Descubra agora como cuidar de seus eletrodomésticos inox

20 novembro 2019

Produto de limpeza aplicado corretamente para remover sujeira do inox

Já pensou em ter uma excelente decoração em sua casa? Então, é importante pensar em todos os componentes do espaço. Isso inclui tanto os revestimentos, a pintura das paredes, os lustres e as luminárias quanto os móveis, as plantas e os eletrodomésticos — mais especificamente os eletrodomésticos inox, que vêm ganhando espaço na casa das pessoas.

Esses itens são conhecidos como linha prata, sendo a principal escolha de quem quer renovar o visual da cozinha. Eles trazem uma estética toda em revestimento cromado com aço inoxidado, que deixa o espaço ainda mais sofisticado e moderno. Mas como limpar o material, já que o inox é suscetível a manchas e riscos?

Se você não sabe qual é a melhor forma de dar uma limpeza em seus eletrodomésticos inox, continue a leitura e confira algumas dicas que vão ajudar bastante, além de entender um pouco mais sobre o diferencial que tais itens trazem para qualquer ambiente e suas vantagens. Vamos lá?

Quais são as vantagens de ter eletrodomésticos inox em sua casa?

Os eletrodomésticos inox conseguem dar aquele charme especial para o ambiente, não é mesmo? Eles são muito bonitos, porém seus benefícios vão muito alem do aspecto estético, pois também dispõem das vantagens e características do próprio material que os reveste.

Isso porque o aço inox, como o próprio nome já diz, é resistente à corrosão. Por consequência, é conferida uma durabilidade muito maior para o eletrodoméstico, ao passo que sua manutenção é facilitada.

Os eletrodomésticos em inox conseguem compor muito bem qualquer espaço, por conta da sua beleza. Eles se harmonizam muito em cozinhas, onde os revestimentos têm uma tonalidade mais clara ou branca, quanto em cores mais escuras. Os ambientes que seguem a linha das pedras ou do amadeirado também ficam bonitos com eletrodomésticos inox.

Sendo assim, esse tipo de eletrodoméstico é diferente dos demais por causa da sua resistência e durabilidade, bem como a versatilidade que ele apresenta. Além de toda a funcionalidade que os eletrodomésticos já trazem, nesse caso, eles podem ser utilizados como objeto de decoração em sua cozinha.

Como fazer a limpeza de eletrodomésticos inox?

Mesmo que o inox traga uma durabilidade superior, se o material não for bem cuidado e limpo da maneira correta, vai acabar estragando. Justamente por ter um custo-benefício tão atrativo, é importante conhecer os cuidados com a limpeza da superfície desse eletrodoméstico, bem como do seu interior.

Use um pano macio

O aço inox não enferruja, mas ele não é totalmente resistente a riscos e manchas — que ficam aparentes e estragam o aspecto visual do produto. Sendo assim, para limpar é necessário utilizar um pano macio, que não danifique a superfície do eletrodoméstico.

Muitas vezes, quando o pano é áspero ou contém algum resíduo de outro material, pode acabar estragando e arranhando o aço. Portanto, utilize apenas panos macios.

Não use esponjas de aço

O uso de esponjas rígidas de aço ou alumínio não é recomendado, afinal de contas se trata de materiais muito duros e que podem riscar o inox que reveste o seu eletrodoméstico. Quando se aplica esse tipo de material, você acaba arranhando bastante o inox, esse tipo de defeito é bem difícil de ser revertido, apenas se for trocado todo o revestimento do aparelho. Portanto, fique atento no momento da limpeza, para não estragar o seu equipamento!

Aposte em escovas de cerdas macias

Para fazer uma limpeza bem delicada e que não danifique o seu eletrodoméstico, é importante utilizar escovas de cerdas macias. Essas escovas vão conseguir tirar toda a sujeira do equipamento de forma mais fácil, apenas com movimentos leves apenas com o uso de água e detergente neutro. Elas conseguem manter o brilho do aço inox sem causar qualquer arranhão.

Não use produtos abrasivos

O tipo de produto adotado para essa limpeza também deve ser bem pensado, uma vez que o aço pode reagir e ficar manchado. Sendo assim, evite utilizar abrasivos, sejam eles solventes, amoníacos, saponáceos, álcool ou até mesmo cloro na superfície de inox.

Existem no mercado itens próprios para a limpeza do inox, então opte por aplicar esse tipo de material. Mas, de modo geral, você pode utilizar um pano macio com detergente neutro, que se encaixa bem nesse tipo de limpeza.

Dê preferência à água morna

Para finalizar a limpeza, é indicado usar água morna. Assim, fica mais fácil dissolver os produtos que foram aplicados na superfície do eletrodoméstico de inox e também amolecer qualquer resquício de sujeira ou gordura que tenha continuado no material.

Portanto, limpe com um pano e passe a água morna, enxugando todo o processo de limpeza e dando uma finalização no eletrodoméstico. Só tenha cuidado para que o excesso de água não entre em contato com alguma região eletrônica.

Limpe cuidadosamente e com bastante leveza

Por fim, é importante que todo o processo de limpeza seja conduzido com muito cuidado e cautela, sem movimentos bruscos e rápidos, para que não exista a chance de surgir um arranhado sequer na superfície em inox do seu eletrodoméstico.

Uma dica muito boa é que você observe o sentido das fibras do inox no momento em que tiver fazendo a limpeza, seja com o pano, seja com a escova. Sendo assim, passe esses materiais no sentido das fibras para evitar arranhões.

Em uma limpeza mais rápida do dia-a-dia, para remover sujeiras como marcas de mão e gorduras respingadas, recomenda-se borrifar um pouco de água com vinagre e secar usando o papel toalha. Dessa forma, você acaba mantendo o eletrodoméstico sempre com um visual limpo e bonito.

Vale ressaltar que, para que o material consiga trazer esse efeito de brilho e beleza para a sua cozinha ou área de serviço, é necessário que esteja bem limpo e cuidado. Portanto, siga todas as dicas que foram dadas acima, para que seu ambiente permaneça sempre com um aspecto visual muito bonito e sofisticado — afinal de contas, a sujeira não contribui em nada para a decoração, não é mesmo?

O que você achou do nosso conteúdo? Ficou satisfeito em aprender um pouco mais sobre como limpar os eletrodomésticos inox? Gostou das dicas que foram dadas? Se quiser ver mais assuntos como este, curta a nossa página do Facebook para continuar nos acompanhando. Até mais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório