Cuidados na escolha da descarga garante menos desperdício de água

03 julho 2019

2 comentários
Imagem de um vaso sanitário com a descarga embutida em sua caixa d'água
Dentro de casa, são inúmeras as atividades nas quais uma família precisa utilizar a água. A higiene pessoal, por exemplo, é uma das que mais consomem este bem fundamental: são 35% do consumo total de uma casa ou apartamento apenas com funções como lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho.

Mais dados sobre consumo de água

Lavar roupas, por sua vez, é uma ação responsável por 20% do emprego da água, enquanto a limpeza e a preparação de alimentos utilizam cerca de 5% a 10% cada. No entanto, um dos locais em que mais se gasta água em todos os lares é no banheiro, com o acionamento da descarga – em média, 35% do total da água vão embora desta maneira. 

Isso significa quase um terço de tudo que se consome com este bem, de modo que garantir o bom funcionamento do mecanismo da descarga já é um bom começo para evitar desperdícios prejudiciais não só ao bolso, mas principalmente ao meio ambiente.

Descarga ecológica para economia de água

Uma das maneiras de promover o uso consciente da água para a descarga é a implantação de vasos sanitários com caixas acopladas. 'Em cada descarga acionada por esse sistema, são consumidos seis litros de água. Já no sistema convencional, de válvula, o consumo é de 20 a 30 litros por descarga', explica Evando Carvalho, gestor executivo de Planejamento da MRV Engenharia.

Além desta tecnologia, outra inovação importante no mercado da construção são os sistemas de acionamento duplo. O mecanismo é fracionado, o que oferece ao usuário a possibilidade de dar uma descarga parcial de três litros – ideal para limpar o vaso dos resíduos líquidos – ou uma descarga total, com seis litros, ideal para resíduos sólidos. 

Seja qual for a escolha, o importante é que se utilize sempre matérias de qualidade, que proporcionarão vida útil mais longa ao equipamento, e uma manutenção e reparos em uma frequência mais espaçada.

Fonte: Estadão

Comentários

Allan
Allan disse: 03 agosto 2019
Isso, eu sabia que descarga gasta 20 litros. Que faço toda água que sobra de sabão ou da louça jogo no vaso após urinar. Feito isso economizei bastante . já para escovar dente tem um copo que me ajuda medir quanto gastar na escovação . lavar mãos e só fechar a bica na hora de ensaboar as mãos. No banho e desligar o chuveiro , na hora de passar o sabonete.
MRV Engenharia
MRV Engenharia disse: 05 agosto 2019
Olá Allan!

É exatamente isso. Cada pessoa deve descobrir uma maneira de poder economizar água dentro de casa. Para cada ação há sempre uma recompensa no final. Obrigado por compartilhar suas dicas aqui no Blog da MRV!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório