Decoração de apartamentos para o Outono

25 fevereiro 2022

Sala de estar de apartamento pequeno decorado

A decoração de outono para apartamentos foca em trazer uma sensação de conforto e elegância que combina muito bem com a estação. Com a redução do calor e o friozinho típico do fim de tarde e da noite, seu lar pode ser personalizado sem deixar a proposta da decoração de lado.

São itens simples de modificar, mas que fazem toda a diferença na hora de tomar aquele chocolate quente na sala com a família e impressionar suas visitas com uma proposta atual e inovadora. Sem contar que esses elementos podem ser adaptados também no inverno com um toque de criatividade.

Quer saber mais para deixar a sua casa bem decorada? Vamos ajudá-lo neste post!

Características da estação

O outono é a estação depois do verão e antes do inverno. É caracterizada pela queda das temperaturas médias (exceto em regiões próximas à linha do equador), pela queda das folhas das árvores e pelas noites mais longas. É uma estação de transição, então aspectos dos outros períodos ainda podem ser notados.

Portanto, dentro de uma proposta geral, os ambientes precisam ficar mais aconchegantes para relaxar depois daquele dia de trabalho e para ter momentos de diversão em família.

Em relação à decoração, a questão das cores passa por algumas modificações. Se no verão as cores claras são mais indicadas por tornarem o apartamento mais clean e fresco, aqui os tons mais fechados ganham destaque.

Caso você tenha em mente uma cara nova para a sala compacta, por exemplo, pode pintar apenas a parede da televisão com uma cor diferente ou até mesmo colocar um painel em madeira escura.

Mas saiba que, mesmo sem mudanças estruturais, já é possível ter um excelente resultado ao colocar novos itens decorativos com cores intensas.

Tendência Rústica

A decoração rústica tem a cara do outono, com uma pitada de cores que trazem alegria aos ambientes com charme e estilo. Aqui, você pode trabalhar no visual com bancos de madeira, paletes no centro, estante envernizada e folhagens que se encaixem dentro da proposta de modo geral.

Cadeiras de palha para colocar uma manta estrategicamente posicionada em cima também costumam funcionar muito bem.

Essa técnica é de grande ajuda para quem gosta de ficar confortável no sofá assistindo à TV. Coloque um caixote de maneira ao lado do sofá para deixar mantas que possam ser usadas quando a temperatura cair no final da tarde.

Cortinas grossas

A ideia aqui é impedir que aquele vento gelado do outono tome conte de seu apartamento e deixe o ambiente desconfortável. Então, busque por cortinas mais sóbrias em tons de marrom, bege escuro, azul-marinho ou até mesmo a tradicional blackout.

Mas vale lembrar que a cortina tem que ter relação com a decoração do ambiente. Além disso, é preciso ter cuidado para não deixá-lo com um aspecto sem iluminação.

As tonalidades escuras costumam ficar mais agradáveis nos quartos, que pedem um clima mais aconchegante para dormir de modo confortável.

Cores quentes

Quando você pensa na decoração de outono, o que vem na sua cabeça? Móveis de madeira e que dão vontade de ficar o dia inteiro em casa!

Essa é sempre uma das principais tendências, o conforto e a qualidade unidos por uma estação melhor. Portanto, pense em móveis que te façam se sentir em casa e aposte neles.

No entanto, também vale adicionar um pouco de cor forte em itens que iluminem e tragam alegria ao ambiente, sem sobrecarregar visualmente as informações na decoração.

Entre as principais dicas estão as almofadas de tons vibrantes (laranja, rosa, roxo ou neon), que ficam muito bem no contraponto com os móveis de madeira.

Se o estofado da sala, por exemplo, for branco ou escuro, as cores na almofada fazem toda a diferença. Sem contar que já trazem leveza na medida certa ao ambiente e quebram um pouco aquela tonalidade muito sóbria.

Afinal de contas, o outono anuncia a chegada dos ventos mais frios, porém, também há um período de sol e calor durante o início da tarde, por exemplo.

Tapetes

O tapete combina muito com o outono. Essa peça traz a sensação de conforto e aconchego de maneira discreta e casual.

Uma opção interessante é apostar em um tapete felpudo com pelo médio, pois os de pelo alto costumam ser mais indicados para o inverno, quando a temperatura está realmente baixa.

Um dos modos mais comuns de uso é colocar o tapete junto do sofá na sala de estar para que todos mantenham os pés aquecidos.

Além disso, se você gosta de seguir tendências, uma ideia bacana é buscar por tapetes que têm a estampa das folhas de outono, que trazem a proposta de maneira bem temática e cheia de personalidade.

Toques de cor e velas aromáticas

Nos quartos, o toque de cor vibrante pode ser adicionado na roupa de cama. Ainda que os tons sóbrios ou terrosos predominem no outono, um edredom colorido é um diferencial e tanto.

Na sala de estar, também pode ser interessante adicionar algumas velas aromáticas dentro da proposta decorativa para criar um clima diferente quando começar a esfriar.

Mudanças na roupa de cama

O verão acabou, então é hora de organizar as roupas de cama. Você pode tirar os lençóis do protagonismo e buscar no fundo do armário as mantas mais reforçadas e os edredons.

Certifique-se de lavar todos os itens para que eles estejam prontos e bem cheirosos na hora que você precisar. Outra coisa importante é fazer aquela limpa.

Separe tudo que você não usa mais e coloque para a doação, assim você pode aquecer o outono de várias famílias.

Decoração prática

Tapetes, mantas, cortinas e velas levam o outono em segundos para dentro da sua casa. Assim, tire esses itens dos armários e decore os ambientes.

Todos os locais devem ficar aquecidos, aconchegantes e em harmonia com a estação. A sala de estar e o quarto são os principais espaços de uma casa, são os locais onde a maioria das pessoas passam boa parte do tempo. Portanto, priorizes esses locais na hora de decorar.

No entanto, vale ter atenção especial para que a casa não fique disfuncional com essa nova decoração. Adicione os itens sempre pensando na perspectiva da família no dia a dia.

Nem tudo que é tendência faz sentido no perfil da sua casa. Dessa maneira, avalie os cômodos com um olhar prático para identificar o que pode ser modificado sem perder em espaço e conforto.

Mundo da Casa MRV

Para você que conquistou o sonho do cantinho próprio com a MRV, fica muito mais simples deixar cada detalhe com a sua cara.

O Mundo da Casa é uma plataforma completa, com infinitas possibilidades de compra, condições especiais para os clientes MRV e diversas inspirações.

Aqui, o cliente encontra desde armários planejados até opções de lojas parceiras para adquirir os itens para a decoração tão desejada. Tudo isso com uma boa economia e atendimento personalizado, conforme suas necessidades.

Esses descontos exclusivos são de até 40% nas maiores lojas do Brasil, como Magazine Luiza, Petz, Madeira Madeira, Leroy Merlin, Tok & Stock, entre outras.

Uma vantagem muito bacana é o teste de estilo disponível na plataforma. Com ele, é possível saber qual estilo de decoração tem mais a ver com você e sua família.

Agora ficou mais fácil de mudar a casa e ter uma decoração de outono aconchegante e bonita. O primeiro passo, nesse caso, envolve identificar como é a proposta decorativa do seu apartamento.

A partir disso, mudanças criativas não alteram sua funcionalidade, mas já se tornam destaque no visual e no conforto.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como fazer essa transformação de estilo.

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório