Os espelhos na decoração são indispensáveis, principalmente, em ambientes compactos, pois geram sensação de amplitude e proporcionam novas perspectivas para apartamentos pequenos. Continue lendo e aprenda como usá-los na sua casa.

espelhos na decoração 1

Versatilidade, beleza e funcionalidade, o trio de sucesso dos espelhos na decoração

De acordo com a designer de interiores Flaviane Pereira Rezende e a arquiteta Márcia Coimbra, o espelho é um artificio indispensável e versátil, pois é um item da decoração que transmite a sensação de amplitude, preenche paredes, multiplica a luz e ainda confere beleza à ambientação. Por isso, o acessório cabe em qualquer lugar da casa e pode ser utilizado com diferentes objetivos, sejam para valorizar objetos, auxiliar na iluminação e também deixar o apartamento funcional.

Aproveite os benefícios dos espelhos na decoração do seu apê

Tendo cuidado com o reflexo, o uso do espelho está liberado para qualquer ambiente da casa. Contudo, é importante observar algumas peculiaridades. Uma delas é em espaços criados para proporcionar momentos de relaxamento. Nestes casos, a disposição de itens reflexivos próximos uns dos outros pode ser prejudicial.

A forma mais certeira de usá-lo é cobrir uma parede inteira, remetendo a algo mais clássico, ou posicioná-lo de forma estratégica no ambiente, de um jeito despojado.

Um detalhe importante: atente-se ao que o espelho irá refletir. Por mais simples que isso pareça, muitas vezes não notamos que a imagem que aparece no reflexo pode ser a do banheiro ou de algum espaço que você não queira destacar.

Combinando os itens do ambiente

As cores dos espelhos são uma parte importante quando se faz a aquisição do produto. Leve isso em consideração na hora de inseri-lo na decoração da sua casa, pois ele deve ser um complemento da decoração. Outra dica: use as paredes opostas para ampliar o espaço.

As profissionais lembram ainda que é importante se atentar a modelos e molduras, já que a gama oferecida pelo mercado é infinita e esta escolha pode interferir no resultado da decoração.

Para quem prefere um ar mais vintage, por exemplo, elas indicam espelhos circulares ou ovais e até mesmo os modelos retrô, que ajudam a compor o visual. Já os espelhos com molduras espelhadas ou em materiais nobres, como folhas de ouro ou madeiras laqueadas, produzem uma certa sofisticação, enquanto os espelhos com fibras ou sem molduras dão um ar despojado e transformam o ambiente em um espaço moderno.

Seja simples ou sofisticado, grande ou pequeno, todo espaço pode ganhar um toque a mais de beleza, funcionalidade e personalidade com espelhos na decoração. Pronto para escolher o seu?