Curiosidades sobre a páscoa

13 abril 2017

A páscoa começou como uma festividade religiosa judaica, porém, atualmente, pessoas de várias crenças a comemoram no mundo inteiro, e muitos a encaram como um feriadão com chocolate. Sua data não é fixa, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. Por ser uma comemoração muito antiga, ela foi se transformando ao longo dos anos.

Sabe o seu significado? Qual é o papel do coelhinho nisso tudo? Conheça algumas curiosidades sobre a data:

Cristã ou judaica?

A palavra Páscoa significa passagem e representa a travessia pelo mar Vermelho e a passagem da escravidão para liberdade do povo liderado por Moisés. Já para os cristãos, ela representa a passagem de Cristo pela morte e sua ressurreição. Esse acontecimento teria ocorrido na mesma época da festa judaica, por isso as comemorações coincidem.

O ovo de Páscoa

Em muitas tradições, o ovo aparece como símbolo da vida, pois é o início da vida para muitos seres. Era comum as pessoas se presentearem com ovos para comemorar o fim do inverno e o início da primavera e o ritual foi adotado pelos cristãos em suas comemorações.

O chocolate

Hoje é quase impossível não pensar na páscoa e associá-la ao chocolate, mas o uso do alimento não tem um significado muito importante, tendo sido adotado como matéria-prima por confeitarias francesas no século XIX. No Brasil, há algumas décadas e antes da popularização do chocolate, era comum se presentear com ovos feitos de açúcar.

E o coelhinho?

O papel do coelhinho tem muitas explicações diferentes, mas a mais aceita é que a grande capacidade de reprodução do animalzinho era associada ao renascimento e ele foi adotado como símbolo das comemorações. Mas ele traz mesmo os ovinhos? Entre as lendas que explicam o porquê dessa crença, a mais famosa diz que, certa vez, uma mulher havia escondido ovos de galinha para presentear os filhos na páscoa e fazer uma surpresa. Quando as crianças foram procurar, encontraram um coelho e acreditaram que ele havia trazido os ovinhos.

E então, como pretende comemorar? Celebrando a data ou apenas curtindo o feriado, desejamos uma boa páscoa para você.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório