Aprenda como tirar gordura de armário com mais facilidade

23 agosto 2021

6 comentários
Mulher limpando o armário de madeira da cozinha

Saber como tirar gordura de armário é o segredo para manter a cozinha sempre limpa e agradável na hora das refeições. Afinal, esse resíduo que se espalha por paredes, teto e móveis costuma ser percebido somente quando já está em estágio avançado e causou até mesmo diversas manchas.

O principal ponto que merece atenção envolve considerar o material do armário. Isso impede que a solução escolhida para a limpeza cause danos ou torne o processo muito mais trabalhoso do que o necessário.

Quer saber mais? Vamos mostrar os problemas causados pela gordura na cozinha e como tirar a sujeira do armário. Acompanhe!

Danos causados pela gordura

A gordura que gruda na cozinha, especialmente no armário, é uma verdadeira dor de cabeça para quem vai fazer a limpeza.

Além da dificuldade de removê-la, se torna importante considerar que ela também danifica a estrutura e o material do móvel.

Tudo varia de acordo com a composição de fabricação do armário, porém o excesso de gordura grudada faz com que a cor fique amarelada e as peças se soltem com mais facilidade.

Vale ressaltar que, além da gordura, os 
móveis da cozinha já sofrem diariamente com a umidade causada por uma série de fatores.

Dessa maneira, quanto menos exposto à gordura o armário for, melhor será sua durabilidade e, é claro, a aparência do material se mantém sempre em dia.

O segredo está em optar por soluções de limpeza neutras que não danificam o móvel por mais que a mancha seja profunda.

Limpeza de acordo com o acabamento

Tirar a gordura do armário exige alguns cuidados especiais para que a limpeza não se transforme em uma forma de danificar o móvel.

Os resíduos de óleo que se espalham por toda parte, incluindo paredes, teto, eletrodomésticos e o armário, também trazem mau cheiro ao ambiente.

Vale ressaltar que a faxina, aqui, deve ser mais frequente do que em outros espaços da casa. Isso porque o preparo dos alimentos faz com que a sujeira se espalhe mais rápido.

Contudo, essa limpeza diária não precisa ser muito elaborada. Basta passar um pano úmido com gotas de detergente ou uma esponja de louça do lado amarelo.

Esse cuidado já será suficiente para evitar que a gordura se acumule a ponto de precisar de uma faxina extremamente pesada.

Assim, fica claro que a higienização ideal vai além da preservação dos móveis, mas alcança ainda a sensação de conforto essencial para um cômodo como a cozinha.

Veja, a seguir, dicas de como tirar gordura de armário em vários materiais!

MDF

MDF é um dos principais materiais usados em armários de cozinha. Trata-se de um painel de madeira reconstituída que costuma ser bastante resistente.

Caso o seu armário seja desse tipo, a atenção com a 
limpeza é necessária. Isso vale até mesmo para os móveis que possuem MDF em apenas algumas partes de sua composição.

Tenha em mãos uma esponja não muito rígida ou um pano. Coloque algumas gotas de detergente e esfregue o local.

A finalização pode ser feita com um pano com álcool para retirar as manchas deixadas pela gordura sem agredir o material.

Lembre-se de que o MDF não se mostra muito resistente à lavagem com água diretamente.

O mais indicado, em uma situação como essa, é priorizar produtos que contenham álcool como ingrediente principal. Eles são suficientes para deixar o armário como novo a cada faxina.

Madeira de lei 

Em cozinhas mais tradicionais, a madeira de lei é uma marca registrada para um visual elegante e clássico ao mesmo tempo. No entanto, na hora de fazer a limpeza do armário, esse processo pode ser um pouquinho mais trabalhoso.

Quando o móvel fica muito engordurado e manchado, uma solução de simples preparo deve ser aplicada.
 

Os ingredientes são uma colher de álcool líquido combinada com gotas de detergente neutro ou de coco. Coloque a mistura dentro de um borrifador e espalhe por toda a superfície com gordura impregnada.

Use um pano macio, seco e limpo para esfregar. Em seguida, retire a solução com um pano úmido e finalize com um pouco de lustra móveis.
 

MDP

O armário fabricado com esse tipo de material apresenta camadas aparentes de madeira e é mais leve do que o MDF.

Entretanto, os móveis costumam suportar mais peso e também se tornam mais sensíveis à higienização. A limpeza mais indicada consiste em vinagre destilado, água morna e um borrifador.

Coloque o vinagre e a água em quantidades iguais dentro de um borrifador e espalhe por todo o armário.

Uma camada fina da solução já é o bastante na hora de eliminar a gordura desse material. Deixe a solução agir por, aproximadamente, dez minutos.

Limpe, logo depois, com um pano macio para tirar o excesso da solução e a sujeira restante. Em áreas muito engorduradas, utilize uma esponja de louça no lado amarelo com delicadeza. Com a sujeira já amolecida pelo líquido, não será necessário usar muita força. 

Vidro

Muitos armários de cozinha possuem partes em vidro em suas portas ou gavetas. Dessa forma, a limpeza da gordura deve ser feita de forma diferenciada.

O importante é que a mancha não permaneça muito tempo no móvel para não precisar de esforço na remoção. Entretanto, diante de tantas opções de materiais, o vidro é o que apresenta remoção mais simples.

Aqui, aplique uma esponja suave com uma grande quantidade de detergente e água. Deixe descansar um tempo para que o detergente faça o efeito de desgrudar a sujeira.

O cuidado, nesse caso, deve ser reforçado para que a solução ou a água não escorra para as outras partes do armário e acabe danificando-o.

O processo de finalização é feito com um pano limpo e álcool em pouca quantidade. No lugar do álcool, caso você não tenha disponível, o uso do papel toalha também traz o mesmo efeito de limpeza reluzente. 

Ao compreender como tirar gordura de armário e fazer aquela faxina caprichada, fica mais simples transformar a cozinha num ambiente agradável e aconchegante.

Para evitar que a gordura se espalhe facilmente no dia a dia, uma boa dica é apostar em uma 
coifa ou um depurador de ar que faz toda a diferença na preservação do cômodo.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre como escolher armário de cozinha para apartamento e criar um espaço que tenha sua cara.

Comentários

APARECIDA DO AMARAL
APARECIDA DO AMARAL disse: 23 agosto 2021
Essas informações foram valiosas!!!
MRV
MRV disse: 24 setembro 2021
Tudo bem, Aparecida?
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais para receber dicas como esta sempre em primeira mão: FacebookInstagram e Twitter.
Claudiney
Claudiney disse: 28 agosto 2021
Gostei da dica os cuidados que devemos ter com a gordura que se espalha pela cozinha que acaba prejudicando os móveis da cozinha corre o risco de afetar os móveis da sala também é um cuidado importantíssimo que devemos tomar antes que seja tarde de não ter mais solução para a retirada da gordura dos móveis e ter que comprar tudo novamente.
MRV
MRV disse: 23 setembro 2021
Exatamente, Claudiney!
Além da limpeza constante recomendamos para quem mora em apartamento sempre comprar e instalar uma coifa ou depurador. Isso ajuda a controlar o óleo nos ambientes e deixar sua casa ainda mais limpinha.
silvia almeida
silvia almeida disse: 30 agosto 2021
Amei as dicas, já vou salvar para quando estiver no meu apê colocar em prática. vou colocar lá no insta do @meuap203.40m2 para as minhas seguidoras ficarem por dentro também. valeu mrv!
MRV
MRV disse: 23 setembro 2021
Ficamos felizes em poder te ajudar neste momento tão especial em sua vida, Silvia! E assim que conseguir se mudar pro seu apê, marca a gente no nosso Instagram pra gente acompanhar todas as transformações do seu novo lar!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório