Cada vez mais comuns, as cozinhas compactas pedem alternativas de decoração para serem, além de lindas, funcionais. As inspirações podem vir de coisas inusitadas ou até mesmo de sua personalidade, o que sempre é melhor.

Use a sua personalidade para decorar cozinhas compactas

Com a popularização do hábito de cozinhar, as cozinhas se tornaram um dos principais cômodas da casa. Enquanto um cozinha, o outro lava a louça, e tem ainda os que ficam ali, só beliscando e fazendo companhia ao cozinheiro da rodada. Independentemente do tamanho, com um pouco de planejamento e dedicação, sua cozinha fica perfeita para isso. Mas como ensina o portal Viva Decora, o ingrediente principal da receita para cozinhas compactas funcionais, lindas e cheias de estilo é levar em consideração a sua personalidade.

cozinhas compactas

Outra sugestão é avaliar bem a paleta de cores que irá compor o visual da sua cozinha. As cores claras e neutras tendem a dar uma sensação de amplitude às cozinhas compactas. Mas nada impede de você dar um toque de extravagância, se esse for seu estilo, e cor. Neste caso, opte por pontos de destaque.

Espelhos também são sempre bem-vindos, pois ao refletir o ambiente passam a sensação de ampliação. Outro componente que não deve ser ignorado é a iluminação. Se possível, deixe a luz natural entrar e dê preferência à iluminação de neutra para fria.

cozinhas compactas

Aproveitar cada espaço é outra maneira de explorar o potencial da sua cozinha compacta. Uma bancada no meio da cozinha, por exemplo, pode ganhar função dupla se você incluir gavetas e pequenos armários. Outra opção é integrar a pia.

Na hora de escolher os móveis, de forma geral, dê preferência aos que vão até o teto, afinal, lugar de armazenamento é sempre uma boa pedida! Com os eletrodomésticos não é diferente. Escolha os que são compatíveis ao espaço e quem atendem às suas necessidades. O fogão e a geladeira são os principais e, com sabedoria e cuidado, você ainda pode economizar na compra deles.

Para finalizar, escolha os acessórios que combinem com o seu estilo. Um vasinho de planta, um relógio estiloso ou um tapete podem ser o toque final para dar aquele “tcham”.

cozinhas compactas