Confira 4 vantagens do financiamento imobiliário  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Confira 4 vantagens do financiamento imobiliário

26 janeiro 2018


Já há um bom tempo o financiamento imobiliário vem se consolidando como a porta de acesso preferida dos brasileiros para o sonho do imóvel próprio. Mais do que isso: em muitos casos, financiar é a única opção acessível a quem deseja ter um cantinho para chamar de seu.

Se você ainda está em dúvida, não deixe de ler este artigo até o final. Apresentaremos a seguir 4 vantagens do financiamento imobiliário para quem quer sair do aluguel e construir seu patrimônio. Confira!

1. Prazos longos e prestações decrescentes

A combinação dos dois fatores contribui para que uma parcela maior da população possa financiar um imóvel. Um deles é o prazo dilatado, que pode chegar a 35 anos em alguns casos e faz com que o valor pago mensalmente seja menor, cabendo no bolso do comprador.

A possibilidade do pagamento em prestações com valor decrescente é outra grande vantagem do financiamento, já que o sistema SAC é aplicado na maioria das vezes. As parcelas iniciais são maiores, compostas majoritariamente de juros, que vão diminuindo com o tempo, garantindo um alívio no orçamento ao longo dos anos.

Além disso, em vários tipos de financiamento é possível utilizar os recursos do FGTS. O valor pode servir tanto para aumentar o valor da entrada quanto para liquidar parcelas ou abater o saldo devedor. Assim, você pode terminar os pagamentos mais rapidamente.

utilização do FGTS é disciplinada por regras próprias estabelecidas pelo governo.

2. Disponibilidade do imóvel

Existem outras opções para quem quer sair do aluguel, como entrar em um consórcio ou juntar dinheiro para comprar à vista. Para quem valoriza a qualidade de vida, entretanto, uma das grandes vantagens do financiamento imobiliário é a possibilidade de dispor do imóvel mais rapidamente do que nas outras modalidades.

Caso você financie um imóvel pronto, poderá se mudar a partir do momento em que o contrato for assinado. Nos imóveis em construção, a entrega das chaves ocorre logo após a conclusão da obra. Em ambos os casos você estará investindo em algo que é seu e deixando o aluguel para trás de uma vez por todas.

3. Construção do patrimônio

Muitas pessoas se assustam com a duração do financiamento imobiliário, mas se esquecem de um detalhe importante: ao contrário do que acontece no aluguel, o dinheiro que você investe no pagamento das prestações está sendo empregado no seu próprio patrimônio.

Tente se imaginar morando de aluguel pelos próximos dez anos, por exemplo, e faça uma estimativa do quanto será gasto sem qualquer perspectiva de retorno. Mesmo sem considerar a correção monetária, os números impressionam e deixam clara a enorme vantagem do financiamento nesse aspecto.

4. Personalização do ambiente

Se você mora de aluguel há algum tempo, certamente já percebeu o quanto faz falta a liberdade de deixar o imóvel do jeitinho que gostaria. Na maior parte dos casos, as mudanças precisam do aval do proprietário, que pode simplesmente negar a permissão.

No seu imóvel financiado você pode fazer as melhorias que desejar, decorando o ambiente de acordo com o seu gosto. Além disso, vale lembrar que você estará investindo no que é seu em vez de ter que pagar (conforme o acordo com o proprietário do imóvel alugado) por algo que vai usufruir temporariamente.

Agora que você conhece as principais vantagens do financiamento imobiliário, que tal começar a se organizar para adquirir o seu imóvel? Assine nossa newsletter e receba, em primeira mão, dicas e informações que vão ajudar você a realizar o seu sonho!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório