Decoração com cimento queimado: 6 dicas para apostar nessa tendência

12 julho 2021

Casal aproveitando a nova decoração da parede com cimento queimado

A decoração com cimento queimado está em alta pela beleza que traz ao ambiente e a possibilidade de criar vários cenários. O grande segredo para acertar em cheio na proposta, não importa qual seja o espaço que você tenha disponível, é criar um planejamento de decoração que tenha a ver com sua personalidade e priorize o conforto.

Em função disso, pense no ambiente a longo prazo e como a versatilidade desse tipo de acabamento pode ser bastante vantajosa na hora de fazer algo cheio de elegância. Só assim será possível criar o cantinho dos seus sonhos com criatividade sem deixar as tendências de lado.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 dicas de como usar a decoração com cimento queimado. Acompanhe.

1. Misture texturas

O cimento queimado como elemento de decoração costuma ser bastante versátil. Especialmente quando aplicado nas paredes, a tendência reúne uma pegada rústica e, ao mesmo tempo, elegante que vai muito bem com diferentes tipos de propostas. Para ambientes compactos, uma boa sugestão é misturar texturas.

Assim, além de ser harmonioso visualmente, o resultado ainda traz uma sensação de amplitude visual no cômodo da parede escolhida.

O melhor caminho é seguir por uma linha que misture uma parte com relevo mais significativo, e depois com outra em que o cimento queimado se mostre liso e com uma tonalidade escura. Ou seja, gera uma continuidade visual da sala, por exemplo.

Sem contar que essa perspectiva de cores se mescla de maneira muito interessante com outras paredes em tonalidades pastéis, como branco, bege e cinza. 

2. Combine com madeira

Depois de definir a textura que a parede de cimento queimado vai apresentar, o próximo passo está em procurar por combinações que deixem o ambiente cheio de estilo e personalidade.

Um excelente exemplo disso é combinar os elementos do cinza da parede com móveis de madeira, como uma cômoda, estante ou até mesa de canto.
 

Outra proposta muito usada é usar a parede de cimento queimado como cenário de fundo do painel da televisão.

A textura diferenciada das outras paredes da sala de estar apresentam um charme especial para colocar a televisão e o móvel abaixo do painel que deve se encaixar com as tonalidades de madeira em uma harmonia rústica.

Como a cereja do bolo, por conta da versatilidade do cinza com a madeira, adicionar flores ou arranjos de plantas prementes fica muito interessante para quebrar um pouco a seriedade visual. Essa contraproposta mostra a personalidade da decoração nos mínimos detalhes com um toque único de estilo.

3. Invista em quadros

Além dos painéis de TV, incluir quadros na decoração com cimento queimado também traz elementos que deixam seu cantinho cheio de exclusividade.

Pode ser desde combinações com fotos da 
família até pinturas com variedades de cores para trazer a proposta de mesclar estilos decorativos e alcançar algo moderno e descontraído ao mesmo tempo. 

Uma forma de trazer mais harmonia e tornar o acabamento mais delicado é incluir elementos em dourado, cobre e prata como destaque da parede. Além disso, você deve avaliar a possibilidade de intercalar entre escalas de tonalidades mais claras e escuras.

Desta forma, você consegue evitar a sobrecarga do ambiente com tons muito escuros de cinza ou chumbo que costumam ser os acabamentos do cimento queimado.
 

4. Capriche na iluminação 

Por falar em ambientes escuros, ao apostar no cimento queimado, a iluminação deve ser avaliada cuidadosamente. Caso a escolha seja equivocada, a sala de estar.

Por exemplo, deixa de ser um ambiente de harmonia e conforto entre a família e acaba virando um espaço mais carregado, que combina somente com o momento de assistir filmes.

O ideal, aqui, é usar o cimento queimado a favor de uma decoração descontraída. Então, uma proposta interessante é colocar pendentes de lâmpadas frias próximos à parede com a textura diferenciada.

Luminárias também agregam valor à decoração, ainda mais quando são coloridas em uma paleta que concorda com a temática. Se possível, coloque a parede com cimento queimado próximo à janela para que a entrada da luz natural deixe o ambiente mais radiante.

5. Use objetos decorativos 

As paredes com cimento queimado são excelentes para quem deseja fazer uma decoração cheia de elementos especiais. Isso porque se você tem algo que deseja destacar em um móvel ou quer formar um cantinho de leitura.

Esse é o espaço ideal por conta dos elementos criados pela textura do cimento queimado que traz a sensação de um ambiente dividido e com espaços bem-aproveitados.

Antes de tudo, pense qual a ideia do espaço para desenvolvê-la no planejamento antes de colocar em prática. Se for um home office.

Por exemplo, uma mesa decorada em madeira ou de visual completamente clean em contraponto das cores fortes do cinza costuma ficar muito bem e impede a sensação de desorganização.

Agora, se você tem objetos de coleção, obras de arte ou até mesmo elementos de família que deseja expor, colocar um móvel ou um nicho para organizá-los na parede também é muito interessante e moderno.

Sem contar que isso deixa o cantinho com a carinha da família e dentro de um contexto extremamente confortável.
 

6. Aposte em elementos naturais

Uma das maiores preocupações com a decoração com cimento queimado precisa ser a possibilidade de carregar o ambiente. Dessa forma, os elementos naturais devem ser considerados com a intenção de trazer toques de naturalidade e elegância.

A proposta gira em torno de fazer parecer que tudo foi milimetricamente pensado, mas de uma maneira bastante descontraída.

A facilidade da aplicação, a versatilidade do material e o baixo custo de manutenção fazem com que você possa investir em ambientes bem-elaborados, arejados e com elementos decorativos focados em harmonia visual.

Então, além do verde das plantas e arranjos, inclua também outros itens com uma proposta natural. Veja alguns exemplos:

  • objetos feitos à mão;
  • entrada de luz natural;
  • móveis de madeira natural;
  • fibra trançada.

Agora você já sabe como usar a decoração com cimento queimado com base nos itens que se encaixam na proposta.

Além da sala de estar, que é o cômodo em que o cimento queimado é mais usado, a tendência também pode ser aplicada no quarto, no banheiro e na 
cozinha conforme a tonalidade de cores de cada ambiente.

Gostou das informações do artigo e deseja mostrar aos seus amigos? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que eles possam trazer sugestões de decoração.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório