Fique por dentro das profissões do futuro para o pós-pandemia

30 julho 2020

Profissões do futuro para se pensar no pós pandemia

O isolamento social causado pela pandemia de COVID-19 impactou diretamente muitas empresas, e isso já tem causado efeitos no mercado de trabalho que há muito tempo vem se transformando a cada dia. De fato, as profissões do futuro prometem revolucionar a forma como os profissionais atuam e também o comportamento dos clientes depois de passar pela experiência de fazer tudo digitalmente.

O melhor caminho, nesse caso, é buscar o máximo de informações possível para sempre se manter atualizado em relação às oportunidades disponíveis. Como resultado, fica mais simples enxergar formas de se reinventar para empreender quando necessário, não importa quais sejam os desafios enfrentados.

Quer saber mais? Vamos mostrar quais são as principais profissões do futuro depois da pandemia de COVID-19. Acompanhe.

Assessor de investimentos

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus pegou muitas pessoas de surpresa, o que as levou a ter mais interesse em investir seu dinheiro de maneira segura. Por esse motivo, o assessor de investimentos vai ganhar ainda mais espaço no mercado, especialmente pela possibilidade de trabalhar por conta própria.

A principal função desse profissional é orientar as escolhas na hora de fazer aplicações financeiras. Além disso, o assessor de investimentos também ajuda as corretoras a vender mais produtos. Para exercer essa função, é preciso ter autorização da Comissão de Valores Mobiliários. Vale destacar que a renda do profissional varia conforme a quantidade de vendas realizadas e a demanda de trabalho.


Profissional de cibersegurança

A cibersegurança é uma necessidade cada vez mais importante no mundo em que vivemos hoje. No período pós-pandemia, então, essa questão terá destaque dobrado, pois muitas empresas prometem permanecer no sistema home office e fazer todas as transações importantes por meio digital.

Esse tipo de profissional é responsável por garantir que as redes fiquem protegidas de possíveis ataques externos. Veja, a seguir, alguns exemplos de serviços realizados:

  • uso correto de firewalls;
  • criptografia de dados e sistemas de detecção de comportamento suspeito na rede;
  • remanejamento de sistemas e dados para repelir spywares;
  • detecção de vírus, hackers e outras ameaças digitais.

Esse consultor tem sido muito procurado por empresas gigantes do mercado para proteger seus dados. Afinal de contas, expor informações dos clientes e não garantir a segurança de transações online representam prejuízos gigantescos. Isso interfere não só na saúde financeira da empresa, mas também na sua imagem justamente em um momento em que as pessoas precisam fazer tudo de casa.


Técnico em telemedicina

A telemedicina facilitou muito a vida de quem precisa conversar com um médico durante o isolamento social causado pela COVID-19. Na prática, trata-se de um atendimento virtual com um especialista de saúde no qual ele tira todas as dúvidas do paciente e até mesmo faz diagnósticos.

Dessa maneira, o técnico em telemedicina atua oferecendo suporte ao médico que precisa se comunicar com os pacientes por meio de uma plataforma específica ou redes digitais de conversa.

A prática da profissão é consideravelmente nova, mas ganhou muita força durante a pandemia. O profissional precisa de formação em cursos ligados às tecnologias de comunicações e estar sempre em dia em relação às atualizações digitais para prestar suporte adequado aos médicos.


Profissional de customer experience

Você sabe o que faz um profissional de customer experience? Esse profissional é responsável por um complexo processo que compreende a relação de uma empresa com seus clientes, especialmente durante o pós-venda.

Com consumidores cada vez mais conscientes sobre seus direitos e com o poder das redes sociais de influenciar na decisão de compra, esse tipo de preocupação se torna cada vez maior. Sendo assim, o profissional de customer experience precisa buscar novos canais de comunicação, ficar atento às possíveis falhas no processo e identificar formas de engajar o cliente a longo prazo.

Além disso, esse profissional precisa ser muito bem treinado para lidar com resoluções de crises que possam acontecer com trocas de produtos, danos ou outros problemas que comprometam a credibilidade da empresa no mercado.


Desenvolvedor de aplicativos

Em um mundo cada vez mais digital, é natural que o desenvolvedor de aplicativos seja considerado um dos profissionais do futuro pós-pandemia. Pare para pensar e avalie quantas coisas você faz por meio de aplicativos no dia a dia, especialmente durante a quarentena. Praticamente tudo, concorda?

Dessa forma, a profissão promete se destacar ainda mais para otimizar a experiência dos clientes e fortalecer as marcas. O desenvolvedor precisa ter domínio das técnicas e linguagens de programação. Além disso, ainda executa a manutenção de sistemas ao fazer eventuais correções.


Analista de Big Data

O analista de Big Data é responsável por avaliar dados e processos internos com a intenção de assegurar rentabilidade e segurança para as empresas. Outra tarefa importante é fazer comparações estratégicas ao interpretar um grande volume de dados e apresentar soluções inovadoras. Aqui, o que deve ser levado em consideração é o que o profissional faz com a quantidade de dados que tem em mãos.

Como tudo isso está diretamente relacionado à redução de custos, cada vez mais companhias precisam dos serviços desse profissional. Existem diversos cursos conceituados que trazem profissionais seguros e bem preparados ao mercado de trabalho. No entanto, essa função exige estudo constante e atualizações sobre mudanças na área.


Plataforma Mão na Roda

Além das profissões em alta no período pós-pandemia, as soluções práticas para facilitar o aumento da renda e o desenvolvimento de atividades de trabalho também serão muito procuradas. Um bom exemplo disso está na plataforma Mão na Roda, criada pela MRV Engenharia. Seu principal objetivo é oferecer um novo jeito de empreender ao criar oportunidades de trabalho de maneira completamente digital e gratuita.

Na prática, a plataforma conecta pessoas que desejam disponibilizar serviços com quem precisa contratá-los. Por exemplo, se você está procurando por um encanador para consertar o banheiro e não conhece ninguém de confiança, a plataforma ajuda nessa missão e ainda faz a ponte de contato entre vizinhos.

Vale ressaltar que a Mão na Roda possibilita o cadastro dos mais diversos tipos de negócios e ajuda as pessoas a se reinventarem em um momento tão complicado como o atual.


As profissões do futuro já são uma realidade no mercado e todos precisam conhecê-las para se atualizarem sobre as oportunidades no mundo pós-pandemia. Dessa maneira, o mais importante é descobrir formas de se reinventar com um olhar estratégico em relação à sua área de atuação.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a MRV e conheça as oportunidades da plataforma Mão na Roda.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório