Decoração renovada através das cores

29 julho 2020

Renovar a pintura das paredes de casa

A decoração é o toque que personaliza a casa conforme o olhar dos moradores. Diante disso, apostar em uma paleta de cores moderna e elegante faz toda a diferença no clima do ambiente e ainda permite renovar de maneira criativa sempre que necessário.

E o melhor de tudo é que esse tipo de mudança acontece sem nenhum tipo de quebradeira. Ou seja, o processo de deixar cada cantinho com seu gosto também representa uma forma deliciosa de integrar a família e não comprometer o orçamento. 

Quer saber mais? Mostramos dicas essenciais de como mudar a decoração somente com base na renovação das cores. Acompanhe! 

Pinte as paredes

Que tal uma reforma simples e rápida, sem gastar muito dinheiro, que vai deixar sua casa mais bonita para receber a família e os amigos em qualquer ocasião? Para quem gostou da ideia, uma boa dica é renovar o visual e o clima da casa pintando as paredes com novas cores. 

De acordo com o diretor comercial da Politintas, Vinícius Ventorim, “pintar as paredes é uma das maneiras mais econômicas e rápidas de redecorar uma casa. Com uma nova pintura, os ambientes se modificam bastante e se tornam mais agradáveis e bonitos, principalmente se forem pintados com novas cores”. 

Segundo Ventorim, para economizar é preciso calcular bem o material para evitar desperdícios e fazer os testes com as cores escolhidas para ter certeza de que é a tonalidade desejada, evitando ter que fazer uma repintura. 

Ponto de destaque

A arquiteta Melissa Cabral destaca que nem sempre é preciso repintar toda a casa para renovar o ambiente. “Pintando uma parede de destaque com uma cor mais forte ou colocando uma textura em tom sobre tom já é possível modificar bastante o espaço. Só é preciso escolher bem a cor para que combine com os móveis, as cortinas e o piso, para que o resultado final fique harmonioso”. 

Além de embelezar a casa, usando apenas tinta dá até para modificar a dimensão dos ambientes. “Com o uso correto das tintas e das cores, é possível dar a impressão de que o ambiente é maior ou menor, de acordo com a vontade da pessoa.

Se o espaço for muito grande, uma boa dica é pintar as paredes com cores mais escuras, mas se o ambiente for pequeno, é melhor optar pelas cores mais claras, pois dão a impressão de que o espaço é maior do que realmente é”, diz a engenheira e decoradora Zélia Sather.
 

Entenda qual cor usar

As cores possuem diferentes vibrações que estimulam um novo comportamento ou estado de espírito nas pessoas, por isso, também é importante saber que tipo de sensação deseja para cada um dos ambientes.

As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, são estimulantes e sugerem vitalidade, movimento e alegria. Já as cores frias, que englobam os tons de azul, verde e violeta, têm efeito calmante e dão a sensação de paz e frescor.
 

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a cor certa para cada um dos ambientes da casa! 

Sala de estar 

As cores devem ser mais aconchegantes, proporcionando relaxamento e estimulando a conversação, por isso, prefira as cores quentes nesses espaços. Saiba que também é preciso avaliar cuidadosamente o tamanho do ambiente e equilibrar as cores caso seu apartamento seja compacto.  

Em uma situação como essa, é muito interessante combinar apenas uma parede com cores quentes e mesclar com outras de tons pastéis. Assim, fica mais simples manter o estilo elegante e ainda destacar alguns objetos da decoração, como o canto alemão ou a mesa de jantar, que pode ficar próxima à tonalidade de destaque.  

Qaurto

As cores ligeiramente quentes proporcionam sensação de acolhimento, intimidade e podem ser amplamente usadas. Já as cores mais fortes e vibrantes devem ser utilizadas com cautela, pois dificultam o relaxamento.  

No quarto, você pode renovar o ambiente com criatividade ao apostar em parede de duas cores, por exemplo. Turquesa alternado com branco traz um excelente resultado, especialmente quando a proposta da pintura acontece com uma divisão horizontal na metade da parede.  

Uma boa dica é colocar pratos decorativos ou quadros nas tonalidades pastéis e trazer um ar mais sofisticado ao ambiente. Vale ressaltar que é importante priorizar sempre cores que tenham uma reação relaxante no cérebro para evitar quadros de insônia.  

Quarto de criança

Cores fortes e vibrantes podem tornar o espaço alegre e divertido, mas é preciso tomar cuidado para não acabar ficando um ambiente estressante. Os pequenos costumam ser mais sensíveis aos estímulos do quarto e, por isso, qualquer ideia de renovação exige uma pesquisa bastante cuidadosa.  

Então se o quarto do seu filho está pintado de rosa ou azul desde o nascimento, uma sugestão bacana é colocar a cor branca ou outros tons neutros na parede. A partir disso, intensifique a paleta de cores nos detalhes. Por exemplo, uma parede branca com bordas amarelas e outros elementos decorativos na mesma cor tornam o ambiente moderno e tranquilo na medida certa até que se tornem adolescentes.  

Banheiro

Cores claras ajudam a ampliar o ambiente. Tons de verde e azul refrescam, já o branco reflete limpeza e higiene. Agora se você quiser manter um ambiente neutro, pode apostar na decoração com peças transparentes e de cristais.

O prata também combina bastante nesse espaço, que deve ser sempre o mais clássico possível para não destoar dos outros cômodos e cumprir bem a função relaxante durante o banho. 
 

Copa

Amarelo, laranja e vermelho são cores mais indicadas por estimularem o apetite. Claro que não é interessante usar combinações de cores fortes ao mesmo tempo para não tornar o ambiente sobrecarregado. O mais indicado, nesse caso, é optar por cores que tenham predominância mais sofisticada na combinação, como esmeralda e cobre.  

Cozinha

O branco proporciona a sensação de limpeza e claridade. Os tons de azul ajudam a refrescar ambientes com pouca ventilação. Vermelho, amarelo e laranja estimulam o apetite. Vale destacar também que, em alguns casos, as cores podem ficar manchadas por gordura ou outros respingos, e isso pode aparecer com maior ou menor destaque conforme a cartela de cores.  

Escritório

Para estimular o raciocínio o ideal são os tons de laranja. O verde-claro refresca e acentua o equilíbrio, enquanto o amarelo estimula a criatividade. Caso a mobília seja escura, você pode escolher paredes brancas para que o contraponto fique interessante e harmonioso visualmente.  

É muito importante ressaltar que as cores da decoração precisam formar um conjunto harmônico. Não adianta um ambiente estar bonito se não se integra com os demais, então é preciso fazer um estudo de todas as cores que serão utilizadas para que o resultado final seja agradável. Para isso você pode contar com a ajuda de profissionais capacitados, como arquitetos, decoradores e designers. 

Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário no post e nos conte como está a decoração do seu apartamento.  

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório