4 dicas no descarte de lixo para evitar a proliferação do coronavírus

21 maio 2020

Mulher descartando o lixo de maneira segura usando luvas para não se contaminar com o Coronavírus

O descarte do lixo adequado é uma forma de evitar a proliferação do coronavírus. De fato, ao separar todos os resíduos com cuidado, você faz a sua parte e ainda preserva a saúde de várias pessoas indiretamente. Em um ambiente de condomínio, por exemplo, se cada um agir de maneira consciente, as chances de contágio ficam reduzidas.

O melhor caminho, em uma situação como essa, é montar uma rotina de limpeza completamente adaptada durante o período da quarentena. Vale lembrar que, como se trata de um vírus relativamente novo, seguir também as orientações dos órgãos de saúde se mostra fundamental na hora de proteger a sua família.

Quer saber mais? Veja quatro cuidados essenciais no descarte de lixo para evitar o coronavírus.

1. Use dois sacos de lixo

Saiba que começar os cuidados dentro de sua casa é uma forma de preservar os colaboradores do condomínio, os outros moradores e  os funcionários do serviço de coleta. Uma recomendação importante, nesse caso, envolve usar dois sacos de lixo no momento do descarte.

Isso porque,  os resíduos podem acabar vazando ou caindo pelo caminho. Além disso, o reforço na proteção impede que a sacola se rasgue durante o manuseio.

Claro que existe a preocupação extremamente válida com o excesso de plástico utilizado, porém, em um momento como esse, a indicação dos órgãos de saúde é priorizar a saúde de sua família e compensar em outras ações sustentáveis.

2. Evite deixar o lixo cheio

Sacos de lixo cheios acabam fazendo uma grande bagunça no local destinado ao descarte, por isso é importante encher apenas dois terços da lixeira. Pode até parecer uma medida simples à primeira vista, porém, faz muita diferença na preservação da saúde durante a pandemia.

ã No momento de fechar os sacos de lixo, você deve lacrá-los de maneira adequada com um nó ou um reforço plástico. Outro ponto importante é que sempre que sair para levar o lixo e precisar pegar o elevador ou acessar as áreas comuns do condomínio,  é necessário a utilização de  máscara.

3. Separe materiais de proteção

Os materiais de proteção são essenciais na hora de ir ao supermercado ou outros lugares considerados essenciais. Por esse motivo, eles precisam de cuidados redobrados na hora do descarte. O motivo é que máscaras, luvas e outros acessórios podem se tornar vetores do vírus, quando misturados ao lixo comum.

Lembre-se que depois da coleta, os resíduos passam por um longo processo de descarte, que envolve todo um ciclo de trabalho. Separe os itens de proteção em sacos plásticos duplos e tenha cuidado com o fechamento. Caso tenha alguém em isolamento por contaminação ou suspeita, é indicado colocar etiquetas informando sobre o risco do material.

4. Redobre os cuidados em casos suspeitos

Quando existe uma pessoa com suspeita  de contaminação pelo coronavírus dentro de casa, os cuidados com o lixo precisam ser ainda mais específicos. Ao apresentar sintomas, providencie uma lixeira exclusiva para o quarto de isolamento.

Uma outra pessoa deve ser responsável pelo descarte, já que as pessoas que foram contaminadas não devem sair de casa em nenhuma hipótese. Depois de retirar os resíduos, faça a higienização de toda a lixeira exclusiva, como forma de evitar o contágio. No momento de levar a sacola até o local indicado,  é importante usar máscara, luvas e colocar os sacos apenas em dia de coleta para não deixá-los parados.

Pronto! Agora você já sabe quais são as orientações no descarte de lixo neste período. São pequenos cuidados no dia a dia que ajudam a evitar que o vírus se prolifere perto de nossa família e em nosso ambiente domiciliar. Siga também todas as recomendações dos órgãos de saúde para que, em breve, essa batalha seja vencida com a contribuição de todos.

Aproveitou as dicas do texto? Então, compartilhe em suas redes sociais para que os seus amigos e familiares também saibam como descartar o lixo corretamente.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório