Como transformar a decoração com o minimalismo

27 janeiro 2020

Sala decorada com home office e itens de decoração minimalista

A decoração é capaz de transforma qualquer ambiente, deixando-o mais sofisticado, bonito e aconchegante. Por conta disso, existem diversos estilos decorativos que a pessoa pode seguir, como: industrial, contemporâneo, moderno e minimalista — que vem ganhando grande destaque no mundo da arquitetura e conquistando cada vez mais espaço.

Sendo assim, o minimalismo pode ser uma ótima escolha para você que que deseja transformar a decoração do seu lar e ainda fazer uma renda extra se desapegando de alguns itens! É muito importante viver apenas com o essencial, e com isso, conseguir otimizar o espaço em sua casa e deixá-la ainda mais funcional e espaçosa.

Se você não conhece muito bem o estilo minimalista e como aplicar esse conceito em sua decoração, continue a leitura para conhecer um pouco mais deste estilo e descobrir quais as principais referências para poder aplicar em seu apê novo! Vamos lá?

O que é o minimalismo?

O minimalismo é considerado um movimento artístico e culturais que tem como principal característica o foco no essencial. O conceito possui muitas referência em diversos apartamentos quando pesquisamos sobre o tema nas redes sociais especializadas, como o Pinterest

A proposta é incentivar as pessoas a manterem nos ambientes apenas o essencial. A decoração inspirada no minimalismo conta com poucos elementos, cores mais sutis e formar geométricas que valorizem a arquitetura do local.

A decoração minimalista pode ser aplicada em qualquer lugar, você sabia? Tanto em casas, quanto em apartamentos. Já pensou em como esta tendência pode ajudar a valorizar ainda mais a decoração do seu apê da MRV? Seguindo a filosofia do "menos é mais", é possível transformar completamente um cômodo de sua casa com pequenas mudanças.

Mas saiba, que não é necessário você gastar dinheiro comprando objetos de decoração para aderir ao estilo minimalista em casa. Com a nossa ajuda e um pouco de criatividade, é possível reutilizar e reaproveitar elementos de sua atual decoração como elementos minimalistas.

Como aplicar esse conceito no seu dia a dia?

Para colocar em prática o conceito minimalista em prática, é bastante fácil! Pensando nisso, criamos exclusivamente para os nossos leitores do Blog da MRV, um passo a passo incrível que vai ajudar bastante a trazer o estilo minimalista para a decoração do seu apê!

Opte por cores e tons sóbrios

É muito importante utilizar cores mais sóbrias com bases neutras: aposte em cinza, branco, bege, azul e até mesmo preto. Os tons mais claros trazem a sensação de amplitude para o espaço, que também é ideal em uma decoração minimalista. Isso facilita inclusive a combinação entre os itens que compõem o ambiente.

Mas caso você prefira, também pode trabalhar com tons mais vivos e abertos. Neste caso recomendamos o equilíbrio da aplicação destas cores para não gerar um efeito muito carregado ou misturado demais.

Escolha o material certo

Outro passo fundamental é saber como escolher o material que vai compor sua decoração. O minimalismo não é baseado no requinte, no excesso de luxo ou na composição de diversos elementos. A proposta do estilo está no design inteligente de linhas retas, poucos móveis funcionais e materiais mais lineares.

Portanto, opte por um mobiliário com acabamento mais simples e bem definidos, em que a aparência inspire maior leveza ao ambiente. Além disso, você não deve ter muitos móveis, retirando tudo o que for excessivo para o cômodo.

Selecione bem os objetos

Os objetos também devem ser bem selecionados, pois eles devem seguir bem o conceito do minimalismo e as características do estilo.

É possível encontrar no mercado objetos de tamanhos variados, que estejam adequados ao tamanho exato do seu apê ou que atendam as suas necessidades. Há quadros com molduras simples e cores neutras, além de almofadas também em tonalidades mais básicas e vivas, com recortes mais retos. Com isso, é possível garantir uma combinação maior entre os itens do ambiente.

Aposte em uma boa iluminação

Outro componente muito importante para uma decoração minimalista é a iluminação, que deve ser bem pensada e planejada. A recomendação é sempre conciliar a luz natural com a iluminação artificial.

Uma dica para aplicar na prática é um bom jogo de luz, capaz de destacar poucos itens que estão compondo o ambiente, não o deixando carregado. Lustres, lâmpadas e luminárias devem ser também bem simples e seguir a mesma temática de linhas retas.

Inclua o verde na composição dos ambientes

Por fim, outra excelente aposta para a decoração minimalista é o verde nos ambientes. Inclua plantas para decorar o espaço, pois a a estampa floral traz mais vida a qualquer lugar, garantindo também um frescor. Sendo assim, escolher plantas bonitas e que harmonizem com o restante da decoração.

Quais são os princípios básicos do minimalismo?

Como já mencionamos anteriormente, o princípio básico do minimalismo está em ser essencial, básico e objetivo.

Portanto, para trazer o estilo e conceito para sua casa, o primeiro passo a dar é realizar uma avaliação sobre tudo o que possui atualmente, o que faz ou não sentido em continuar possuindo e depois destinar de maneira consciente os objetos que não pertencem mais ao seu novo estilo.

Mas caso deseje adquirir novas peças que componham seu novo estilo e façam mais sentido com o estilo minimalista, lembre-se, o importante em todo o processo de decoração, independente do tema, é trazer um pouco de sua personalidade para o processo.

Que características uma decoração minimalista traz?

Uma decoração minimalista sempre prioriza a simplicidade dentro do espaço. Mas isto não quer dizer que você precisa abrir mão de objetos ou itens de decoração que tenham algum significado sentimental para você. Na verdade, a proposta do minimalismo é justamente esta. trazer o significado de objetos e experiências para a rotina.

Com relação às cores e tonalidades que compõem o espaço, a base neutra é fundamental para uma decoração minimalista. Esses tons criam um ambiente mais simples e iluminado, o que é essencial para um cômodo receber poucos móveis e objetos de decoração.

O minimalismo também impacta bastante na praticidade para pessoas que têm a vida muito corrida pelas tarefas do dia a dia, uma vez que, quanto menos móveis no espaço, mais fácil fica para fazer uma limpeza e deixar tudo organizado.

Por fim, vale ressaltar que basta seguir passo a passo as dicas dadas acima para aplicar o conceito de decoração minimalista. Seu ambiente vai ficar bonito, sofisticado e muito bem organizado tendo apenas o mínimo necessário.

Gostou de aprender mais sobre o conceito do minimalismo e ver como ele pode ser aplicado em sua decoração? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essa ideia!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório