5 dicas de Decoração com LED em apartamento

13 abril 2020

Sala de escritório decorada com lâmpadas de led nos móveis

A decoração com LED deixa qualquer apartamento com ar mais moderno e traz uma luz confortável aos olhos. De fato, além de se adaptar às suas preferências, esse tipo de escolha ainda abre um verdadeiro universo de possibilidades, que fazem do seu cantinho especial um espaço original e ao mesmo tempo cheio de personalidade.

O mais indicado, em uma situação como essa, envolve conhecer os benefícios do LED e como transformá-lo em elementos temáticos para ampliar ambientes. Só assim será possível aproveitar melhor cada cômodo e deixar tudo mais funcional.

Quer saber mais? Mostramos 5 dicas essenciais para aproveitar bem o LED no seu apartamento. Acompanhe!

1. Use varal de lâmpadas na parede

Uma tendência de decoração que pode servir tanto em quartos de adultos quanto de crianças é o varal de lâmpadas na parede. O modelo mais usado, nesse caso, é colocar a iluminação em cima da cabeceira da cama de acordo com os outros elementos que compõem o local de descanso.

Como as luzinhas de LED costumam ser menos intensas, você pode escolher as cores com a intenção de tornar o quarto mais harmonioso visualmente e, claro, estimular o descanso e as horas de sono. Para isso, a iluminação com LED parcial é a mais indicada.

O grande diferencial é que, assim, a luz não é projetada de forma total no ambiente e ainda traz um clima mais romântico sem deixar de lado a elegância tão desejada em uma nova casa.

Cortinas de LED

As cortinas de LED fazem muito sucesso entre as crianças. Afinal de contas, ter esse acessório iluminando de maneira tão original parece uma grande brincadeira. Ao criar um ambiente mais lúdico, o quarto se torna um cantinho especial que pode ser combinado com um tema de fantasia.

Assim, os pequenos podem se divertir em uma casa nova e criar boas memórias em família. A maioria dos modelos de cortina de LED são alimentados por pilhas muito pequenas em fios conhecidos como fio de fada pelo tamanho. Outra opção está nos cordões e varais de LED com plugues para ligar diretamente na tomada.

Mural de fotos

Quem deseja adicionar toques de originalidade ao quarto ou à sala de estar pode apostar no mural de fotos feito com o varal de LED. Em substituição ao tradicional quadro, esse modelo de luzes coloca os fios com lâmpadas na vertical com fotos penduradas nas pontas. Ou seja, os pontinhos de iluminação destacam as imagens.

Quando colocada na sala, a cortina em formato de mural pode fazer um contraponto com a sobriedade de alguns móveis mais escuros, por exemplo. A tonalidade de LED mais amarelada é o que proporciona ambientes mais aconchegantes e estimulantes ao descanso de maneira geral.

2. Aproveite móveis planejados em nichos iluminados

Os móveis planejados são uma alternativa para quem precisa tornar um apartamento compacto muito mais confortável e aconchegante sem grandes investimentos. Além de deixar a decoração do cantinho como você sempre sonhou, ainda é possível confeccionar peças que realmente sejam úteis conforme o ambiente disponível.

Por exemplo, um canto alemão para uma mesa de jantar representa elegância na medida certa, modernidade e muito estilo. Com isso, o nicho iluminado com LED pode ser inserido na parede acima de onde o banco em formato de L estiver posicionado.

Assim, contrapondo estrategicamente com as outras iluminações dos cômodos próximos, fica mais simples equilibrar a quantidade de luz natural e a disposição da televisão. Sem contar que existe a possibilidade de iluminar os móveis planejados, como armários, prateleiras e cubos na parede.

3. Instale fitas de LED em locais estratégicos

As fitas de LED podem ser colocadas em locais estratégicos para trazer iluminação confortável e charmosa ao seu apartamento. Ao optar por luzes brancas, os ambientes tendem a parecer maiores. Isso também se aplica aos pontos de passagem, como corredores ou varandas, que podem ser compactos conforme a disposição dos móveis.

Esse formato é muito usado em ambientes de home office. Os escritórios feitos em casa ou os cantinhos de estudo muitas vezes não são nutridos de luzes naturais o suficiente e ficam muito mais funcionais com esse tipo de recurso que reúne uma série de vantagens.

4. Escolha as cores e a intensidade

Não pense que basta escolher um modelo de referência na internet e colocar igualzinho em sua casa. Você já deve ter notado que cada tipo de ambiente exige uma determinada característica de acordo com o objetivo esperado com as lâmpadas de LED.

Como dissemos, as amarelas são responsáveis por proporcionar mais aconchego e é indicada para quartos, salas de estar ou salas de leitura. Já as brancas, chamadas de luzes frias, costumam causar o efeito completamente oposto. Por esse motivo, ficam melhores em lugares que exigem mais estímulos de interação entre a família.

Também é interessante fazer uma mistura entre as duas possibilidades quando o ambiente é ao mesmo tempo de descanso e interação. Sem contar que essa solução criativa permite valorizar alguns elementos de decoração, como quadros, vasos ou coleções de peças especiais.

5. Ilumine a varanda gourmet ou área privativa

Se o apartamento conta com varanda gourmet ou área privativa, você tem uma oportunidade única de fazer uma decoração personalizada com lâmpadas de LED. A partir disso, a criatividade começa a falar mais alto e tudo pode ser escolhido em uma mistura de preferências com tendências de decoração.

Entre as principais ideias está colocar a lâmpada de LED dentro de potes de vidro, pequenas gaiolas ou caixinhas de madeira. Essa alternativa cria um clima intimista e ao mesmo tempo vintage, que faz muita diferença no conforto do ambiente e surpreende as visitas.

Pronto! Agora você já sabe como fazer decoração com LED. O mais importante é ter em mente que, por mais que existam muitas tendências sobre o assunto, manter o estilo preferido de sua família se torna o verdadeiro diferencial. Só assim será possível personalizar cada detalhe focando em beleza e conforto.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre as principais tendências de decoração em 2020 para acertar em cheio nas escolhas.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório