Cores do ano para 2019: como usá-las na decoração de sua casa? | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Cores do ano para 2019: como usá-las na decoração de sua casa?

11 fevereiro 2019

A decoração não para. O mundo das cores está longe de ser estático e novas tendências são inseridas a cada ano, o que multiplica os meios disponíveis para conferir aquela repaginada especial na própria moradia. Por isso, neste post trouxemos quais são as cores do ano para transformar o visual do seu imóvel.

Decorar é aplicar a assinatura pessoal ao ambiente, é alterar o espaço para que ele se torne uma perfeita representação do estilo de vida dos moradores. Vamos conhecer mais sobre a importância de transformar a sua casa e como usar as cores do ano. Confira!

Qual é a importância da decoração?

Para a maioria das pessoas, a casa é um refúgio para se abrigar de toda movimentação ininterrupta dos ambientes urbanos. Uma cura para toda a correria e o estresse do trabalho, protegendo seus moradores da agitação.

Desse modo, um projeto de decoração une o perfil e o desejo dos moradores para personalizar a residência e transformá-la em um ambiente visualmente aconchegante e acolhedor.

Uma boa decoração é fundamental no preenchimento adequado dos espaços e na escolha de móveis e objetos em geral para as diversas modalidades de escolha de disposição no interior das residências. Quando bem trabalhada, uma casa se torna bem mais funcional e organizada, otimizando a rotina dos que vivem ali — pois eles saberão onde cada objeto está.

E não é apenas a organização: espaços anteriormente formais demais se tornam ambientes mais descontraídos. Móveis e objetos, harmonizados, complementam a cor das paredes e do piso. As cores, ainda, afetam nossas emoções e estado geral de espírito. Uma decoração bem-feita traz benefícios físicos e mentais, melhorando o humor geral.

Os móveis também são fundamentais para uma decoração bem realizada, pois alteram significativamente a disposição dos elementos. Alguns cômodos são especialmente importantes nessa configuração, como a sala de estar, a cozinha e os quartos. A escolha de peças de bom nível traz satisfação e funcionalidade para os ambientes.

Uma boa decoração não confere apenas beleza à moradia, mas, também, harmonia e paz para os moradores. O processo também envolve porta-retratos de boa qualidade, trazendo singularidade e garantindo que cada habitação seja especialmente única.

Quais são as cores do ano?

A Pantone, uma empresa norte-americana conhecida por seu influente sistema de cores, elegeu o coral vivo como a cor do ano para 2019, então esse tom já larga em vantagem. Porém, muitas outras se destacam entre as apostas para o próximo ano.

O verde, por exemplo, foi eleito pela própria Pantone como a cor de 2017, mas se recusa a sair de cena. A intensidade e os tons escolhidos podem até mudar, mas a calma e a paz transmitida continuam fazendo sucesso entre decoradores e designers de interiores.

Afinal, investir no verde para a própria casa significa trazer a natureza para dentro do lar, transformando o ambiente em um refúgio — principalmente para quem vive nas grandes e mais movimentadas cidades.

O azul místico é outro tom que tem feito bastante sucesso no exterior e promete chegar com tudo ao nosso país. Uma mistura diferenciada entre o azul e o cinzento, essa cor representa uma junção interessante entre dois mundos: enquanto o azul garante a tranquilidade, o cinzento confere um realismo que mantêm os nossos pés no chão, sem esqueceremos de nossas obrigações.

Já o creme é um exemplar perfeito da vertente minimalista de decoração, que sempre encontra espaço entre os apreciadores dos arranjos internos. Esse movimento está longe de desaparecer, tendo se tornado um verdadeiro estilo de vida. O creme, tal como o branco e o bege, agrada àqueles que levam a vida de um jeito mais despreocupado.

As cores inspiradas nos tons presentes na madeira são, também, opções que terão boa aceitação em 2019. Apresentando neutralidade e discrição, são perfeitas para os adeptos do estilo minimalista e para todos aqueles que não são exatamente fãs das cores mais fortes e marcantes.

Como utilizá-las na decoração?

Ao escolher as cores que mais se adequam à sua casa, nem sempre é necessário se limitar à cor das paredes ou até mesmo realizar uma repaginação completa do ambiente. Um móvel que esteja dentro das tendências de cores do ano, por exemplo, já é uma boa medida para trazer vitalidade e mostrar que você está de olho nas novidades da sua época.

O verde, por exemplo, pode ser aplicado diretamente nas paredes, trazendo um toque especial de personalidade e sem esquentar demais a habitação. É possível, ainda, utilizar as outras cores da moda por meio da pintura, como pintar a parede e o teto da mesma cor, proporcionando familiaridade e conforto.

O coral vivo surge como uma ótima opção para quem se identifica com moradias mais arejadas e alto astral. Porém, é importante ponderar antes de sair aplicando a cor por toda a casa, afinal, é um tom enérgico e pode trazer arrependimentos se utilizado em excesso.

O branco e o creme, representantes fortes da tendência minimalista, sempre criam uma aura de tranquilidade e leveza, ressaltando a limpeza do ambiente —o que também pode se tornar, sem os devidos cuidados, uma desvantagem. No entanto, é inegável que essa cor combina especialmente com momentos de descanso e relaxamento.

Como pudemos ver no post, a decoração é um assunto tão rico que envolve até mesmo a renovação de tendências ano após ano, garantindo que o seu ambiente possa ser repaginado inteiramente de tempos em tempos — e tudo isso calcado em boas doses de criatividade. É uma prática especialmente estimulante para aqueles que gostam de adequar a moradia à própria personalidade.

Apesar da predileção da Pantone pelo coral vivo em 2019, isso não significa, nem de longe, que todo o resto da paleta será esquecido. Escolhas atemporais, como o verde e o branco, continuarão em evidência entre as principais cores do ano.

Para ler mais posts instrutivos como este, curta a nossa página no Facebook e confira as nossas atualizações em primeira mão!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório