9 motivos para você comprar seu primeiro apartamento!

15 junho 2022

2 comentários
Casal de jovens planejando a reforma do primeiro apartamento na planta

Muito mais que sair do aluguel, esse passo envolve a construção do seu próprio patrimônio, que, inclusive, tende a se valorizar com o passar do tempo. Vale lembrar do adicional de conforto e a segurança de poder desfrutar do cantinho personalizado conforme as suas preferências.

Continue lendo e conheça os 9 motivos para você tomar a melhor decisão ao comprar o primeiro apartamento!

Conheça os motivos para comprar seu primeiro apê

Se você ainda não se convenceu de que comprar o primeiro apartamento é um bom negócio, precisa conhecer os diversos benefícios relacionados a essa conquista. Segue uma lista com os principais motivos que vão mudar a sua opinião de uma vez por todas.

1. Construção de patrimônio

Quem não deseja ter o seu dinheiro aplicado em investimentos seguros e duráveis, não é mesmo? Por conta disso, é comum que as pessoas pensem no mercado imobiliário para construir patrimônio e investir em uma aplicação de baixo risco.

Mesmo que, no futuro, você decida não viver mais no imóvel comprado, é possível obter bons lucros ao disponibilizá-lo para outras pessoas, na forma de aluguel ou venda.

Assim, uma das grandes vantagens de ter um apartamento é a possibilidade de ele proporcionar uma boa rentabilidade.

2. Sair do aluguel

Embora alguns especialistas afirmem que, dependendo das suas condições financeiras, viver em um imóvel alugado é um bom negócio, muitas pessoas não concordam e consideram uma ideia ruim investir o próprio dinheiro em algo que não trará retorno.

Isso porque, com o valor pago em aluguel, é possível quitar as prestações de um financiamento imobiliário. Além do mais, caso você decida se desfazer do apartamento, é possível recuperar o dinheiro investido, o que não ocorre com quem mora de aluguel.

3. Personalização do imóvel

Para muitas pessoas, viver em uma casa que tenha a sua cara não tem preço. Quando você ocupa um apartamento alugado, precisa pedir autorização ao proprietário sempre que for realizar uma modificação no imóvel. Considere, ainda, o fato de não compensar fazer um alto investimento em algo que não é seu.

Ao comprar seu primeiro apartamento, você terá a liberdade de viver em um lugar exclusivo, com os acabamentos que mais têm a ver com o seu gosto e o da sua família.

Caso o edifício tenha condições estruturais para tal, é possível personalizar o ambiente e decorá-lo da forma que quiser.

4. Valorização

É bem provável que você não investirá o seu dinheiro em qualquer imóvel, correto? Antes de fazer a compra, sempre é bom pesquisar muito para diminuir as chances de fazer um negócio que não compensa.

Com os devidos cuidados, serão grandes as possibilidades de uma boa valorização do empreendimento. No entanto, é bom lembrar que os investimentos imobiliários permitem melhores ganhos em médio e longo prazo. Além disso, o lucro costuma estar ligado a diversos fatores.

5. Conquista de um sonho

Você sabia que, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e o Censo de Moradia QuintoAndar, 87% dos brasileiros têm o sonho de consumo de comprar um imóvel?

E isso não é por menos, pois é necessário um bom planejamento financeiro para transformar o desejo em realidade.

Dessa forma, ao comprar o seu primeiro apartamento, provavelmente, você se sentirá como um vitorioso. Essa conquista trará grande satisfação pessoal, além de proporcionar uma sensação maior de tranquilidade para toda a família.

6. Segurança

Além da agradável sensação de viver em algo que está em seu nome, ainda existe o fator segurança que fala mais alto ao morar em um apartamento.

Em uma casa alugada, por exemplo, a gente nunca sabe quando o proprietário pode ter um imprevisto ou mudar de ideia em relação ao encerramento do contrato.

Ou seja, do dia para noite, você e sua família podem ter que remanejar tudo e se mudar. No seu imóvel, no entanto, não existe esse tipo de preocupação, já que não há negociação entre imobiliária e proprietário.

Assim, caso seja necessário encontrar outra opção de moradia no futuro, todos ganham tempo suficiente para amadurecer a ideia e passar pelas etapas com tranquilidade.

7. Mais economia

Ao morar em um condomínio, fica mais simples fazer uma série de economias financeiras ao longo dos anos. Isso porque a própria estrutura interna toma o lugar de diversos passeios que a família faria nos finais de semanas ou durante as férias, por exemplo.

O melhor caminho é procurar um local que atenda todas as necessidades de sua família. Se você tem filhos que ainda são crianças, dê preferência aos espaços amplos, que permitem atividades ao ar livre.

Para os adultos, o condomínio pode oferecer programas que também representam alívios no orçamento, como academia e SPA, além da divisão dos gastos com a equipe de limpeza das áreas externas.

Outro ponto é que, ao chegar a um prédio bem estruturado, não será necessário instalar câmeras de segurança.

8. Área de lazer

Uma boa área de lazer agrega muito valor ao imóvel e ainda melhora a qualidade de vida de sua família. Na prática, poder relaxar depois de um dia estressante de trabalho ao ar livre, no salão de jogos ou assando uma carne na churrasqueira, é um diferencial na compra do primeiro apartamento.

Também é uma forma de passar tempo de qualidade com a sua família ou os amigos em atividades personalizadas.

Vale reforçar que, ao garantir a segurança externa e a boa convivência com os vizinhos, você ainda ganha uma rede de novos amigos.

9. Excelentes localizações

Ao procurar pelo apartamento ideal, priorize uma opção de construtora que se preocupe com cada detalhe da experiência de seu cliente.

Dessa maneira, existe a possibilidade de desfrutar de projetos situados em locais rodeados por boas escolas, com comércios próximos e atendimento na área da saúde.

O grande diferencial, nesse caso, está em conseguir pensar no futuro, morando em um bairro agradável e que apresenta oportunidades para evoluir.

Ao contar com esse tipo de suporte, também fica muito mais simples programar as atividades do dia e otimizar o tempo.

Saiba como e por que você deve se planejar

O planejamento é fundamental para alcançar qualquer objetivo, e para a aquisição de um imóvel a história não é diferente.

Afinal de contas, adquirir um empreendimento não é apenas pagar. Existem outros elementos que precisam ser considerados antes da escolha. Sendo assim, confira como se preparar e a importância de cada passo que listamos abaixo.

Defina suas prioridades

Antes de começar a procurar pelo imóvel dos sonhos, é preciso definir estrategicamente quais são as características que ele precisa ter para atender, de fato, às expectativas da família.

Para isso, responda algumas perguntas, como: qual o tamanho ideal do empreendimento, quantos quartos ele deve ter, o número adequado de vagas na garagem, se é importante abrigar uma área com churrasqueira, se a cozinha precisa ser compartilhada com a sala de jantar, entre outros detalhes.

Reflita até sobre as condições do imóvel, definindo se deve ser novo ou pode ser usado. Além disso, é importante verificar alguns requisitos externos da construção, como localização, se existem muitas alternativas de transporte público próximo ao local, academias, restaurantes, padarias, escolas etc.

Coloque um limite nos seus gastos

Definidas as prioridades, é hora de estipular o valor limite que poderá ser desembolsado para a aquisição da moradia.

Assim, algumas unidades já podem ser descartadas da lista, poupando o seu tempo. É importante salientar que, além do custo do empreendimento, existem outros gastos extras que precisam ser realizados com o registro do imóvel.

A possibilidade de fazer pequenas reformas ou reparos antes da mudança também precisa ser considerada, já que gera despesas.

Esses gastos extras podem representar cerca de 4 a 6% do valor da propriedade. Somente o ITBI, por exemplo, representa um montante de, aproximadamente, 2 a 3%.

Defina a forma de pagamento

A forma mais comum de comprar um imóvel é por meio do financiamento ou do consórcio imobiliário. Para fazer a melhor escolha, a dica é ir aos bancos de sua cidade e conversar com o gerente para obter o maior número de informações possível.

Depois de reunir todos os dados que você precisa, basta estudar e determinar a melhor proposta dentro da sua realidade.

Pronto, agora você já sabe quais são as principais vantagens de comprar o primeiro apartamento e como se planejar para conquistar o imóvel dos seus sonhos.

Esse investimento é o passo que garante mais qualidade de vida e segurança, tanto para você quanto para a sua família. Então, não deixe de pesquisar e estudar cada uma das opções, abraçando a melhor oportunidade que surgir.

E então, gostou das informações que preparamos especialmente para você neste conteúdo? Se chegou até aqui e se convenceu de que está na hora de adquirir o seu primeiro apartamento, que tal assinar a newsletter da MRV Engenharia para ficar por dentro das melhores soluções para realizar o sonho da casa própria? Aproveite para manter contato!

Comentários

alexandre de albuquerque lins
alexandre de albuquerque lins disse: 28 maio 2022
estou querendo compra um apartamento
MRV
MRV disse: 06 junho 2022
Olá, Alexandre. Tudo bem?
Vamos te ajudar a realizar este sonho. Acesse nosso WhatsApp para que nossa atendente virtual MIA, possa te ajudar a escolher o imóvel ideal na sua região e também fazer a simulação gratuita do seu financiamento. Aguardamos o seu contato!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório