Decoração rústica: 5 dicas para utilizar essa tendência na sua casa | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Decoração rústica: 5 dicas para utilizar essa tendência na sua casa

16 novembro 2017


Atemporal, a decoração rústica é perfeita para quem quer repaginar os cômodos sem perder o clima intimista e aconchegante. Imponente, charmoso e com uma forte conexão com a natureza, esse estilo pode ser adaptado em qualquer espaço, seja na sala de estar, no quarto ou até mesmo na cozinha e áreas externas.

O melhor de tudo? Com essa combinação, você pode levar o clima cheio de conforto de uma casa no campo para a sua residência na cidade. Texturas, revestimentos e contrastes farão parte desse visual, mas, para isso, é preciso muito equilíbrio!

Neste artigo, vamos te mostrar 5 dicas para criar um ambiente incrível e campestre:

1. Entenda o conceito de decoração rústica

O primeiro passo para criar um estilo rústico completo é entender o seu conceito. A definição do termo significa algo que esteja relacionado ao campo ou a ambientes rurais.

As peças que seguem esse estilo apresentam muitas texturas, detalhes mais grosseiros e acabamento imperfeito. Esse é o caso de objetos como as famosas panelas de ferro, os cestos de palha, ou os bancos feitos com troncos de árvores.

O resultado é um ambiente mais aconchegante e confortável, mas sem perder o seu charme. Ou seja, ideal para descansar e fugir de uma rotina intensa.

Um visual rústico pede por elementos como pedras, tijolos aparentes, mobília em madeira e uma paleta de cores mais delicada e sóbria. Sem dúvidas, vale a pena apostar e inovar nessa decoração!

2. Aposte nos móveis em madeira

Você pode incluir a decoração rústica começando pela mobília. Aqui, a grande característica são os móveis produzidos com madeira, como mesas de jantar, cadeiras, sofás e estantes. Esse material serve para transmitir a sensação de acolhimento, exatamente como encontramos nas casas de campo.

Quer um ambiente mais despojado e não tão clássico? Use os paletes de demolição para criar um sofá ou uma mesa de canto. Essa ideia sustentável se tornou forte tendência na decoração e é ideal para quem quer investir em criatividade.

Também é possível usar troncos de madeira como mesas de centro. Inclua uma superfície em vidro ou outro material espelhado e você terá uma peça que une o rústico e o moderno. Incrível, não é mesmo?

3. Invista em itens decorativos

Toda composição precisa de peças decorativas, e com a rústica não seria diferente! Nesse caso, objetos como vasos e luminárias envelhecidos, molduras em madeira, cestos em cerâmica e até mesmo portas e janelas antigas podem ser usados.

Para caprichar na cozinha, ouse deixar as suas panelas de ferro penduradas na parede. Potes com mantimentos dispostos em prateleiras também são ótimos recursos. Isso fará com que o ambiente transmita o estilo de “casa da vovó”.

E lembre-se: mantenha sempre o equilíbrio! Deixe apenas alguns itens expostos, pois, assim, o seu espaço ficará muito mais harmônico.

4. Não se esqueça das cores

Pensar nas cores é fundamental para esse estilo! Busque tons que tenham conexão com a natureza, mas que sejam sóbrios e terrosos. Marrom, bege, creme e laranja são tonalidades frequentemente usadas na decoração rústica. Aposte nas cores em objetos como tapetes, almofadas, cortinas e demais adornos.

Se estiver em busca de um visual mais romântico e doce, é possível apostar em cores que sigam a linha pastel suave, como o rosa e o verde. Incremente ainda mais e crie uma mistura de cores com estampas florais ou quadriculadas. O seu ambiente ficará surpreendente!

5. Aposte nos revestimentos 

Que tal compor o estilo usando revestimentos como madeira, cimento queimado, tijolos e pedras? Seja na parede, no chão ou na mobília, esses elementos rústicos ajudarão a decorar e ainda garantir que o seu cômodo tenha um acabamento de alta durabilidade.

As pedras, por exemplo, podem ser adaptadas em ambientes úmidos, sendo constantemente instaladas em áreas externas ou lavabos. Os seixos negros ou claros são opções, que, além de refletirem a proposta rústica, levam muita sofisticação para o espaço.

Inclua também o tijolo aparente em cômodos como a sala de estar. Essa é uma escolha mais despojada e que pode ser combinada com outros estilos.

Gostou das nossas dicas sobre decoração rústica? Caso tenha mais alguma sugestão, deixe um comentário aqui no post e compartilhe a sua ideia!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório