Conheça o significado das cores na decoração

31 janeiro 2022

Casal pintando a parede do apartamento de azul

Ao montar paletas de cores na decoração de sua casa, é importante saber quais estímulos sensoriais cada uma delas traz.

Eles são importantíssimos e influenciam muito no ambiente e até nas emoções das pessoas que frequentam o local, podendo provocar desde sensações relaxantes até estimular a criatividade.

A simbologia das cores é muito utilizada no marketing, no design de interiores e no feng shui. O importante é escolher as que mais combinam com você e com o seu estilo de vida, deixando o ambiente bonito e confortável.

Ficou interessado nesse assunto? Se você quer saber mais sobre o significado das cores na decoração e quais os estímulos provocados por cada uma delas, continue a leitura e confira nosso guia!

Qual o significado das cores na decoração?

As cores têm uma forte influencia não só no humor das pessoas, mas também interferem, por exemplo, no nosso apetite.

Pare um minuto para reparar e observe como os principais restaurantes de fast-food têm vermelho e amarelo em sua logo.

Isso porque em estímulos de percepção, as duas cores potencializam a fome e permite que os clientes achem os pratos mais interessantes e aumentem as vendas.

Já as clínicas de saúde costumam priorizar o verde-água, azul e variações de cinza.

A ideia, aqui, é transmitir um ambiente tranquilo e confiável. Além dessas conexões com nosso sistema neurológico, existem também os incômodos visuais.

Isso porque muitas cores vibrantes no quarto costumam deixar as pessoas mais dispersas e dificulta o relaxamento, o que automaticamente prejudica o sono.

Azul

O azul remete a ideias diferentes de acordo com a intensidade do tom escolhido. Tons mais claros, como o azul-celeste e o azul bebê trazem tranquilidade, relaxamento e calma. São as cores ideais para paredes e objetos em quartos de dormir.

Já os azuis mais escuros, como o petróleo e o cerúleo, se relacionam ao mar e ao frio. Se você gosta de decoração em estilo náutico, aposte em objetos e móveis em navy blue.

Uma parede em tom de azul mais escuro na cabeceira da cama e todas as outras pintadas em branco ou variações de tons claros traz um equilíbrio interessante para o quarto.

Uma forma de deixar tudo mais aconchegante é usar esse mesmo tom de azul em objetos pontuais. A manta da cama, o abajur, um tapete ou o criado com uma proposta moderna.

Em espaços mais compactos, o azul mais claro traz um toque suave e calmo que tem tudo a ver com o contraponto com o branco e um toque de verde-água.

Modernidade

A mistura dos tons suaves, como azul, verde-claro e cinza, pode ser feita de maneira criativa com excelentes resultados no conforto visual.

Uma sugestão bacana que traz a percepção de amplitude em ambientes compactos é pintar as paredes com uma tonalidade suave até um pouco mais da metade e deixar o restante em tons claros.

Como se fosse uma espécie de borda. Quando a proposta decorativa foca na modernidade ou é um quarto mais elegante, uma listra com tinta chumbo ou preta pode fazer um contorno nessa divisão.

O resultado, certamente, é um monocromático intenso sem perder a suavidade tão importante para que o quarto fique aconchegante na medida certa.

Sala de estar e banheiro

Além de tranquilidade e suavidade, o azul também pode ser usado na sala de estar e no banheiro. Claro que com cautela e em propostas diferentes.

Por associarmos ao mar e a imensidão, o azul mais escuro gira em torno de sabedoria e liberdade em alguns ambientes. Dessa forma, contribui para o equilíbrio emocional, sem citar que é muito elegante.

Em uma sala com tons claros como predominantes, um sofá azul escuro com almofadas beges costuma ficar muito bem.

Em combinação com madeiras claras, o azul traz uma proposta moderna, cheia de estilo e personalidade. Vale lembrar que caso você tenha um escritório em casa ou um cantinho de estudo, o azul é excelente para a concentração.

Vermelho

O vermelho é uma cor que transmite personalidade e intensidade. Além dos estímulos do apetite, como citamos acima, fica ótimo para sofás e principalmente em cozinhas quando combinado estrategicamente.

Vários tons de vermelho podem ser utilizados. O vermelho mais vivo transmite energia, enquanto vermelhos escuros como o vinho e o carmesim trazem muita elegância e sofisticação.

O vermelho é importante também na hora de potencializar a decoração. Então, fica bem ter toques da tonalidade em ambientes de interação da casa.

Na cozinha, contrapontos de azulejos vermelho e branco é uma ideia bem diferente e cheia de personalidade que dá um toque charmoso.

Assim, o amarelo também pode entrar de forma discreta no conjunto com o branco em detalhes como os panos de prato, toalha de mesa e eletrodomésticos.

Detalhes

Já na sala de estar, se torna mais interessante incluir o vermelho em alguns detalhes dentro do contexto geral da decoração.

Tapetes em tons de vinho, almofadas, objetos decorativos em móveis de madeira ou até mesmo vasos com flores amarelas não incomodam visualmente e trazem uma identidade à sua decoração.

Sem contar que o vermelho em detalhes também representa os estímulos na medida para a interação no ambiente sem sobrecarregar.

Já no quarto do casal, por exemplo, a cor se relaciona com um clima mais íntimo e se for usada em excesso pode estimular a mente, o que não é adequado no local de descanso.

Então, a regra aqui é a mesma do azul só que com uma outra proposta. Inclua os tons de vermelho na roupa de cama, nas cortinas, poltronas ou até mesmo em quadros que representam características da cultura oriental e são supertendência no momento.

Verde

O verde é conhecido como a cor da paz e também é a cor que remete à natureza. É um dos tons mais versáteis, pois pode ser usado nas variações candy color, neon, claros, escuros, azulados e amarelados.

Até mesmo em quartos de crianças é indicado tanto para meninos quanto para meninas sem sobrecarregar a decoração.

Tons claros de verde são relaxantes e são ótimos para paredes, cortinas e detalhes, como almofadas e objetos decorativos.

Tons neon transmitem bastante personalidade, mas podem ficar cansativos para os olhos no dia a dia. O verde também está relacionado ao alívio do estresse e a sensação de bem-estar.

Por este motivo, quando bem combinado, pode ser usado em vários pontos da casa. O mais interessante, aqui, é caprichar no banheiro, no quarto e na sala de estar.

Além da parte pintada até a metade, como no exemplo citado acima, saiba que um ambiente completamente verde foge um pouco da proposta.

A ideia é que seja completamente branco ou de variações de tons claros e, a partir disso, o toque de verde apareça de maneira criativa.

Então, um quarto pode ser todo branco, com uma parede verde-claro, móveis brancos e de madeira clara. Assim, o tapete pode ser ver, a roupa de cama em tons claros e somente a fronha em verde.

Como usar cores vibrantes na decoração?

As cores vibrantes na decoração geram dúvidas não só sobre seus estímulos e significados, mas também sobre como combiná-las sem perder a elegância.

Laranja

O laranja é considerado a cor mais dinâmica que remete a energia por reunir a vitalidade do vermelho e a luminosidade do amarelo.

Está diretamente relacionada à intelectualidade e à coragem. É uma cor ousada, que deve ser utilizada com moderação, apenas para dar toques de estilo. Fica ótima em tapetes e sofás, principalmente se forem de camurça.

Quando a ideia é tornar a casa mais aconchegante para o outono ou inverno, as peças dessa cor são uma excelente aposta.

Para quem gosta dessa nuance, mas quer usá-la de um jeito mais discreto, o ideal é investir em objetos em tons de pêssego e salmão, que são bem mais clean e oferecem a possibilidade de diversas combinações.

Em contraponto com tons neutros, pode ser usada em ambientes sociais, como sala de estar, cozinha, varanda gourmet, cantinho do café, entre outros.

Uma cortina em nude e laranja de folhagens, por exemplo, é uma aposta certeira para quem gosta da decoração rústica e prioriza a madeira nos ambientes.

Amarelo

O amarelo é a cor da vitalidade, da alegria e da luminosidade. No feng shui, acredita-se que traz estímulo mental. Móveis em tons intensos de amarelo estão em alta, principalmente para trazer um ponto de destaque para ambientes em preto e branco.

Para manter a decoração neutra, tons claros de amarelo são os mais indicados, pois não chamam muito a atenção e ainda dão um toque muito interessante de personalidade, trazendo vida ao ambiente.

Foque nos objetos de decoração que podem ser substituídos facilmente, caso a cor forte canse o olhar.

Na cozinha, a cor traz uma proposta divertida e ao mesmo tempo elegante. Uma mesa em amarelo é inovadora em contraponto com as cores brancas que normalmente predominam no ambiente e as tonalidades dos eletrodomésticos.

Já na sala de estar, um sofá branco em couro, fica harmonioso visualmente com almofadas em amarelo. Agora, quando a intenção é ter uma sala cheia de personalidade é legal pintar uma das paredes, geralmente, a que fica a TV de amarelo para colocar o painel em cima e fazer uma composição divertida com as outras tonalidades.

Lilás

O lilás é uma cor tranquila e romântica. Pode ser utilizada para pintar uma única parede do cômodo, trazendo mais destaque a ela. Quando somada ao rosa e ao branco, compõe ambientes mais femininos e delicados, ideal para quartos e dormitórios.

Neste ano, a cor escolhida pela Pantone para 2022 é a Very Peri, um lilás mais forte e energético misturado com o azul, que é revigorante.

Com isso, por conta da influência da organização, fica mais fácil encontrar luminárias, poltronas e vários outros objetos nesse tom. Uma ótima dica!

Saber o significado das cores na decoração é importante para evitar, por exemplo, criar um ambiente de descanso com muitas cores estimulantes, que dificultem o relaxamento.

No entanto, respeite sempre seu gosto pessoal, que deve ser aliado a esse conhecimento na hora de fazer escolhas para ter uma casa bonita e aconchegante.

Já que você gostou deste post, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Assim, seus amigos também podem aprender o significado das cores na decoração!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório