
Para a designer de interiores Iara Santos, esse espaço deve ter ambientação leve, porém sofisticada: “Um toque de rusticidade cai bem. Por isso, é indicado o uso de madeiras nos móveis para trazer aconchego. Almofadas com cores alegres e adornos dão um toque especial”. Iara lembra ainda que “se o ambiente for aberto, o mobiliário de fibra sintética é o mais indicado, pois pode receber chuva e sol sem problemas. Caso o espaço seja coberto, móveis em madeira e vidro, com fibras naturais, são boa pedida”.
Segundo as arquitetas da Faleiro Guerra Arquitetura, Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, o espaço gourmet precisa ser muito aconchegante. “Materiais práticos e funcionais são recomendados para que haja flexibilidade e conforto”, afirmam. Elas ressaltam a importância do layout nesse ambiente: “Ele define os espaços, de forma que as pessoas possam se organizar em momentos diversos: reunidos em torno de uma mesa, em uma bancada de preparo acompanhando os trabalhos daquele que irá comandar a churrasqueira ou nas poltronas em momentos de conversação”.

Já as profissionais da Faleiro Guerra chamam a atenção para outro item que faz toda a diferença. Se a vista da varanda gourmet é um charme a mais, imagine então a execução do paisagismo nesse espaço. “O paisagismo numa varanda reduzida pode surpreender. Pode-se utilizar uma parede verde, por exemplo, ou uma composição de vasos em alturas e espécies diversas”, ensinam. E reforçam: “é necessário desenvolver um projeto de forma a dimensionar adequadamente o espaço, permitindo os fluxos necessários e ambientações confortáveis”.
Depois de tanto falar sobre o que é mais indicado no espaço gourmet, Iara finaliza com algumas dicas, desta vez sobre o que deve ser evitado: “Não se deve exagerar no uso de revestimentos e cores. Tudo deve estar em equilíbrio, independente do tipo de decoração”.
Fonte: Mão Dupla Comunicação/ Fotos: Daniel Mansur