A conta de luz aumentou? Veja como economizar energia sem perder o conforto | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

A conta de luz aumentou? Veja como economizar energia sem perder o conforto

11 maio 2015

Com dicas práticas e ações simples é possível diminuir os gastos com energia elétrica.


gastos-com-energia-eletrica-1430313859561_615x300


A adoção de novas bandeiras tarifárias em janeiro e a revisão dos valores aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e em vigor desde março significaram um aumento na conta de luz. E esse acréscimo pode se tornar ainda mais substancioso ao longo do ano, com o reajuste anual aplicado por cada distribuidora de energia. Por isso, a ordem é economizar (o bolso e o planeta agradecem!).


DSC_3890


1. Aproveite a luz natural
Se você quer gastar menos energia elétrica, a dica básica é priorizar a iluminação natural. Durante o dia, evite ligar as luminárias deixando as cortinas e janelas abertas. Caso não seja possível, use cortinados feitos de tecidos mais leves e translúcidos que permitam a passagem da luz do sol. Se trabalha em casa, faça-o em um cômodo com boa luminosidade natural e posicione a escrivaninha bem próxima à janela.


_DSC8932_web


2. Use cores claras nas paredes e tetos
Cores claras significam economia. Como? Quando matizes clarinhos são aplicados nas paredes e no teto, as superfícies passam a refletir e a espalhar de maneira mais homogênea e eficiente a luz, seja ela natural ou artificial, pelo ambiente. A reflexão eficaz demanda menos pontos de luz e pode ajudar no aproveitamento prolongado da luminosidade que entra pelas janelas e portas.


_DSC3345menor


3. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs
Além de gastarem menos energia, as fluorescentes e LEDs são bastante duráveis. Segundo dados da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.), a substituição de uma lâmpada incandescente com 60 watts por uma LED com potência equivalente, gera uma economia de R$ 36 no ano, se considerado um uso diário de quatro horas. E, enquanto a incandescente dura mil horas, o sistema LED tem vida útil média de 25 mil horas. Ficou convencido, mas não tem dinheiro agora? Troque as lâmpadas aos poucos, priorizando os cômodos de maior uso e permanência, como a sala de estar e a cozinha.


DSC_1580


4. Adquira aparelhos mais eficientes
Para uma economia na conta de luz e um consumo sustentável de energia, invista em eletrodomésticos com baixo nível de consumo energético. Na hora da compra de geladeiras, ares-condicionados, televisores e lavadoras, procure o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), no caso dos eletros nacionais, e pela etiqueta Energy Star em aparelhos importados.


Fonte: UOL

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório