Cozinha Americana Pequena: Ideias e Dicas

19 outubro 2020

2 comentários
Cozinha decorada MRV estilo americana

Com espaços reduzidos e espaços integrados, os apartamentos e casas contemporâneos já são projetados para receber cozinha americana pequena, principalmente aqui no Brasil, onde receber os amigos é sinônimo de reuniões prazerosas à mesa.

Essa mudança de perspectiva transformou um espaço, que até então era parte do setor de serviços domésticos, em um ambiente social da residência. A grande vantagem, além da garantia de interação social, está na possibilidade de deixar tudo personalizado e extremamente prático para os afazeres do dia a dia.

Quer saber mais? Vamos mostrar ideias e dicas de como montar uma cozinha americana pequena em seu apartamento. Acompanhe!

Como é feito o projeto?

Mesmo os projetos arquitetônicos amplos, muitas vezes contemplam duas cozinhas: a cozinha gourmet, que é integrada com a sala de estar e jantar, e a cozinha tradicional, que faz parte das áreas de serviço.

A cozinha americana já se tornou um ambiente essencial nos melhores projetos de arquitetura e a grande vantagem é que agora não é preciso mais derrubar paredes para integrar a cozinha com a sala de estar, os novos projetos já contemplam essa permeabilidade espacial.

Qualquer apartamento pode ter uma cozinha americana?

Os projetos de cozinhas americanas que precisam alterar o layout das paredes de alvenaria dependem de um estudo de viabilidade estrutural, principalmente nos apartamentos (que devem passar também pela aprovação do condomínio).

Outra vantagem de se pensar nas cozinhas americanas desde o início do projeto arquitetônico da edificação é o planejamento da exaustão, fator importantíssimo para evitar que a sala de estar e jantar recebam os vapores carregados de umidade, fuligem e gordura.

Como criar um estilo harmonioso?

O mais importante na hora de criar uma cozinha americana que se encaixe com a estrutura de seu apartamento é optar por um estilo harmonioso. Afinal de contas, como se trata de um ambiente integrado com outro cômodo, a decoração, de modo geral, precisa ser do mesmo estilo. Então, se a sala, por exemplo, já estiver pronta, baseie-se nela.

Priorize a mesma cartela de cores e pense sempre que ambientes como cozinha costumam se sujar mais. Então evite tudo o que pode ficar manchado ou estrague os móveis em longo prazo. Vale lembrar também que é possível fazer contrapontos interessantes que tornam o resultado final mais clean e moderno.

Por exemplo, se a sala tem móveis mais glamourosos, a cozinha pode adotar tons neutros para não tornar excessiva a integração dos ambientes. Vamos falar, abaixo, sobre algumas dicas para que o formato americano fique do jeitinho que você sonhou!

Utilize uma coifa

A coifa é um acessório essencial para evitar que os cheiros e vapores dos alimentos não ultrapassem os limites da sala. Ao cozinhar algo com gordura, os móveis podem ficar sujos ou até as pessoas nos outro ambiente acabam com resquícios. Em função disso, instalar uma coifa é uma boa opção.

A coifa para essa posição deve estar em uma altura que não prejudique o preparo, mas ao mesmo tempo possa captar os vapores do cozimento. A instalação deve ser colocada em um ponto estratégico para que não prejudique o preparo e consiga captar os vapores que sobem dos alimentos.

Invista em uma bancada moderna

Optar por uma bancada moderna na cozinha americana é uma maneira de tornar o ambiente mais aconchegante e funcional. Sem contar que usar materiais elegantes que sejam resistentes faz a diferença no estilo do cômodo como um todo.

Uma das opções mais usadas é a silestone, feita de quartzo natural e com uma imensa variedade de cores que permite fazer combinações que se encaixam com a proposta geral da decoração.

Outra proposta interessante quando o ambiente é compacto envolve investir em móveis planejados. Além de serem bem duráveis em relação a outras modalidades do mercado, deixam os objetos de decoração mais organizados no preparo dos alimentos.

Outra vantagem muito significativa está na possibilidade de usar armários embutidos para tornar o ambiente de circulação mais confortável. No entanto, é indispensável delimitar bem os espaços com a intenção de pensar bem o projeto antes de colocá-lo em prática.

Pronto! Agora você já sabe como montar uma cozinha americana pequena! Saiba que mesmo que o cômodo não esteja originalmente dividido em seu apartamento, as estantes vazadas podem se encaixar perfeitamente. Assim, é simples deixar a decoração estilosa e ainda manter o conforto do ambiente.

Caso você tenha gostado dessas dicas sobre cozinha americana e queira receber as últimas novidades de nosso blog em sua caixa de e-mail, não deixe de assinar nossa newsletter. Até a próxima!

Comentários

Helenice Batista  da Silva
Helenice Batista da Silva disse: 24 outubro 2020
E o meu sonhor te uma cozinhar dessa um fogao e uma geladeira nova creio em Deus
MRV
MRV disse: 06 novembro 2020
Olá Helenice, tudo bem?

Quem é cliente MRV pode realizar esse sonho. Acesse a nossa página do Clube de Vantagens e conheça todos os nossos parceiros para que você possa comprar seus eletrodomésticos com descontos especiais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório