Coronavírus: 7 dicas de higiene para fazer em casa

30 março 2020

2 comentários
Mulher higienizando as mãos com álcool em gel para combater o coronavírus
Desde que a pandemia do Coronavírus começou aqui no Brasil, muito se falou nos cuidados que devemos ter, principalmente com relação às pessoas do grupo de risco. Com algumas medidas simples, você pode proteger a você e quem vive com você com essas orientações:

1. Retire os sapatos ao entrar em casa;

2. Tire as roupas assim que chegar em casa;

3. Faça uma limpeza profunda na residência;

4. Use luvas para a limpeza;

5. Limpe as compras antes de guardar;

6. Lave as mãos frequentemente;

7. Não compartilhar toalhas e lavar roupas de cama com mais frequência.

A recomendação do Ministério da Saúde é para ficar em casa. Mas caso você precise sair por algum motivo, saiba porque os 7 cuidados que citamos acima são importantes e devem ser seguidos!

1. Retire os sapatos antes de entrar em casa

Mesmo com as recomendações para ficar em casa, precisamos sair para ir ao mercado, à farmácia, pagar contas e outras obrigações. Além disso, algumas empresas não podem parar e há bastante gente indo trabalhar. Nesses casos, é preciso tomar alguns cuidados ao voltar.

O ideal é não entrar em casa com os sapatos que estava na rua e deixá-los do lado de fora até serem desinfetados. A desinfecção pode ser feita com água sanitária. Para te ajudar a escolher o produto correto para a higienização, temos um post com uma lista de itens de limpeza que você precisa ter em casa!

2. Tire as roupas assim que chegar em casa

O melhor seria tirar a roupa antes de entrar em casa, mas isso nem sempre é possível. Então, quando chegar da rua, troque imediatamente de roupa e coloque as peças para lavar ou ponha no cesto de roupa suja. Mas não chacoalhe as vestimentas, porque isso espalha o vírus se estiverem infectadas.


3. Faça uma limpeza profunda na residência

A casa deve ser limpa todos os dias para eliminar possíveis infecções nos ambientes. Pelo menos uma vez por semana deve ser feita uma limpeza profunda em toda a casa para retirar qualquer foco do coronavírus.

Todos os móveis e objetos devem ser desinfetados com álcool 70% e o chão deve ser lavado com uma mistura de água e alvejante. As maçanetas das portas e as janelas devem ser limpas com água, sabão e água sanitária.

Já o banheiro deve ser lavado diariamente e a água sanitária deve ser utilizada na higienização do ambiente.

Para quem está trabalhando em regime home office, é interessante limpar o local de trabalho duas vezes ao dia.


4. Use luvas para a limpeza

A limpeza deve ser feita com luvas domésticas, pois se algum ambiente ou parte da casa estiver infectado pelo coronavírus as luvas protegem a pele do contato. Antes de serem utilizadas novamente precisam ser lavadas e secas com o mesmo cuidado que as mãos.

Além disso, se houver alguém na casa com coronavírus ou em suspeita, o recomendado é utilizar uma luva diferente para o ambiente em que a pessoa está. Se o infectado não for idoso ou criança, ele mesmo deve fazer a higiene do cômodo para não espalhar o vírus aos outros membros da família.


5. Limpe as compras antes de guardar

Quando saímos para ir ao mercado, temos contato com diversas pessoas que podem estar infectadas. Além disso, as superfícies e os produtos são tocados por diversas pessoas, por isso o risco de estarem infectados pelo coronavírus é muito alto.

O vírus permanece nos ambientes até 9 dias, então devemos desinfetar as compras ao chegar em casa. Frutas, verduras e legumes devem ser lavados com uma mistura de água e água sanitária.

Para fazer a higiene dos alimentos devem ser imersos em uma mistura em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água). As embalagens devem ser limpas em uma mistura de 20 ml do produto para cada 1 litro de água.

Já bolsas, carteiras, cartões de crédito, celulares e chaves devem ser desinfetados com álcool em gel 70%. Além disso, depois de chegar da rua, o ideal é tomar um banho para reduzir as chances de contaminação.


6. Lave as mãos frequentemente

Levar as mãos ao nariz, à boca e aos olhos é uma das principais formas de contágio do coronavírus. Por isso, é importante lavar as mãos com bastante frequência durante o dia. A forma mais efetiva de fazer a higiene é usar água corrente e sabão, lavando bem entre os dedos e limpando bem as unhas.

O álcool em gel 70% pode ser usado para desinfetar as mãos, mas apenas quando não é possível usar água e sabão. As mãos devem ser secas com uma toalha limpa.


7. Não compartilhar toalhas e lavar roupas de cama com mais frequência

As toalhas de banho e de rosto não devem ser compartilhadas para evitar a propagação do coronavírus. Além disso, as roupas de cama devem ser trocadas e lavadas com mais frequência, principalmente nos casos em que há pessoas infectadas em casa.

Para ter mais informações sobre cuidados e formas de prevenção, é importante acompanhar o site do Ministério da Saúde. Além disso, o portal sempre divulga novidades sobre o vírus, inclusive sobre o número de casos confirmados e mortes.

Outra forma de ficar por dentro das melhores formas de prevenção contra o Covid-19 é baixar o aplicativo Coronavírus SUS, que oferece dicas para não ser infectado e mostra como identificar os sintomas da doença. O app está disponível para Android e iOS.


Apesar de todos esses cuidados, não é necessário entrar em pânico. Como aconteceu com a gripe suína e outras pandemias, o surto de coronavírus vai passar. Mas, enquanto não há medicamentos ou vacina, o que podemos fazer é evitar que o vírus se espalhe e continue acometendo mais vítimas. Se todos ficarem unidos, a pandemia vai passar mais rápido ainda.

Gostou de nossas dicas sobre cuidados com a higiene do lar para se prevenir contra o coronavírus? Então curta nossa página no Facebook para ficar por dentro dos conteúdos de nosso blog!

Comentários

Afonso dikivangidi yanic
Afonso dikivangidi yanic disse: 18 junho 2020
Eu gostei muito este dega si for para condruibuir para nos todos combater este caronaviris deixa limpesa de comunidode para eu todo 7 hora de manha estou pronto para quem me ajudo ajuda quem esta ti ajuda vamos denselvovei agua doce traforma ele jele de mão?
MRV
MRV disse: 24 junho 2020
Olá Afonso, tudo bem?

Ficamos felizes em poder ajudá-lo com nossas dicas de limpeza e segurança em seu lar. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de tomarmos todos os cuidados para não nos contaminar e disseminar ainda mais o Coronavírus!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório