5 melhores dicas de como tirar mancha de gordura da roupa

09 agosto 2021

Roupa de molho no sabão para remover as manchas de gordura

Aprender como tirar mancha de gordura da roupa é indispensável para preservar as peças ao máximo. Esse problema típico de quando estamos na cozinha causa aquele susto ao colocar uma blusa na máquina e descobrir que a mancha já se espalhou por outras partes do tecido.

Em uma situação como essa, o melhor caminho é saber quais procedimentos são indicados de acordo com o estágio do estrago e o momento em que a lavagem será realizada.

Com base nesse conhecimento, fica muito mais simples manter seu look favorito sempre impecável mesmo quando imprevistos acontecem.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas excelentes de como tirar mancha de gordura da roupa com ingredientes que você tem em casa. Acompanhe!

1. Detergente de cozinha

O detergente usado para lavar louças é um importante aliado na hora de lidar com esse tipo de acidente culinário. Escolha uma opção neutra que seja básica e não tenha cor. Caso você só tenha em casa os coloridos com fragrância, é indispensável diluir em água antes de fazer a aplicação na roupa. 

Feito isso, passe pequenas gotas de detergente no local da mancha, esfregue levemente com os dedos e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, esfregue a peça de roupa com um pouco mais de força e enxágue antes de realizar a lavagem conforme as indicações da etiqueta.

Vinagre

Outra dica interessante sobre o uso de detergente para tirar mancha de gordura da roupa é fazer uma solução de detergente e vinagre branco, de preferência. Durante esse procedimento de limpeza, pegue luvas de borracha para que o vinagre não deixe cheiro nas mãos por muito tempo.

A combinação dos dois produtos é indicada em especial para manchas recentes, que ainda não penetraram no tecido. Como o detergente tem grande capacidade de absorver a gordura, o primeiro passo será aplicá-lo diretamente na mancha de forma delicada.

Assim que ela começar a se dissolver, coloque o vinagre branco por cima para que o detergente seja removido e prossiga com a lavagem habitual.

2. Talco 

Indicado para lidar com manchas em roupas claras, o talco não é capaz de elimar totalmente a gordura do tecido, mas ajuda muito ao impedir que ela se espalhe.

Quando a mancha acontece e você não tem tempo para limpar com detergente no meio do dia de trabalho ou durante a pausa do 
café, carregar o talco na bolsa impede que a peça seja prejudicada.

O amido de milho apresenta o mesmo efeito quando aplicado diretamente na mancha. O melhor de tudo é que, diferentemente do talco, ele possui um odor mais suave.

Então, além de impedir que a gordura se espalhe pela roupa, é capaz de disfarçar e ainda tornar o cheiro mais discreto para continuar em suas atividades.

3. Bicarbonato de sódio 

O papel do bicarbonato de sódio, quando se trata de manchas de gordura em roupas ou superfícies brancas como armários de cozinha, é funcionar como uma espécie de produto absorvente.

Ao contrário das outras opções, ele funciona bem em manchas mais antigas, até mesmo depois que a peça já foi lavada e continuou danificada.

Isso costuma acontecer porque a natureza da própria mancha de gordura faz com que a aderência ao tecido seja profunda e não receba influência da umidade da água. Para fazer o procedimento, reúna: bicarbonato de sódio, água quente, pano, escova de dentes e detergente.

Misture o detergente com o bicarbonato em um recipiente até que forme uma pasta cremosa. Vale ressaltar que não existe uma quantidade adequada de cada para que alcance o ponto ideal, portanto observe atentamente o desenvolvimento enquanto faz a mistura. Coloque a peça de roupa em uma superfície plana, como se fosse passá-la. 

Depois, insira o pano na parte de baixo da mancha, para que ela seja absorvida. Espalhe a solução pela área manchada e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, passe a escova de dentes para esfregar devagar a mancha, com o objetivo de evitar que o tecido fique danificado. 

4. Limão 

Quando a mancha é grande e aparece bastante, conte com a acidez do suco de limão. Essa característica da fruta a torna responsável por quebrar moléculas e ajudar na higienização. Para alcançar o melhor resultado, aplique o suco na mancha fresca.

Caso não seja possível fazer um suco de limão, esfregar a fruta na mancha traz um efeito muito semelhante. Depois de passar o limão ou despejar o suco, pressione a mancha com água quente e detergente.

Faça movimentos de remoção e em poucos minutos será possível notar seu desaparecimento. No entanto, vale destacar que o limão pode acabar resultando em novas manchas quando não é manuseado cuidadosamente.

Procure por uma superfície plana para que seja colocado somente em cima da mancha ou faça o processo ao ar livre, sob o sol.

5. Tira-manchas 

Para as manchas bem resistentes que caíram na roupa durante o churrasco do final de semana, por exemplo, você pode apostar em uma artilharia pesada. Um bom tira-manchas torna o processo bem simples e rápido.

Aplique um pouco do produto diretamente na peça antes de colocá-la para lavar como faz habitualmente.

Como as substâncias são bastante concentradas, não é necessário esfregar com muita força. Depois disso, coloque a roupa para lavar na máquina com a quantidade do produto indicada em sua embalagem. Na maioria dos casos, a medida é um copo para a máquina de lavar cheia.

Quando não for possível passar algo na roupa assim que acontecer o contato com a gordura, o ideal é procurar por uma toalha de papel ou guardanapo.

É claro que, em muitas situações, demora até que a mancha seja percebida. Dessa forma, o papel também funciona para retirar o excesso e impedir que a gordura penetre nas fibras do tecido.

Pronto! Agora ficou claro como tirar mancha de gordura da roupa. Além de todas as dicas citadas, é indispensável ficar de olho no que diz a etiqueta da peça.

Antes de definir qual método utilizar, identifique os 
símbolos de lavagem do tecido como principal medida para que a mancha não se torne uma agressão ao seu look favorito.

Gostou das informações do artigo? Então, siga nossa página no Facebook e acompanhe outras sugestões interessantes para aplicar no dia a dia.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório