Decoração renovada através das cores | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Decoração renovada através das cores

29 julho 2008

Que tal uma reforma simples e rápida, sem gastar muito dinheiro, que vai deixar sua casa mais bonita para receber a família e os amigos nas festas de fim de ano? Para quem gostou da idéia, uma boa dica é renovar o visual e o clima da casa pintando as paredes com novas cores.
De acordo com o diretor comercial da Politintas, Vinícius Ventorim, “pintar as paredes é uma das maneiras mais econômicas e rápidas de redecorar uma casa. Com uma nova pintura, os ambientes se modificam bastante e se tornam mais agradáveis e bonitos, principalmente se foram pintados com novas cores”.
Segundo Ventorim, para economizar é preciso calcular bem o material para evitar desperdícios e fazer os testes com as cores escolhidas para ter certeza de que é a tonalidade desejada, evitando ter que fazer uma repintura.
A arquiteta Melissa Cabral destaca que nem sempre é preciso repintar toda a casa para renovar o ambiente. “Pintando uma parede de destaque com uma cor mais forte ou colocando uma textura em tom sobre tom já é possível modificar bastante o espaço. Só é preciso escolher bem a cor para que ela combine com os móveis, as cortinas e o piso, para que o resultado final fique harmonioso”.
Além de embelezar a casa, usando apenas tinta dá até modificar as dimensões dos ambientes. “Com o uso correto das tintas e das cores, é possível dar a impressão de que o ambiente é maior ou menor, de acordo com a vontade da pessoa. Se o espaço for muito grande, uma boa dica é pintar as paredes com cores mais escuras, mas se o ambiente for pequeno, é melhor optar pelas cores mais claras, pois elas dão a impressão de que o espaço é maior do que realmente é”, diz a engenheira e decoradora Zélia Sather.

Qual cor usar?
As cores possuem diferentes vibrações que estimulam um novo comportamento ou estado de espírito nas pessoas, por isso, também é importante saber que tipo de sensação se deseja para cada um dos ambientes. As cores quentes, como o vermelho, o amarelo e o laranja, são estimulantes e sugerem vitalidade, movimento e alegria. Já as cores frias, que englobam os azuis, os verdes e os violetas, têm efeito calmante e dão a sensação de paz e frescor.
Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a cor certa para cada um dos ambientes da casa:

Sala de estar – As cores devem ser mais aconchegantes, proporcionando relaxamento e estimulando a conversação, por isso, prefira as cores quentes nestes espaços.

Quartos – As cores ligeiramente quentes proporcionam sensação de acolhimento, intimidade e podem ser amplamente usadas. Já as cores mais fortes e vibrantes devem ser utilizadas com cautela, pois dificultam o relaxamento.

Quarto de crianças – Cores fortes e vibrantes podem tornar o espaço alegre e divertido, mas é preciso tomar cuidado para não tornar o ambiente estressante.

Banheiros - Cores claras ajudam a ampliar o ambiente. Os verdes e azuis refrescam, e o branco reflete limpeza e higiene.

Copa – O amarelo, o laranja e o vermelho são as cores mais indicadas por estimularem o apetite.

Cozinha – O branco proporciona a sensação de limpeza e claridade. Os tons de azuis ajudam a refrescar ambientes com pouca ventilação. O vermelho, o amarelo e o laranja estimulam o apetite.

Escritórios – Para estimular o raciocínio o ideal são os tons de laranja. O verde claro refresca e acentua o equilíbrio e o amarelo estimula a criatividade.

É muito importante ressaltar que as cores dos diferentes ambientes precisam formar um conjunto harmônico. Não adianta um ambiente estar bonito se ele não se integra com os demais, por isso, é preciso fazer um estudo de todas as cores que serão utilizadas para que o resultado final seja agradável e para isso você pode contar com a ajuda de profissionais capacitados, como arquitetos, decoradores e designers.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório