Decoração clássica: entenda o que é e como adotá-la em casa

10 agosto 2020

Sala de apartamento com decoração clássica

A decoração clássica é uma excelente escolha para transformar o seu apartamento. De fato, com traços leves, elegantes e cheios de conforto, esse estilo sempre está em alta e faz muita diferença em ambientes compactos. O que conta, em uma situação como essa, é a possibilidade de adaptar a proposta conforme as características de sua casa.

Assim, se torna muito mais simples combinar os pontos fortes do estilo clássico com suas preferências pessoais. Além disso, também é indispensável escolher peças que tenham qualidade para que com o uso no dia a dia por sua família elas se mantenham intactas dentro da decoração escolhida.

Quer saber mais? Vamos mostrar como montar uma decoração clássica em cada ambiente. Acompanhe abaixo.

O que é decoração clássica?

O estilo clássico de decoração é atemporal e apresenta bastante harmonia entre cores, tecidos e formato dos móveis. Uma de suas principais características está no rebuscamento do design das peças. São relevos, curvas, madeiras e acolchoados que proporcionam elegância e, ao mesmo tempo, conforto.

Sua origem aconteceu no período grego e romano no qual a arquitetura costumava ser muito imponente. Dessa maneira, você precisa considerar que os tons sóbrios se transformam em prioridade na escolha dos itens.

A melhor parte é que a decoração clássica pode ser feita de maneira simples, sem precisar contratar um profissional. Ou seja, basta se inspirar para encontrar o formato perfeito. Sem contar que o clássico e o minimalismo caminham juntos no estilo e, por isso, fica super bem em apartamento compacto.


Quais características definem o estilo?

Hoje em dia é raro encontrar um ambiente voltado para a decoração clássica em todas as peças. A principal tendência é encontrar artigos de destaque que tenham essa característica e combiná-los com itens mais neutros. Os mais usados, nesse caso, são móveis em formato quadrado e tons brancos, pretos, pastéis ou bege.

Elementos muito delicados também combinam muito com o estilo, pois complementam a leveza dos móveis da mesma tonalidade. O resultado é algo cheio de personalidade e que dificilmente sua família vai enjoar de olhar. Veja, a seguir, alguns exemplos de itens:

  • cristais;
  • porcelana;
  • pratas;
  • latão;
  • poltronas acolchoadas;
  • sofá com o braço arredondado;
  • lustres elegantes;
  • abajur em seda;
  • espelhos;
  • candelabros.

Em quais ambientes o clássico se encaixa?

O primeiro passo para acertar em cheio na decoração clássica é pensar na sala de estar. Isso porque esse é o primeiro ambiente que as visitas têm contato e onde a família passa seus momentos de descanso e lazer.

Esse espaço também costuma ser simples de decorar por alguns móveis serem obrigatórios, como sofás, estantes, poltronas e mesas. Também é importante inserir um item decorativo nas paredes que pode ser a TV. Busque opções de cor única, sem linhas de detalhes e, o mais importante de tudo, confortáveis e funcionais.

De nada adianta encontrar um sofá lindo que tenha relação direta com o estilo, mas que ninguém se sinta confortável, não é mesmo? Por esse motivo é indispensável pensar em beleza e conforto na mesma medida antes de tomar qualquer decisão sobre a decoração da sala de estar. Vale lembrar que se a TV estiver inserida na parede, todos os móveis precisam ficar virados para ela e garantir a melhor posição na hora de assistir.


Cozinha

Saiba que a decoração clássica vai além da sala de estar e também pode ser inserida em outros cômodos. Nesse caso pense no branco como prioridade ou nos itens de madeira. O que faz toda a diferença em um ambiente como a cozinha é a beleza dos puxadores de gavetas, armários e das louças.

A partir disso, os itens em dourado, prata ou rosê ganham destaque conforme a combinação com eletrodomésticos que você já tenha. Dê preferência aos cortes retos e bancadas de mármore, que agregam charme especial.

Outro ponto importante está em escolher portas tanto de armários quanto na divisão dos cômodos com uma pegada retrô. Em função disso, mesmo que sejam alguns detalhes no estilo clássico combinado com o clean, a elegância predomina por conta da beleza dos detalhes.

Quarto do casal

Sabe aquelas camas super elegantes que vemos em filmes sobre a realeza? Pois bem, elas são bem a cara da decoração clássica. Claro que para a praticidade do dia a dia em um apartamento, tantos acessórios acabam ficando disfuncionais.

Porém, você pode usar alguns elementos que se destacam para deixar tudo com a sua personalidade. O ponto alto, aqui, deve ser priorizar o lado romântico que também tem tudo a ver com o clássico. Procure por móveis retrô, com sobreposição de madeiras bem trabalhadas e muitos detalhes.

As tonalidades precisam girar em torno de tons pastéis com a intenção de criar um clima mais aconchegante. O complemento deve ficar por conta das cortinas que equilibram a iluminação e podem ser definidas com uma pegada mais casual.


Quarto de bebê e infantil

O quarto dos pequenos também precisa de atenção especial quando o assunto é a decoração clássica. Esse tipo de ambiente fica excelente com móveis arredondados e as cores que são naturalmente usadas em quartos infantis. O papel de parede precisa ser mais minimalista, porém, sem perder a alegria que é característica desse tipo de espaço.


Banheiro

Decoração clássica em banheiro, especialmente, de apartamento é sempre uma questão complexa. Isso porque, na maioria dos casos, eles costumam ser compactos e isso dificulta a inclusão de elementos característicos do estilo, como banheiras, espelhos grandes e peças douradas.

Dessa forma, o melhor caminho é planejar tudo cuidadosamente para que a decoração fique na medida. O grande diferencial está em apostar em cores claras que não interfiram na iluminação natural do ambiente. Aposte, mais uma vez, nos detalhes, como gavetas, fechaduras e até mesmo espelhos.

Eles não costumam ocupar grandes espaços e revelam de longe o ponto de partida escolhido para a decoração. Vale lembrar que, nesse caso, menos costuma ser mais e isso faz todo sentido quando se trata do banheiro da casa.

Pronto! Agora você já sabe como funciona a decoração clássica e seus principais elementos. Antes de tudo, avalie as possibilidades conforme o tamanho de seu apartamento. Saiba que muita coisa em um ambiente compacto acaba comprometendo a harmonia visual e deixa o clássico fora da proposta. Pegue referências e faça adaptações para que tudo fique elegante e confortável.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre truques de decoração para transformar sua casa.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório