Conheça o charme da decoração clean | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Conheça o charme da decoração clean

05 março 2018


Você sabia que é possível proporcionar leveza, funcionalidade e sofisticação nos ambientes de sua casa apenas utilizando o conceito simplista do “menos é mais”? Existem vários jeitos de construir um espaço utilizando essa ideia, sendo a decoração clean uma das mais utilizadas.

A partir dela, é possível criar espaços organizados e que aparentam ser maiores do que realmente são. Afinal, além de evitar o uso excessivo de ornamentos que sobrecarregam o ambiente, esse tipo de decoração utiliza linhas retas para proporcionar amplitude.

Quer deixar sua casa com características clean e ainda não sabe por onde começar? Continue a leitura deste texto e aprenda algumas dicas para deixar sua casa mais aconchegante.

O que é a decoração clean?

A decoração clean tem como principal atributo a sofisticação. É um estilo que pede linhas retas e poucos objetos, fazendo com que os espaços pareçam maiores. Outra característica é o uso de cores predominantemente neutras, as quais também transmitem a sensação de amplitude e aconchego.

Esse estilo é marcado pela funcionalidade. Isso porque, com poucos objetos é possível construir certa disposição de modo que, quando algo está fora de lugar, é facilmente perceptível.

Esse ponto é muito bom pra quem deseja manter a casa organizada e com visual mais moderno. A grande vantagem do estilo clean é que ele pode ser facilmente aplicado em qualquer lugar, bastando ficar atento às composições utilizadas em sua casa.

Como é feita?

Com essa decoração, as paredes recebem cores claras (brancas, tons pastéis, gelo, palha e areia), com isso, o ambiente ganha amplitude. Também recomenda-se o uso de tais tonalidades no piso. Já o teto deve ser deixado sem muitos detalhes.

Outra diretriz da decoração clean é aproveitar ao máximo a iluminação natural, por meio de grandes janelas de vidro e cortinas claras com tecidos leves, por exemplo. Quanto à iluminação artificial, pode-se apostar em luminárias pontuais ou luzes embutidas, resultando em um ambiente mais aconchegante.

Os móveis devem ser práticos, modernos e de tonalidades claras. Eles deverão possuir linhas retas e sem muitos detalhes. Quanto aos tapetes, tanto faz se eles forem felpudos ou estampados. O ideal é que eles possuam o mesmo padrão dos móveis e com cores claras.

Outra boa dica é utilizar o contraste do uso do tom sobre tom entre os móveis, os tapetes e os objetos decorativos. Para valorizar ainda mais o espaço, abuse do uso de peças de vidro. Invista nesse material tanto nos acessórios, quanto nos detalhes dos mobiliários, como prateleiras.

Quais os cuidados com o estilo clean?

Caso a construção do ambiente não seja bem realizada, existe grande possibilidade de ela parecer sem vida, devido ao uso de cores claras e em tom sobre tom. Para que isso não ocorra, tenha em mente que a utilização de cores vivas em alguns pontos estratégicos podem fazer toda a diferença. Apesar de a decoração clean pedir composições neutras, nada impede o uso de tonalidades mais quentes.

O ideal é definir uma base neutra, como o branco, o cinza ou o preto, e colocar pontos de cor em destaque. Pode-se também fazer uma composição com quadros em tonalidades diferentes de uma mesma cor, mesclando-os com a base neutra. Para trazer uma sensação de maior leveza ao espaço, aconselha-se colocar uma planta em local estratégico.

Qualquer ambiente pode ser decorado utilizando os conceitos da decoração clean, pois a grande vantagem desse estilo é sua versatilidade. Colocando em prática nossas dicas, é possível deixar sua casa mais sofisticada e aconchegante, entretanto, é necessário ficar atento aos detalhes e às composições empregadas.

Se você gostou do post e gostaria de ler outros como este em primeira mão, curta nossa página no Facebook e não se esqueça de deixar seu comentário.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório