Decoração de quarto de casal, crie um ambiente relaxante

18 fevereiro 2016

Quarto de casal decorado e com os espaços aproveitados de maneira inteligente
Compartilhado por duas pessoas de personalidades diferentes, o quarto de casal deve ser criado em harmonia de acordo com o gosto de cada um. Pensando nisto resolvemos dar dicas para deixar o lugar de maior permanência da casa com um toque aconchegante e extremamente confortável.

Conheça os tipos de quarto de casal

O quarto de casal é um ambiente muito especial e ao mesmo tempo um mundo de possibilidades quando se trata de escolher a melhor decoração.

Como o próprio nome indica, são duas pessoas que vão viver naquele espaço. Por isso, o quarto de casal não pode ser nem muito feminino, nem tanto masculino demais. Mas afinal, como conseguir esse feito?

Neutro

Com este tipo de quarto não há como falhar. Embora, ao início, seja um pouco impessoal. Este é um estilo clean marcado pela madeira e pelas paredes brancas. No entanto, ao longo do tempo, pode ir acrescentando e remodelando este quarto, sem grande trabalho, até que ele reflita ambas as personalidades.

Quarto Q.B

Ou seja, um quarto que facilmente agrada a ambas as partes uma vez que não é demasiado exagerado, nem muito simples. É exatamente na medida exata, sem recorrer a exageros. Para este tipo de decoração de quartos de casal aconselha-se cores claras e tecidos leves e fofos.

Quarto pormenor 

À primeira vista este parece ser um quarto absolutamente normal, sem nada de especial e bastante simples. Contudo, o segredo deste tipo de quarto reside nos detalhes. Ou seja, invista, por exemplo, numa cabeceira luminosa e trabalhada. Esse pequeno pormenor vai dar a este quarto de casal um “quê” de especial.

Acerte na escolha das cores

A cor deve ser neutra, evite exageros de madeira, ou elementos escuros, pois um bom quarto deve ter tons neutros e claros que dão ao olhar um toque de aconchego. Se optar por alguma cor, opte pelos terrosos como os tons de bege ou mesmo o azul.

Escolha tons calmos e agradáveis para decorar o quarto. O azul, o violeta e o branco são cores bastante indicadas, mas no fim das contas o que vale mesmo é o seu gosto pessoal. Escolha a cor que agradar mais o casal e tente pensar em algo que seja menos cansativo ao longo do tempo.

Tome muito cuidado com o azul no caso de existir alguma tendência a depressão de quem irá habitar o quarto. Neste caso opte apenas pelos terrosos e o branco.

A decoração do quarto de casal também conta com criados-mudos e armários, que devem ser escolhidos conforme a metragem. Em quartos de casal compactos, o ideal é optar por armários de porta de correr e criados menores ou mesmo suspensos, que economizam espaço.

Já as Cortinas ajudam a criar um clima mais aconchegante. Dê preferência a cortinas de tecidos naturais como o linho ou mesmo uma gaze de linho. Evite as persianas metalizadas que dão ao local um ar muito frio. A fibra natural ajuda na sensação de conforto. Evite cores fortes e quentes como o vermelho, laranja e amarelo, dê preferência as cores frias como o verde, azul e roxo.

Iluminação

Um dos elementos mais importantes em um quarto de casal é a iluminação, que deve ser sempre suave e agradável. Uma luminária no teto é pratica e indispensável, porém, como a posição mais usual no quarto é deitado, devemos ver como se comportam as lâmpadas nesta luminária para não causar ofuscamento.

A iluminação é sempre um componente muito importante quando o assunto é decoração de quarto de casal. Neste caso, use sempre luz quente no quarto, se usar led compre sempre o branco morno ou quente. O branco frio dá a sensação de um ambiente comercial.

Dicas para deixar o ambiente mais funcional

Não importa o tamanho, o quarto de casal tem que ter um clima aconchegante. Como todos os cômodos das casas e apartamentos, os quartos estão cada vez mais compactos e funcionais.

Por isso a decoração deve ser muito bem pensada para que o espaço seja aproveitado da melhor maneira possível e sem que nenhum centímetro seja desperdiçado.

O objetivo é fazer com que o quarto de casal pareça maior do que ele realmente é. Algumas dicas usadas para o resto da casa também servem para este ambiente, como usar espelhos para dar maior profundidade, assim como apostar em acessórios leves e móveis de madeira clara.

Criado Mudo

Hoje em dia, os criados mudos não precisam mais ser idênticos. Iguais ou não, o importante é que o modelo escolhido acomode bem abajures, livros, despertadores, celulares, óculos e copos de água.

Acessórios

Um baú aos pés da cama ou pufe é outra peça a se considerar, se houver espaço ou em substituição aos móveis mais clássicos. Para quartos menores, um cabideiro de pé ou cabide de parede ocupa pouco espaço e acomoda apropriadamente as roupas usadas durante o dia.

Papel de parede para quarto de casal

Elas servem de base para toda a decoração de uma divisão, seja através da cor escolhida, seja através das imagens ou padrões aqui definidos.

Se está a pensar decorar ou remodelar o seu quarto de casal, então o papel de parede é uma ótima opção. Conheça as vantagens em usar papel de parede para quarto de casal, e confira ainda algumas dicas e fotos.

O papel de parede confere inúmeras vantagens para quem optar por essa solução. O papel de parede é uma ótima solução para quem pretende que as paredes do seu quarto sejam mais que simples paredes pintadas, podendo assim ter padrões, imagens, ou mesmo texturas a envolver o quarto. Além disso, é uma opção barata, que permite uma decoração mais rica e detalhada, sem gastar muito dinheiro.

Outra vantagem do papel de parede para quarto de casal é a facilidade com que se decora e redecora um espaço. Ao fim de algum tempo, se estiver farto desse papel de parede, facilmente e sem gastar muito dinheiro, pode alterar e redecorar por completo o visual do seu quarto.

O tamanho ideal da cama de casal

A cama de casal é a estrela do quarto. Convidativa, ela é o centro das atenções e por isso precisa ser decorada em grande estilo, seja com uma bela cabeceira ou com uma roupa de cama caprichada. Experimente optar por uma cama com gavetas para ganhar um espaço extra para a organização.

Alguns cuidados devem ser tomados. Não adianta querer colocar a maior cama que você encontrar em um espaço mínimo. Lembre que é preciso espaço entre ela e a parede para circular, que deve ser de, no mínimo, 70 cm.

Quartos pequenos são favorecidos por camas e cabeceiras baixas, que dão a impressão de um espaço mais amplo. Quartos maiores, camas e cabeceiras mais altas são as indicadas. Nem todas as camas são necessitam de uma cabeceira.É possível utilizar a parede como cabeceira ou então optar por modelos diferenciados.

E como a regra é aproveitar todo espaço possível, as camas com gavetas ou no modelo baú são ótimas escolhas para ganhar mais espaço para guardar cobertas, malas ou o que for preciso.

A Escolha do Colchão

Enquanto a importância da cama é revelada em termos estéticos e de espaço, a do colchão vai determinar noites tranquilas e de descanso. O colchão do quarto de casal terá sobre ele o peso de duas pessoas, durante muitas noites. Por isso, é preciso investir na compra de um BOM colchão. Fique atento!

Capriche nos detalhes

Além dos habituais jogos de algodão ou flanela, invista em lençóis de seda para as noites mais românticas. Um bom edredom é essencial, assim como uma capa reversível, que permite “vestir a cama” conformo o estado de espirito do casal.

Para completar o visual, podem ser compradas almofadas alegres e confortáveis e uma manta para os pés da cama.

Dicas para escolher os móveis do quarto de casal

O quarto do casal deve ser montado com foco no relaxamento e na privacidade, o cômodo precisa ser bonito e romântico, capaz de tornar a vida a dois ainda mais feliz, prazerosa e harmoniosa.

É preciso ter muito critério na escolha da mobília! Não sabe nem por onde começar? Então confira a seguir 5 dicas incríveis para escolher móveis para o quarto de casal sem correr o risco de pisar na bola.

Invista em móveis planejados

Se o quarto for pequeno, o segredo é investir em móveis planejados para aproveitar cada cantinho do ambiente, sem desperdícios. A mobília sob medida também é perfeita para combinar os gostos pessoais às necessidades de cada um.

Pense bem: é possível ter um móvel do modelo, da cor e do tamanho que vocês sempre quiseram! E por falar em gosto pessoal, a decoração do quarto não pode pender para as preferências de nenhum dos lados, sendo o ideal encontrar uma forma equilibrada de agradar aos dois.

Mantenha um estilo

Se o quarto em si já tem uma decoração mais rústica, móveis amadeirados são uma ótima escolha. Caso a décor seja mais clean ou moderna, é melhor escolher a mobília de MDF, laqueada, espelhada ou de fórmica convencional.

Dormitórios com propostas clássicas, provençais ou vintage pedem itens com um design mais rebuscado e linhas curvas, além de detalhes como o capitonê serem super apropriados para cabeceiras e poltronas. O importante é manter a coerência.

Opte por cores acolhedoras

Por ser um ambiente voltado principalmente para o repouso, o principal é que as cores do quarto sejam sóbrias, neutras e suaves. Nesse sentido, não é interessante investir em peças escuras demais.

Assim, prefira móveis brancos ou beges, eventualmente inserindo pontos de cor mais intensa em móveis menores, como a poltrona, a penteadeira ou o criado-mudo. Vale ressaltar ainda que os móveis de madeira também são bem-vindos, pois deixam o dormitório mais aconchegante.

A escolha do guarda-roupa certo

Outro móvel essencial para o quarto é o guarda-roupas. Na hora de escolher o seu, as opções moduladas são bem interessantes, por dar a opção de adaptar o módulos de acordo com o tamanho do quarto. Outra dica importante é economizar o espaço da abertura das portas do armário, escolhendo modelos que tenham portas de correr.

Parece difícil pensar em um quarto de casal pequeno, mas com um pouco de atenção aos detalhes, é possível colocar tudo o que você quer em um espaço reduzido sem parecer que está tudo empilhado.

Colaborações:
Decora Viva
Casa Show
Decoração Interiores
Lojas KD
Decorações Interiores

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório