei aplicando o produto sobre a superfície e ficou uma mancha aonde eu apliquei e minha patroa ficou P da vida o que posso fazer pra restaurar esse pedaço da mancha me ajuda pf
MRV
MRV disse: 08 outubro 2020
Olá Nataly, como vai?

A superfície é de madeira, granito, porcelanato? Caso seja porcelanato, mármore ou granito, você pode tentar aplicar a mistura de água morna com vinagre e passar em cima da mancha com uma flanela macia. Caso tenha usado algum produto mais abrasivo ou com solvente em sua fórmula, acreditamos que não há muito o que fazer! 
Ariane
Ariane disse: 25 novembro 2020
Meu porcelanato esta dando manchas brancas ao redor do rejunte na casa toda praticamente?
MRV
MRV disse: 26 novembro 2020
Olá Ariane, como vai?

Neste caso, é preciso tentar identificar o que está causando essas manchas em seu porcelanato. Se foi devido ao uso excessivo ou inadequado de produtos químicos. Muitos porcelanatos têm restrições quanto ao uso de produtos abrasivos e corrosivos. Uma boa alternativa para amenizar essas manchas é você aplicar adesivos em seu porcelanato. Temos até este post aqui no Blog falando sobre isso. Outra alternativa seria você pintar o seu porcelanato com uma cor de tinta parecida com a cor original dele!
Paloma
Paloma disse: 01 dezembro 2020
Dei um remédio pro meu cachorro é não vi que tinha caído no porcelanato depois de um tempo vi que manchou ficou amarelado . Meu porcelanato é o Delta avorio. Como faço pra tirar a mancha ?
MRV
MRV disse: 14 dezembro 2020
Olá Paloma, com vai?

Experimente aplicar Sapólio cremoso em cima da mancha e esfregue com um pano de flanela ou microfibra, para não arranhar, até que a mancha seja removida!
Estéfane
Estéfane disse: 01 dezembro 2020
Sem querer manchei o piso da cozinha da minha sogra com um produto quimico na hora de limpar o chão. É um porcelanato escuro, quase preto, e as manchas ficaram um pouco esbranquiçadas. Alguma recomendação?
MRV
MRV disse: 01 dezembro 2020
Olá Estéfane, como vai?

Você sabe nos dizer se esse produto utilizado tem algum reagente corrosivo? Nesse caso, se o polimento ou esmalte do porcelanato sofreu uma abrasão mais profunda, sinto em lhe informar que o único jeito de remover a mancha é substituir a parte afetada. Caso o produto não tenha corroído tão profundamente, você pode solicitar a esmaltação ou polimento do porcelanato com um profissional. Lembre-se, quando utilizar produtos de limpeza em porcelanatos, certifique-se de diluir o produto em uma proporção de 80% de água para a quantidade utilizada de produto. Desta forma, você não danificará o seu piso!
Carla Aparecida Martins
Carla Aparecida Martins disse: 03 dezembro 2020
Boa tarde minha mãe foi fazer uma limpeza em um piso porcelanato acetinado com um produto químico ficou umas manchas esbranquiçada como faço para retirar essas manchas obrigado pela atenção
MRV
MRV disse: 09 dezembro 2020
Olá Carla, tudo bem?

Antes de indicarmos uma solução efetiva, precisamos saber: esse produto químico por acaso tem algum agente corrosivo? Essa informação você consegue encontrar na embalagem dele. Se sim, infelizmente a maneira de remover essas manchas é você substituir parte do porcelanato afetado. Lembrando que o porcelanato é um acabamento mais sensível a produtos e que demanda uma limpeza mais delicada, sem aplicação de solventes ou produtos abrasivos. Outra possibilidade é você contatar a fabricante e solicitar um manual do cliente para uso e conservação do produto.
Marciana
Marciana disse: 09 dezembro 2020
Meu filho riscou o porcelanato com o pe do abajur de metal ja tentei sapoleo nao deu certo o que posso fazer. obrigado
MRV
MRV disse: 14 dezembro 2020
Olá Marciana, tudo bem?

O seu porcelanato é polido? Caso seja, recomendamos você utilizar um Sapólio cremoso, tem que ser cremos, e uma flanela ou pano de fibra, que são mais macios e não abrasivos. Aplique o Sapólio em cima da área riscada e esfregue até que o risco desapareça. Lembre-se de passar um pano úmido para remover o excesso de produto e não manchar seu piso. Caso o seu porcelanato tenha sido arranhado, a única alternativa neste caso seria a substituição da parte danificada.
Maria alice da silva Lourenço
Maria alice da silva Lourenço disse: 21 dezembro 2020
meu marido rejuntou o porcelanato e assim q tirou o Rejunte o piso ficou todo manchado, o q eu faço para tirar estss msnchas
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2020
Olá Maria Alice, como vai?

Neste caso, a melhor opção seria aplicar um Sapóleo, da marca de sua preferência, nas regiões manchadas para remover tudo. Recomendamos que você siga todas as instruções do fabricante para não manchar ainda mais o seu piso ou danificá-lo com o produto. Se o sapóleo não resolver, tente limpar as manchas utilizando água morna e sabão neutro, aplicados com uma esponja macia ou flanela limpa!
Jheniffer
Jheniffer disse: 26 dezembro 2020
Estavam fazendo a edícula da minha mãe e como colocaram o porcelanato primeiro ficaram pisando pra lá e pra cá e acabou manchando o porcelanato o pedreiro disse que conforme vai lavando sai mais tem alguma coisa pra passar que saia de imediato ele tá como se o cimento corroeu o brilho.
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2020
Olá Jheniffer, como vai?

Para limpar de forma adequada seu porcelanato, recomendamos que você use um produto próprio para limpeza de pisos. Um Sapóleo, de qualquer marca de sua preferência, pode te ajudar neste processo. Recomendamos que você utilize um pano macio, de fibra, ou uma flanela para realizar a limpeza e não arranhar ou danificar seu porcelanato!
Sonia regina
Sonia regina disse: 26 dezembro 2020
Olá Vc poderia me ajudar por favor ? Limpamos a janela do baneiro pos obra ,com limpa baú e na formula contem acido . E esse produto escorreu na parede de porcelanato polido preto e ficou com manchas esbranqueçadas e fosca. O que fazer para que volte a cor preta e o brilho? Obrigada.
MRV
MRV disse: 11 janeiro 2021
Olá Sonia, tudo bem?

Nestes casos, a gente sempre recomenda não utilizar produtos corrosivos próximos ou diretamente no porcelanato. Uma alternativa é você tentar limpar essas manchas com um Sa[óleo próprio para este tipo de acabamento. Caso não resolva, você poderá optar por substituir as peças que ficaram manchadas.
Ana carolina
Ana carolina disse: 12 janeiro 2021
Boa noite. Minha faxineira acidentalmente jogou limpa alumínio no meu piso porcelanato e ficou com manchas brancas. A mistura de agua com vinagre ajuda a sair? Obrigada
MRV
MRV disse: 14 janeiro 2021
Olá Ana Carolina, tudo bem?

No seu caso, acreditamos que seja melhor você utilizar um produto específico para porcelanato. Use um Sapóleo para tentar limpar as manchas do seu piso para que o resultado seja mais satisfatório!
Tatiana
Tatiana disse: 16 janeiro 2021
Fui fazer limpeza pós obra em meu porcelanato com vinagre e bicarbonato mas acabei manchando onde passei , ficou respingado e esbranquiçada a parte atingida . Meu porcelanato é amadeirado ,esmaltado, retificado. Obrigada
MRV
MRV disse: 25 janeiro 2021
Olá Tatiana, tudo bem?

Aqui na MRV sempre recomendamos nossos vizinhos a sempre utilizarem produtos próprio para realizar a limpeza de porcelanatos. As receitas caseiras são bem vindas, porém precisam ser feitas com uma medida bastante precisa, pois se você errar na dose de qualquer ingrediente, pode acontecer de manchar seu piso. Por isso, experimente limpar as manchas usando um Sapóleo próprio para pisos de porcelanato!
Larissa Souza Paulino
Larissa Souza Paulino disse: 18 janeiro 2021
comprei meu MRV e é porcelanato preto fosco, e tem uma mancha de agua nele, como faço para tirar. Não resido ainda no apartamento.
MRV
MRV disse: 25 janeiro 2021
Olá Larissa, tudo bem?

Você pode utilizar um produto específico para este tipo de piso que é o Sapóleo. Existem muitas marcas no mercado e você pode optar pela que melhor oferecer custo-benefício para você. Apenas recomendamos que ao aplicá-lo no seu porcelanato, utilize um pano de flanela ou de fibra, para não correr o risco de riscar o seu piso wink
Regina Zerio Fioravante
Regina Zerio Fioravante disse: 20 janeiro 2021
Boa Tarde Uma parte do meu banheiro e branco polido, esta amarelado, gostaria de uma solução. obrigado
MRV
MRV disse: 25 janeiro 2021
Olá Regina, tudo bem?

Duas soluções possíveis que você pode optar são: a primeira é pintar seus azulejos de um tom parecido ao que eram quando foram colocados. A segunda é você aplicar adesivo para cerâmica e porcelanato apenas na parede desbotada. Além de ficar lindo, dá um toque especial ao ambiente. Se precisar de algumas dicas, temos este post aqui no blog falando mais sobre o assunto!
Caren
Caren disse: 22 janeiro 2021
Bom dia, fiz uma mistura de vinagre de alcool com bicabirnato de sódio e água e passei na cerâmica e ficou umas listras, olhando para ser da própria cerâmica, mas antes não aparecia.Como posso tirar essas manchas?
MRV
MRV disse: 27 janeiro 2021
Olá Caren, tudo bem?

A dica que sempre damos nessas situações é sempre utilizar produtos de limpeza para o tipo de piso específico. As misturas caseiras, podem ser utilizadas, mas precisam ter uma dosagem precisa para que não aconteça de manchar. Neste caso, vamos recomendar o mesmo que sempre dizemos para quem tem piso porcelanato: compre um Sapóleo, da marca de sua preferência, e aplique com um pano macio de fibra ou flanela. Isso deve ajudar a retirar ou a reduzir o aspecto das manchas!
Elizabete
Elizabete disse: 23 janeiro 2021
Onde encontrar esse sapóleo ???
MRV
MRV disse: 25 janeiro 2021
Olá Elizabete, como vai?

Você pode encontrar o produto em qualquer supermercado de sua cidade!
Ingrid Lima
Ingrid Lima disse: 30 março 2021
Boa noite! Meu porcelanato é preto e está com manchas de pingos de água e um risco superficial causado pelos pés da geladeira que meu marido afastou pra limpar. O que posso usar pra tirar?
MRV
MRV disse: 23 abril 2021
Olá Ingrid, tudo bem?
Você pode experimentar utilizar um Sapóleo exclusivo para porcelanato e tentar remover as manchas e arranhões. Caso não consigo, a única forma possível mesmo será substituindo parte do piso danificada.
Nayara
Nayara disse: 31 março 2021
Olá! Td bem? Me mudei recentemente para um apartamento que foi “reformado”, mas o pedreiro fez um trabalho muito sujo e a cerâmica branca (fosca e aspera) da cozinha ficou muuito manchada, parece que derrubaram algum tipo de produto. Limpamos com esponja e sapólio diluído em agua, mas elas não saíram :( , estão pretejadas, parece sujeira, o que fazer?
MRV
MRV disse: 23 abril 2021
Olá Nayara, como vai?
Realmente, certos porcelanatos e cerâmicas são mais sensíveis a determinados produtos. Você tentou passar o Sapóleo sem ser diluído? Consulte a embalagem do produto e veja se o fabricante recomenda sua diluição, porque às vezes você pode ter reduzido a potencialização do produto ao diluí-lo. Caso não possa usar na forma concentrada, experimente uma mistura de água morna, detergente líquido neutro e uma esponja macia para passar na área suja.
izadora
izadora disse: 21 abril 2021
meu cachorro fez xixi no chão, limpei e ficou uma mancha branca no porcelanato, qual produto poderia usar para desfazer essa mancha ?
MRV
MRV disse: 23 abril 2021
Olá Izadora, como vai?
Você já experimentou utilizar Sapóleo para limpar a mancha? Caso não, experimente um específico para porcelanato. Lembrando, que, porcelanatos são acabamentos mais sensíveis a resíduos, então, assim que identificar uma sujeira, limpe-o imediatamente para evitar que a mancha fique permanente.
Kelly Lencina
Kelly Lencina disse: 28 abril 2021
Boa Noite! Me chamo Kelly, tudo bem? Há exatamente 1 mês sem querer derramei limpa alumínio pensando que era desinfetante no porcelanato de onde trabalho, e ficou com manchas esbranquiçadas. Como faço para remover essas manchas? Pessoas me informaram que sai fazendo polimento, me cobraram R$500,00. Não tenho condições de pagar esse valor. Me ajudem por favor, minha chefe está me cobrando. Grata Kelly
MRV
MRV disse: 30 abril 2021
Olá Kelly, como vai?
Neste caso, a gente indicaria o polimento, mas como você disse não ter condições pra fazer, as duas outras alternativas seriam: uma é substituir as peças de porcelanato danificadas. A outra alternativa, que talvez não seja tão eficiente assim, pois o limpa-alumínio é corrosivo, é utilizar um limpa porcelanato de alguma marca à sua escolha.
Myrna
Myrna disse: 22 dezembro 2021
Como tirar mancha de água sanitária de cerâmica preta? Estou com a parede do banheiro toda manchada de água sanitária, minha parede e com cerâmica preta. Alguém que tenha uma ideia estou muito triste 😞
MRV
MRV disse: 03 janeiro 2022

Olá, Myrna. Tudo bem?

A melhor dica que podemos dar à você nesse momento é investir em um bom produto de sapólio para tentar remover essas manchas. Mas de uma dica importante para evitar manchas futuras, é não deixar produtos de limpeza, como cloro ou água sanitária respingarem mais no seu piso. Esses produtos corroem e mancham o porcelanato, e dependendo a mancha pode ser irreversível.

Susan
Susan disse: 13 maio 2022
Derramei Verniz no piso de cerámica, que produto posso utilizar para limpar meu piso
MRV
MRV disse: 18 maio 2022
Susan, tudo bem?
Infelizmente no seu caso a opção mais viável que podemos te ajudar é você substituir parte desta peça que ficou manchada. Pois se você tentar remover o verniz com um solvente, poderá manchar permanentemente o piso.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório