Decore o seu apartamento com almofadas

11 setembro 2015

 Além de dar um charme ao ambiente e o deixar mais aconchegante, elas dão personalidade ao ambiente.


_DSC0535


As almofadas são elementos macios, confortáveis, suaves e que podem agregar um toque de acolhimento e personalidade aos ambientes da sua casa. Lisas ou texturizadas, coloridas ou neutras, clássicas ou modernas, redondas ou quadradas, sérias ou irreverentes, não importa! O fato é que almofadas possuem um enorme potencial decorativo.

Quer saber como decorar o seu apartamento usando almofadas de diferentes tonalidades, tamanhos e formatos? Então confira as nossas dicas e descubra como usar esses objetos a favor da decoração do seu apê. Acompanhe com a gente e decore o seu apartamento com o auxílio dessas belezinhas!

Acerte na escolha do local onde colocar as almofadas

DSC_0054


Não existem muitas regras sobre onde colocar as almofadas, entretanto, essa utilização deve ter a ver com a proposta do ambiente. As almofadas são frequentemente usadas na sala de estar, mas cabem também na sala de televisão, no quarto das crianças, em um cantinho zen ou até mesmo na varanda, para tornar o espaço mais convidativo e acolhedor.

Alterne as capas de almofadas de acordo com cada temporada

_DSC46193menor


Quem disse que você precisa usar uma única cor de almofadas durante o ano inteiro? O ideal é alternar as capas das suas almofadas a cada temporada. No outono/inverno, por exemplo, vale apostar em tecidos quentinhos e fofinhos, para oferecer mais conforto térmico aos espaços.

As cores neutras e estampas discretas, como listras e adamascados são padronagens bem-vindas. Já na primavera/verão, as cores vibrantes, estampas florais, capas artesanais (fuxico e patchwork) e as almofadas divertidas são super apropriadas, especialmente em apartamentos de jovens.

Respeite o estilo decorativo do ambiente

DSC_2709


Uma dica importante para acertar na composição da decoração com almofadas é respeitar o estilo decorativo do seu apartamento. Se a sua decoração é clássica, deve haver simetria e formalidade. Nesse caso, capas de tons sóbrios e um número par de almofadas (4 ou 6) são as escolhas ideais. Já nas decorações modernas, é preferível que você use um número ímpar de almofadas (3 ou 5).

Aposte no mix de estampas e formas

DSC_9741


Você sabia que o mix de estampas e formas é permitido na decoração com almofadas? Se você faz a linha mais eclética e arrojada, vale misturar padronagens e formatos para compor uma decoração mais inusitada e excêntrica. Só tome cuidado para o resultado não ficar over. É necessário haver certa harmonia. Por exemplo, você pode usar almofadas com capas listradas e de poás em um mesmo ambiente, no entanto, as cores das estampas devem conversar entre si.

Ouse na composição

Além de misturar estampas e mesclar almofadas quadradas com redondas, você pode inovar nas texturas. Dá para usar almofadas de pelinhos com almofadas lisas, dá para brincar com veludo e com seda, dá para investir em almofadas artesanais (crochê, macramé, bordado) e também é possível usar a proposta étnica de decoração, trazendo à tona referências chinesas, japonesas, indianas, tailandesas, africanas, peruanas, mexicanas, etc. Fica a seu critério!

DSC_3179


Cuidado com o visual monocromático

Evite ambientes de uma cor só e fuja do efeito combinadinho demais. Fica monótono usar almofadas da mesma cor da cortina, do tapete, do vaso de flores e da poltrona. É mais interessante quando você as usa como pontos de contraste na decoração ou quando a paleta é composta por cores diferentes, mas que se harmonizam.

E então, que tal usar almofadas na decoração da sua casa? Compartilhe as suas opiniões conosco através dos comentários e continue de olho nas nossas dicas!
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório