Ao se mudar para a casa dos seus sonhos, o ideal é que tudo se mantenha organizado o máximo possível, não é mesmo? Diante disso, saber como tirar manchas do porcelanato faz toda a diferença nos cuidados com esse tipo de revestimento que torna o ambiente muito mais bonito e cheio de personalidade.

Ciar hábitos que previna as manchas é sempre a melhor solução. Mas, caso elas apareçam, o ideal é ter as soluções corretas para conseguir removê-las com menos esforços. Quer saber mais sobre como tirar manchas de porcelanato sem danos? Acompanhe!

tirar manchas do porcelanato 1

Facilidades do porcelanato 

Diferentemente dos outros tipos de piso, o porcelanato é mais simples e fácil de limpar. Ou seja, ao optar por esse tipo de revestimento, prevenir manchas se torna apenas uma consequência de uma rotina de cuidados.

Porém, se o piso já estiver manchado, tanto nas áreas internas quanto nas externas da casa, saiba que existem algumas técnicas capazes de recuperar a uniformidade inicial de sua coloração.

As limpezas características do porcelanato podem ser classificadas em três categorias: diária, pesada e de emergência.

No entanto, antes de montar seu cronograma de faxina, saiba que esse tipo de revestimento é bastante delicado e exige uma série de cuidados para mantê-lo sempre reluzente e seguro.

Material de limpeza 

Para eliminar manchas sem interferir na beleza do revestimento, o primeiro passo é ter o material de limpeza adequado. É muito importante usar produtos diluídos em água e nunca aplicar nenhuma substância de forma direta no porcelanato. Caso derrame algo no piso, faça o possível para limpar rapidamente.

Esse é um dos principais segredos para evitar manchas, principalmente na cozinha, onde o acúmulo de gordura pode deixar o porcelanato amarelado. A limpeza diária precisa ser feita com vassoura de cerdas extremamente macias ou aspirador de pó que cujo contato com o chão é mais suave.

No lugar de aplicar produtos de limpeza diretamente, faça uma solução com uma colher de sabão ou detergente neutro e adicione em cinco litros de água.

Em casos de gordura acumulada no piso, dê preferência para a água morna. Agora, basta passar o pano umedecido com essa solução no porcelanato e, em seguida, secar o chão com um pano seco.

Limpeza pesada 

O processo de higienização do porcelanato exige uma limpeza mais caprichada a cada 15 dias, aproximadamente. Para isso, o indicado é usar uma colher de sopa de saponáceo diluído em um balde de água. A aplicação deve ser realizada com um pano macio e um pano somente umedecido com água para finalizar.

Caso o ambiente tenha pouca circulação, a agenda de limpeza pesada contra manchas pode ser feita uma vez ao mês. Vale ressaltar que, sempre antes de usar qualquer produto no revestimento, é indispensável ler o rótulo e as indicações específicas para esse tipo de piso mais delicado.

Veja abaixo dicas para tirar manchas de porcelanato conforme o tipo de revestimento!

Polido

O porcelanato polido é um dos mais conhecidos do mercado. Ele apresenta alto brilho, mas também costuma ser bastante sensível em relação às manchas.

A limpeza ideal quando surgem as manchas é a mesma da rotina diária citada acima, com sabão neutro ou detergente, cinco litros de água e pano macio. No entanto, vale ficar de olho, pois o revestimento polido quando em contato com produtos que contêm alta concentração de potássio ou sódio pode sofrer alterações em seu brilho. Entre as principais substâncias que devem ser evitadas estão sabão em pó, ácidos, cera, soda cáustica e escovas. 

Esmaltado

Diferentemente do porcelanato polido, o esmaltado não exige um pano úmido para finalizar a limpeza. Sem contar que ele é mais resistente ao acúmulo de sujeiras, riscos e manchas de modo geral.

Os princípios da retirada de manchas também são baseados em sabão neutro diluído em água, porém a sua superfície consegue absorver a água sozinha. Como resultado, basta aplicar o pano macio úmido com a solução neutra e esperar secar.

Rústico

Esse tipo de porcelanato é muito comum em áreas externas, com decoração industrial, ou que tenham umidade, como piscinas, saunas, garagem ou box de banheiro.

Sua superfície é ligeiramente abrasiva e tende a ser mais resistente que outros tipos de porcelanatos. Para a limpeza de manchas é necessário usar a solução de saponáceo, não importa qual seja a origem da sujeira. Seja por tinta, frutas, graxa, ferrugem ou gordura, o processo consiste no saponáceo diluído no balde com água e pano macio para distribuição no chão.

Uma dica especial para o revestimento rústico é limpar o mais rápido possível, ou seja, assim que detectar a mancha. Quanto menos chances de deixá-la seca, mais simples será evitar riscar o chão na tentativa de limpá-lo corretamente.

Outro ponto sobre isso é que produtos com cristais ou materiais sólidos podem causar arranhões e nunca devem ser usados.

Pós-obra

Tirar manchas do porcelanato pós-obra traz uma série de dúvidas. É comum que o piso apresente algumas imperfeições após a bagunça gerada pela instalação.

Dessa maneira, o primeiro passo está em verificar se ainda existem materiais abrasivos na superfície. Como forma de cautela, o procedimento ideal envolve passar uma vassoura no local e logo depois um pano úmido. Assim, fica mais simples retirar resíduos de cimento ou areia que possam ter sido deixados. A primeira faxina caprichada deve ser em até 15 dias depois da obra.

Tinta

Ainda no processo de reforma da casa nova, por exemplo, pintar as paredes pode manchar o porcelanato. Para retirar esse tipo de mancha do piso, procure no mercado por removedores próprios para este tipo de revestimento.

Claro que existem outras opções consideradas mais pesadas que podem retirar a mancha deixada pela tinta. No entanto, nada garante que elas não vão desbotar ou danificar a beleza do revestimento no final do processo.

Já as manchas de giz de cera, lápis ou caneta devem ser removidas com um pano limpo ou esponja suave e aplicação de saponáceo cremoso.

O mais importante, contudo é prevenir. Além disso, nada de esperar para limpar a mancha depois: faça o possível para higienizar o piso assim que identificá-la e com as soluções adequadas para tirar manchas do porcelanato, sem danificá-lo.