Comprar o primeiro imóvel: 6 formas de acertar e encontrar o lar perfeito  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Comprar o primeiro imóvel: 6 formas de acertar e encontrar o lar perfeito

24 agosto 2017

Quem nunca desejou realizar o grande sonho de comprar o primeiro imóvel? Livrar-se do aluguel e ter seu patrimônio está no topo da lista de desejos de muitos brasileiros.

Nada valoriza mais, nos dias de hoje, do que o investimento imobiliário. Além disso, saber que seu dinheiro está sendo investido em algo realmente seu é maravilhoso. Isso significa uma grande segurança para você e toda sua família.

Porém, é necessário muita cautela e pesquisa para compreender como funciona um financiamento, desde sua negociação até as parcelas que futuramente serão pagas.

Pensando no quanto esse momento é decisivo na sua vida, detalhamos abaixo algumas formas de acertar e encontrar o seu lar mais rápido e com menos estresse. Confira!




1. Faça um planejamento para comprar o primeiro imóvel

Para não acabar dando um passo maior do que as pernas, se programe.

Decida quanto irá gastar — incluindo os gastos com documentação e decoração — e planeje o valor da entrada. Para isso, guarde dinheiro mensalmente.

Não deixe também de calcular quanto da sua renda pode ser comprometida por um período considerável de tempo e, acima de tudo, não tenha preguiça de pesquisar!

Lembre-se que todo dinheiro economizado no processo é extremamente bem-vindo.

2. Entenda como funciona o financiamento

No financiamento, o banco quitará a quantia total ao proprietário do imóvel. Sendo assim, você terá que efetuar o pagamento da dívida ao banco com uma entrada e o restante em parcelas. 

Detalhes como taxas de juros cobradas, valor que poderá ser financiado e duração dos contratos, são exemplos do que deve ser estudado previamente para escolher o banco ideal.

Atente-se também aos documentos necessários: RG, CPF, comprovantes de estado civil e renda. Este último indicará sua capacidade de pagamento das prestações, visto que o valor delas não deve ultrapassar 30% da renda familiar bruta.

Será feita uma análise cadastral para verificar seu nome no SERASA e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Parece difícil? Mais abaixo falaremos de um programa que vai simplificar tudo pra você!

3. Dê a maior entrada possível 

Um esforço para financiar o menor valor vale muito a pena!

Quanto maior a entrada, mais suaves serão as parcelas (pois os juros serão consideravelmente reduzidos) e menor será o prazo de quitação.

Faça as contas. Veja a diferença com um valor de entrada e outro e tire suas próprias conclusões sobre o que compensa mais na sua situação.

4. Escolha um tamanho adequado para o seu imóvel

Decidir o tamanho ideal do imóvel não é um mero detalhe da compra. Além disso, muitas particularidades devem ser levadas em consideração.

Reflita sobre quantos quartos serão necessários. Você pretende ter filhos? Animais? Sua família vai crescer ou seus filhos já estão pensando em se mudar?

Avalie bem a metragem para não correr o risco de precisar vender o imóvel rapidamente.

5. Pense bem na região que irá morar

Observe a vizinhança, os comércios do bairro e veja se está de acordo com as necessidades e expectativas da sua família.

Vale frisar que a vizinhança influencia muito no orçamento familiar. Custos básicos como alimentação, transporte, vestuário e escola podem divergir consideravelmente.

6. Conheça o programa Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida (MCMV) é uma iniciativa do Governo Federal que auxilia famílias de baixa renda a comprarem seu imóvel, oferecendo condições atrativas de financiamento.

Algumas das vantagens do programa que mais se destacam são:

  • menor taxa de juros do mercado;
  • financiamentos que abrangem áreas urbanas e rurais;
  • locais específicos nos municípios com atendimento especializado.

Em alguns casos, é possível ter até 90% do valor do imóvel custeado pelo Programa. O restante é financiado em leves parcelas de, no mínimo, 80 reais e, no máximo, 270 reais. Quantas vantagens, não?

Para concretizar esse sonho tão especial de comprar o primeiro imóvel, pesquise sem pressa. Faça os cálculos, converse com sua família, leia mais sobre o MCMV, se programe e poupe dinheiro.

Gostou do nosso post? Que tal ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário e promoções que vem por aí? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório