Dicas de como limpar corretamente os estofados  | Blog Corporativo MRV Engenharia -€“ Mercado Imobiliário e lançamentos de apartamentos e casas

Encontre seu imóvel

Dicas de como limpar corretamente os estofados

26 janeiro 2014

O sofá é uma das peças mais importantes da casa, ele proporciona conforto, aconchego e vai te acompanhar durante anos, por isso merece uma boa limpeza e cuidados especiais. Confira algumas dicas para fazê-lo durar mais tempo:


Limpeza de estofados

Limpe os estofados aproximadamente uma vez por ano, dependendo do uso. Não espere até parecer sujo (a essa altura, a sujeira já terá começando a danificar o tecido). Como limpar?



Se for limpar em casa, retire as almofadas e os assentos (se possível). Passe um aspirador de pó utilizando o bocal com cerdas e se concentre nas áreas onde a poeira se acumula. Passe a solução com água e vinagre, espere secar e recoloque as almofadas. É bom passar aspirador pelo menos uma vez por semana.

Sofá de couro sintético branco - Para limpar este tipo de sofá, passe uma esponja (não abrasiva) com sabão de coco líquido. Enxague e seque com um pano seco.

Camurça - Seque imediatamente qualquer líquido que cair sobre ele. Para a limpeza, use somente água e detergente líquido incolor, ou um produto específico.

Dica caseira

Para manter a limpeza do sofá de tecido, linho e veludo, misture no balde de água meio copo de vinagre branco. O vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.

O que não usar?

Não use produtos que contenha cloro, sabão em pó e demais produtos de limpeza. Se tiver dúvidas do que usar, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Super dica – Contrate uma empresa para fazer impermeabilização do estofado. Assim, qualquer líquido derramado fica na superfície e o tecido não o absorve.

Manchas

Acidentes acontecem, né?! Se manchou o estofado, lembre-se que quanto antes tirar a mancha, ela sairá mais facilmente.

Vinho: Use um papel toalha para absorver o máximo possível do vinho tinto. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás sobre a mancha para o vinho borbulhar e subir à superfície. Então, limpe com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário. Aplique um produto especial para limpeza de estofados na área atingida. Espere secar e passe o aspirador de pó. Se a mancha não sair, repita o processo.

Refrigerante: detergente líquido incolor e água

Caneta: Molhe uma esponja macia com vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia.

Fonte: Organize sem frescuras

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório