Como remover manchas em porcelanato e cerâmica de maneira fácil

27 setembro 2019

Sala com piso em porcelanato na cor creme brilhante

Você sabia que é possível remover manchas em porcelanato e cerâmica sem muito esforço? Pensando nisso, separamos algumas dicas para fazer a higienização e remover as manchas com facilidade. Dessa forma, você que cuida com tanto carinho de sua casa conseguirá mais facilidade no seu dia a dia e ainda sobrará tempo para fazer o que gosta ou passar ao lado da família!

De que forma escolher o produto ideal?

Inicialmente, é importante saber que cada tipo diferente de mancha deve ser tratado com o produtos químico mais adequado para sua remoção, que também varia de acordo com as características da superfície manchada e do ambiente onde ela está. Caso contrário, a mancha pode não sair completamente ou o porcelanato ficar danificado para sempre.

Portanto, antes de iniciar a limpeza, identifique qual é a superfície manchada, o ambiente e os tipos de produtos químicos indicadas para remover os principais tipos de sujeira. A seguir, destacamos as principais possibilidades e como proceder em cada caso.

Cerâmica fosca na cozinha e área de serviço

As manchas mais comuns nesses tipos de ambientes são provocadas por gorduras e alimentos corantes, como o molho de tomate. Em ambos os casos, a melhor opção é utilizar a mistura caseira de uma parte de vinagre com quatro partes de água.

Basta deixar o produto agir por dez minutos sobre a superfície manchada. Se precisar, esfregue o local com uma escova de cerdas duras até que a mancha saia. Em seguida, é preciso retirá-lo com água e detergente.

Cerâmica fosca no banheiro

O banheiro é um local úmido que abriga bactérias, fungos e outros microrganismos transmissores de doenças. Para realizar a limpeza de cerâmicas foscas nesse ambiente, uma boa ideia é acrescentar um pouco de água sanitária para evitar mofo e bolor. Esse procedimento deve ser feito uma vez por semana.

De resto, a limpeza de cerâmicas pode seguir os mesmos passos do tópico anterior. Lembre-se de secar bem o local após a faxina.

Cerâmica brilhante na cozinha, banheiro e área de serviço

Também não há segredo neste caso. Para remover as manchas, basta seguir o procedimento indicado para as cerâmicas foscas na cozinha e área de serviço.

A diferença agora é que, em vez utilizar uma escova de cerdas duras, você pode optar por uma esponja, um pano úmido ou uma escova macia, a fim de prevenir arranhados na superfície brilhante. Evite produtos mais abrasivos ou bicarbonato de sódio, pois eles podem arranhar o local.

Porcelanato fosco na cozinha, área de serviço e no banheiro

Como se trata de uma superfície bastante delicada, o porcelanato exige alguns cuidados. Portanto, sua higienização pode seguir o procedimento dos tópicos anteriores, mas sempre por meio de escovas, esponjas ou panos bem macios.

Mas quando você precisar realizar uma limpeza mais pesada, utilize a mistura de uma parte de saponáceo cremoso com nove partes de água — fique atento, pois a aplicação direta do saponáceo sobre a superfície pode aumentar as manchas de maneira definitiva. Em seguida, enxágue bastante com água limpa.

Finalmente, vale lembrar que em todos os casos acima é possível utilizar removedores específicos para retirar o limo que fica acumulado nas frestas dos azulejos. Siga as instruções da embalagem e depois remova o restante da sujeira com um pano úmido. 

Como limpar cerâmicas e porcelanatos após obras em apartamentos?

Algumas obras deixam vestígios nas superfícies de cerâmica e porcelanato em apartamentos. Há diversos procedimentos que o morador pode adotar para remover bem a sujeira inevitavelmente se acumulam, vindo do concreto, cimento, rejunte e outros produtos residuais de uma obra.

No caso das cerâmicas, basta utilizar um saponáceo diluído em água e esfregar com a esponja. A seguir, deve-se aplicar a mistura de vinagre branco e água, deixando-a agir por alguns minutos. Ao final, é preciso esfregar o local novamente e retirar a sujeira com um pano úmido.

Quanto aos porcelanatos, é preciso remover a camada fina de sujeira da obra formada sobre o revestimento com um pano macio e seco. O procedimento deve ser feito no máximo 30 minutos depois da instalação do porcelanato. Vale utilizar um detergente de limpeza pós-obra para remover manchas e deixar o piso com uma aparência impecável. Esse produto é encontrado em lojas de materiais de construção.

Quais passos seguir para fazer a limpeza rotineira de cerâmicas e porcelanatos?

A limpeza rotineira é muito importante para evitar manchas em superfícies de porcelanato e cerâmica. Não é necessário adotar todos os procedimentos de como limpar mancha em porcelanato ou cerâmica, mas vale tomar alguns cuidados para manter as superfícies intactas e sem arranhões no seu apê.

Para a limpeza diária, retire o pó utilizando um espanador, flanela macia ou esponja macia, passando um pano molhado logo em seguida. Para o porcelanato fosco, é recomendado utilizar sempre um detergente neutro ou saponáceo. Já no caso do porcelanato polido, pode ser passado um pano com álcool. Depois, seque tudo com um pano limpo.

Tomar todos os cuidados evita que essas superfícies manchem permanentemente. Além disso, a manutenção correta permite que cerâmicas e porcelanatos fiquem com o aspecto de novos por muitos anos.

Caso as manchas persistam e haja necessidade, é sempre uma boa ideia contratar uma equipe de limpeza profissional para remover os resquícios de sujeira. Ela saberá quais produtos químicos utilizar da forma mais adequada para cada tipo de superfície.

Agora você já descobriu como limpar mancha em porcelanato e cerâmica de uma maneira muito simples. Na maioria dos casos, basta ter produtos de limpeza básicos sempre à mão, como vinagre, saponáceos, água, panos e esponjas, além de escovas macias e duras. Se você tomar todos os cuidados, seu apê ficará sempre limpo e com cara de novo!

Gostou das dicas sobre como limpar mancha em porcelanato e cerâmica? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para aprender a manter seu apartamento sempre impecável!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório