6 dicas de como ter uma casa limpa de forma prática

16 abril 2021

Mulher deixando a casa limpa

Não existe sensação melhor do que estar em casa e ter um ambiente limpinho para passar seus momentos em família, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos algumas dicas práticas que irão facilitar a sua vida na hora de realizar a limpeza de sua casa. Continue lendo o post e saiba como!

Como deixar a casa limpa sem fazer faxina pesada 

Você deve pensar que para ter a casa impecável, é preciso fazer toda semana uma limpeza completa e pesada, que geralmente leva o final de semana inteiro. Mas, na verdade a sua rotina não precisa ser assim.

Se você e sua família realizarem estas 6 ações simples no dia a dia, será possível manter a casa limpa e organizada sem precisar perder o final de semana inteiro faxinando. Veja:

1. Tudo no lugar

O primeiro passo para deixar a casa limpa é começar pela organização. Manter cada coisa em seu devido lugar evita que a poeira se acumule nelas e assim são menos itens para você ter de se preocupar em limpar.

Se você tem criança pequena em casa, recomendamos começar a limpeza e organização no quarto dos pequenos. Junte os brinquedos, limpe superfície dos locais onde eles têm mais contato e só depois de tudo higienizado, passe para outros cômodos da casa.

2. Limpeza diária rápida

Se você deseja ter mais tempo livre pra curtir a família, cuidar de você ou descansar, o melhor é dedicar pelo menos 30 minutos do seu dia para fazer uma limpeza pontual em casa.

Experimente passar um pano úmido pela casa sempre ao final do dia. Desta forma você garante que o piso esteja varrido e a poeira removida em um único processo. Se quiser pode usar algum produto com cheirinho a base de capim limão ou pinho, pra ajudar a dar aquela sensação de frescor no ambiente.

3. Poeira nunca mais

Quando for limpar a poeira dos móveis, lembre-se: utilize uma flanela macia e úmida para remover a poeira. O espanador é muito prático para remover sujeira grossa, no entanto ele não é muito indicado para limpeza pontual, já que ele levanta parte da poeira e a dissipa no ar.

Depois de alguns minutos ela volta a se depositar nos móveis e fica aparência de sujo de novo. Com a flanela úmida, além de remover a poeira da superfície, você garante que ela não se acumule logo após a limpeza.

4. Pia e talheres organizados

Antes de começar a limpeza na cozinhaorganize os objetos em cima da pia. Não deixe que pratos ou talheres engordurados se misturem com copos ou vasilhas de plástico.

Lave todos os potes, copos e vasilhas de plástico e vidro e só por último lave os talheres engordurados. Pois, a gordura que ficar grudada na esponja poderá deixar resíduos de sujeira nos demais itens e isso dificulta a limpeza.

Se possível, ferva água antes de lavar a louça e a despeje em cima das vasilhas engorduradas para ajudar a remover os resíduos com mais facilidade.

5. Portas e janelas abertas

Para manter a casa limpa por mais tempo, tente deixar as portas e janelas de casa fechadas durante o dia quando não estiver no ambiente. Pois, o movimento de pessoas e carros no horário diurno é maior e acaba contribuindo por levar ainda mais poeira pra sua casa.

Um bom horário para deixar suas janelas abertas é durante o início da noite, onde a circulação de pessoas é menor, do barulho também e é neste horário não ensolarado que temos os ventos mais frescos para limpar o ar de dentro de casa.

6.Não deixar a sujeira se acumular 

Pode parecer uma dica óbvia, mas o que acontece é exatamente isso. Com a rotina agitada do dia a dia, é muito fácil deixarmos a louça acumular na pia, ter muita roupa suja e a sujeira do chão se espalhar por toda casa.

Por isso é muito importante limpar e organizar na hora e nunca deixar para depois. Se você cozinhou, lave as vasilhas imediatamente. Ou se está vendo a poeira acumular no raque da sala, passe o pano úmido. Eliminar os primeiros sinais de sujeira sempre será mais prático e fácil do que ter de limpar a casa inteira de uma vez depois.

Acessórios indispensáveis na limpeza de casa do dia a dia

Agora que você sabe da importância de limpar a sujeira assim que ela começa a aparecer, separamos alguns itens que são uma mão na roda para ter em casa, e o melhor, para quem é cliente MRV, é possível adquirir um ou todos eles através do nosso Clube de Vantagens com descontos incríveis para o seu apê, veja a seguir:

Estes itens podem ser valiosos aliados nas tarefas domésticas, mas é sempre bom contar com a colaboração de todos em casa. Portanto, para otimizar os dias de limpeza, o casal e as crianças precisam dar uma ajudinha para manter o ambiente sempre organizado.

Se você conhece outro produto ou acessório que facilita a vida doméstica, deixe nos comentários. Adoraremos aprender novas formas de manter a casa limpa sempre!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório