Geladeira organizada: 5 dicas para manter a sua assim

05 outubro 2020

2 comentários
Mulher organizando sua geladeira para deixar os produtos acessíveis

Manter a geladeira organizada é essencial para tornar a dinâmica da casa mais prática. Afinal, quando os alimentos estão confusos, existe a possibilidade de perder o prazo de validade ou demorar muito tempo para encontrá-los. Sem contar quando você simplesmente se esquece de ter algo em casa, por ficar escondido na geladeira.

O grande segredo, aqui, está em montar uma rotina de cuidados, que facilita o dia a dia. A partir disso, preparar o cardápio da semana e manter a alimentação saudável da família transforma-se em uma tarefa divertida com a ajuda de todos. Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas para manter a sua geladeira em ordem. Acompanhe!

1. Organize por tipos de alimentos

A melhor forma de organizar a geladeira e garantir que ela permaneça sem bagunça é separando os tipos de alimentos. Como ninguém gosta de desperdiçar comida, você precisa ter atenção especial com essa dinâmica tão importante de um apartamento compacto.

Outro ponto importante é que toda geladeira é desenvolvida com algumas indicações para preservar os alimentos o máximo de tempo possível. Então, ao conhecer esses detalhes dos compartimentos, também se mostra mais simples aproveitar todos os alimentos. Conheça, a seguir, a ordem para organizar a geladeira!


Compartimento superior

Aqui é o espaço ideal para os frios e extrafrios, como queijos fatiados e outros embutidos. Também podem ser incluídos iogurtes, danones e molhos preparados de forma caseira. Além disso, esse compartimento também é o lugar ideal para gelar as bebidas de maneira mais rápida, com um sistema que evita o congelamento.

Primeira prateleira

Essa parte da geladeira deve reunir os alimentos mais usados no preparo das refeições, como manteiga ou maionese. O mais indicado é que fique tudo separado conforme o tamanho, a fragilidade e a possibilidade de queda durante as movimentações.

A primeira prateleira é ideal para guardar os ovos, por exemplo. Sim, muitas pessoas têm o hábito de deixá-los nas divisórias, mas isso pode fazer com que eles estraguem. Isso porque a movimentação de abre e fecha da geladeira altera a temperatura do que está na porta.

As sobras de comida ou os alimentos cortados devem ser armazenados ali também e em potes para que não ressequem ou acabem perdendo gosto ao serem refrigerados. Caso não seja possível ver dentro dos potes, o mais indicado é fazer um sistema de etiquetas para garantir a organização.

Segunda prateleira



O ambiente é ideal para alimentos que não precisam de máxima refrigeração. Entre os principais estão leites, doces e enlatados. Reforce com o pessoal da casa, especialmente com as crianças, que é importante guardar o leite logo depois de usá-lo para evitar trocas bruscas de temperatura e, assim, correr o risco de estragá-lo.

Porta da geladeira

Na porta devem ficar latas, corantes, sucos e refrigerantes. Caso tenha espaço para encaixar as latas, você pode organizar por ordem de consumo da bebida e das que precisam ficar mais geladas para serem consumidas.

Agora, as frutas e os legumes devem ser armazenados no gavetão da geladeira, conforme as indicações que são inseridas no próprio eletrodoméstico. Alguns modelos contam também com frutarias específicas, que fazem toda a diferença na durabilidade.

2. Mantenha a data de validade visível

Outro critério de organização indispensável é ordenar os produtos pela data de validade. O motivo é que, depois de uma compra grande, você pode acabar esquecendo-se de coisas que já estavam guardadas anteriormente. Com isso, muitos alimentos podem ser desperdiçados, e isso aperta o orçamento. Então, antes de guardar, separe tudo pela ordem de validade com atenção especial aos legumes que duram, em média, 5 dias.

3. Deixe as embalagens quebráveis bem protegidas



Quem nunca derrubou algo da geladeira e fez a maior bagunça no chão da cozinha? Saiba que a forma como você organiza os alimentos pode ajudar a evitar esse tipo de imprevisto. Depois de separar a ordem de validade dos produtos, o próximo passo envolve proteger as embalagens quebráveis.

Hoje em dia, se você reparar com cautela, vai notar que são poucas coisas que ainda preservam esse tipo de pote, como algumas marcas de azeitonas. Avalie bem o espaço disponível nas prateleiras e deixe as embalagens frágeis ao fundo. Assim, caso alguém precise retirar algo para fazer movimentações, existem menores chances de fazer bagunça.

4. Proteja as carnes cruas

O local correto para o armazenamento das carnes cruas é no freezer da geladeira. Separe os alimentos que devem ser preparados das comidas congeladas. A melhor maneira de preservar as carnes é manter a temperatura em aproximadamente -18 graus.

Coloque-as em embalagens adequadas, como o saco de polietileno, para que o alimento se mantenha saboroso na medida certa. A embalagem é responsável por evitar que a carne tenha contato direto com o freezer e acabe, também, sujando a geladeira.


Veja, a seguir, outras dicas de como armazenar comida em altas temperaturas:

  • papel alumínio;
  • plásticos aderentes;
  • recipientes plásticos com tampa;
  • potes e travessas de estilo pirex;
  • bandejas e pratos de alumínio com tampa específica.

Uma boa alternativa para economizar tempo e otimizar a rotina é fazer refeições que possam ser congeladas e consumidas ao longo da semana. Assim, com as embalagens adequadas, além de ser mais higiênico, as comidas ainda duram mais tempo.

5. Estabeleça um cronograma de compras



O hábito de fazer muitas compras de uma só vez é o principal responsável pelo desperdício. Sem contar que atrapalha, e muito, o esquema de organização da geladeira. Monte um cronograma de supermercado conforme as necessidades da casa, para que não falte nada, mas também não seja preciso liberar espaço para armazenamento. Em vez de fazer compras uma vez por semana, estude os hábitos de consumo e pense em soluções inteligentes e que facilitam o dia a dia.

Pronto! Agora você já sabe manter a geladeira organizada. O mais importante é investir em uma limpeza periódica, que pode ser programada antes de fazer novas compras. Como resultado, fica mais claro com qual frequência investir no abastecimento e ainda montar a programação detalhada conforme os hábitos de sua família.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como manter o armário da cozinha organizado, mesmo com a correria do dia a dia.

Comentários

Lindinalva
Lindinalva disse: 09 outubro 2020
Muito boa explicação
MRV
MRV disse: 13 outubro 2020
Olá Lindinalva, como vai?

Nosso post foi pensado para dar aquela ajudinha para quem precisa organizar a geladeira, mas não sabe por onde começar.
Ficamos felizes em saber que você gostou das nossas dicas. Continue seguindo o Blog da MRV para sempre receber dicas como essa 
smile

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório