Como transformar a decoração da Varanda Gourmet de seu apê

29 novembro 2019

Sacada Gourmet do Residencial Porto Bahamas com churrasqueira e plantas

A varanda gourmet costuma ser um local de descanso e convivência indispensável em apartamentos. Perfeita para quem gosta de receber visitas e fazer confraternizações, a área pode comportar vários estilos de decoração.

Trata-se de um espaço que une sofisticação e praticidade e que, em muitos casos, acaba sendo o cômodo mais arejado e iluminado da casa, por ser mais aberto em comparação a outros ambientes.

Construindo uma varanda gourmet

Além dos móveis para varanda gourmet, há uma série de outros itens que compõem o ambiente. Um dos elementos mais comuns é a churrasqueira, que, mesmo em varanda de apartamento pequeno, faz toda a diferença.

Antes de começarmos a transformação do ambiente, é preciso considerar o tamanho do cômodo e analisar se as suas necessidades serão atendidas com uma churrasqueira elétrica ou portátil de mesa ou então com uma churrasqueira de parede.

Vale ainda considerar a instalação de uma coifa de teto, por exemplo, para limpeza e otimização do espaço, e de um forno, para maior comodidade e versatilidade ao cozinhar.

Outro ponto relevante é a bancada para preparo dos alimentos, que também depende do tamanho da varanda. O ideal é que ela fique próxima à churrasqueira e ao forno, pela praticidade e funcionalidade.

Quanto ao piso da varanda, tenha em mente um modelo fácil de limpar. Uma excelente opção é o porcelanato, que se encaixa em vários estilos de decoração e é um revestimento com boa durabilidade e resistência.

Para receber convidados em casa, vale investir em mesas de jardim ou para varanda em madeira, que deixam o ambiente mais aconchegante. Outra maneira de conquistar um espaço mais descontraído, é você investindo em cadeiras coloridas.

Outra boa dica é escolher futons e puffs, que oferecem aconchego e personalidade ao ambiente, ou mesmo um sofá, que pode deixar sua varanda ainda mais confortável e elegante. Mas lembre-se de que espaços abertos exigem móveis duráveis e resistentes às intempéries.

Como a ideia é ter um espaço para momentos descontraídos, vale adquirir um frigobar para vinhos e outras bebidas, ou então uma cervejeira, ideal para manter a cerveja na temperatura adequada.

Para garantir o conforto do espaço, a iluminação também deve ser considerada, principalmente para o uso da varanda à noite. Isso porque, durante o dia, você pode abusar da luz natural, mas, no período noturno, as lâmpadas e lustres devem refletir o estilo do ambiente e também iluminá-lo.

Dicas para varanda gourmet pequena

Mesmo que você more em apartamento pequeno, é possível ter uma varanda gourmet na sua casa - o segredo está na organização e na otimização do espaço. Por isso, pense nos itens e elementos que são essenciais e tenha em mente a multifuncionalidade do cômodo.

Vale considerar portas e janelas de vidro, que ajudam na iluminação e na ampliação do espaço, além de deixar o cômodo mais sofisticado. Para transmitir ainda mais o efeito de amplitude, invista em espelhos decorativos, que trazem também um ar requintado para a decoração.

Outra dica é garantir detalhes em verde, com plantas e flores na varanda gourmet. Além de deixarem o cômodo mais bonito, elas passam a ideia de aconchego.

Se quiser valorizar ainda mais a área, opte por fazer uma horta ou fazer um jardim vertical no seu apê, que otimizam o espaço e valorizam a decoração.

Mas se você preferir ampliar o ambiente, é importante deixar o piso da sala e da varanda nivelados, para que seja transmitida a impressão de que são um mesmo cômodo e, portanto, maior. Além disso, garanta que haja um espaço de 60 cm para livre circulação.

Outro detalhe é medir cada canto da área gourmet e considerar essa informação na hora de comprar os itens, incluindo eletrodomésticos e eletroportáteis, além de móveis e objetos de decoração. Vale lembrar que equipamentos modernos e tecnológicos oferecem praticidade e sofisticação.

Por fim, a instalação de armários e gabinetes contribui também para a organização e a otimização do local, já que garantem o armazenamento adequado dos itens. Se preferir, aposte em móveis planejados, que permitem utilizar de maneira inteligente cada espaço.

Anote todas essas dicas e comece agora mesmo a renovar seu ambiente! Seu apartamento pode ficar ainda mais estiloso com uma varanda gourmet.

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório