Dicas de decoração para o outono de 2019 | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Dicas de decoração para o outono de 2019

20 março 2019

Outono é considerada a meia estação mais charmosa e pensando nisto elaboramos dicas especiais para você decorar o seu apartamento  gastando pouco e, ao mesmo tempo, reaproveitar itens dos ambientes. Para isso, é preciso olhar alguns objetos como jarras, copos, cobertas, livros e até frutas sazonais.

Mesmo que o outono prenuncie temperaturas mais amenas, podemos aproveitar sua paleta de cores para deixar sua decoração mais viva e aquecida na medida nesta época do ano.

Contudo, ao contrário do que pensamos, renovar a decoração de ambientes não precisa custar caro e nem mesmo ser trabalhoso. Veja a seguir algumas sugestões que preparamos para você dar uma cara nova para cada parte de sua casa de maneira criativa e econômica.

1. Pratos, panelas e talheres como itens de decoração

Para a cozinha, você pode utilizar utensílios de madeira para preencher as bancadas e decorar sua mesa de maneira despretensiosa. Aposte ainda em alimentos frescos e frutas da estação para ajudar a dar vida ao cômodo mais frequentado da casa. Abóboras morangas, abobrinhas, mandiocas e pimentões vermelhos colorem o ambiente e ainda podem virar deliciosos pratos quentinhos para o jantar.

Um item também muito utilizado em decoração e que cairá muito bem como aparador em sua mesa é uma peça de tora de madeira. O objeto, além de ter a cara do outono, ele ajuda a dar um tom mais rústico ao ambiente, como pede a estação.

2. Utensílios em um novo contexto

Que tal pegar aquele jarro esquecido no fundo do armário para preenche-lo com uma mistura exótica de galhos secos e flores do campo em sua sala? Você pode forrar alguns recipientes transparentes com folhas que apanhar nos jardins e arrematar a decoração com aromatizadores de ambiente com essências amadeiradas como ambar, canela ou qualquer fruta cítrica a seu gosto.

Por ser um ambiente amplo e multiuso, a sala é a área central da casa onde recebemos as pessoas. Por isso, você pode investir em itens com acabamento amadeirado e que sirvam de acessórios de decoração e que, ao mesmo tempo, sejam funcionais para o dia-a-dia, como bandejas, copos, plantas e até mesmo a sua cortina, caso possua uma.

3. Ambiente aquecido e com luzes baixas

O quarto é o local mais importante da casa, pois é onde descansamos e recarregamos nossas energias para encararmos o dia-a-dia. Por isto, este ambiente pede uma decoração mais suave e, ao mesmo tempo, marcante.

Para conseguir um efeito intimista com um toque aconchegante, invista em velas - sejam elas aromatizadas ou não - nas cores amarela, laranja, vermelha e marrom. A luz suave e difusa cria uma atmosfera relaxante e dá um toque de sofisticação ao local.

Se preferir, pode mesclar outros elementos já utilizados em outras áreas da casa, como as folhas coloridas e galhos secos. O importante para este ambiente é sempre usar objetos menores e mais delicados para que eles não desarmonizem o seu mobiliário e nem canse suas vistas.

4. Jardim de outono florido

Um espaço muitas vezes pouco explorado quando o assunto é decoração sazonal. Porém, neste caso vamos transformar o banheiro em um minijardim. Neste local, vamos usar e abusar da técnica de ampliação do ambiente com o espelho para darmos a impressão de um cômodo repleto de plantas.

Espalhe flores, de modo que fiquem direcionadas e refletidas no espelho. Com isto, quem entrar no local terá a impressão de que está cercado por estes ornamentos florais. Aposte também na mescla de flores com cactos, pois são plantas que incorporam bem a temática e estética da decoração.

Invista nas sobreposições

Além das dicas de aproveitamento de objetos para cada um dos ambientes de seu MRV, daremos mais opções para você diversificar ainda mais sua decoração com as texturas e sobreposições.

Os tons terrosos e metálicos fazem um casamento perfeito, por isso não hesite em mesclar estes dois tipos de acabamentos, o efeito desta combinação quebra a monotonia de um cômodo com apenas duas peças, acredite. Um aspecto importante a ser levado em conta para sua decoração de outono são as texturas. Que tal preparar um arranjo que utilize sementes secas, pedras polidas com cascalho?

Outra sobreposição interessante que você pode investir em sua residência é com uma pequena aglomeração de mobiliários com objetos já pertencentes à sua decoração fixa. Experimente retirar alguns quadros da parede e encostá-los no chão ao lado de bancos, cadeiras ou até mesmo almofadas, juntar vários porta-retratos com os arranjos de galhos ou objetos decorados com pedaços de casca de árvore.

Utilize também pilhas de livros ou revistas velhas como suportes para suas velas ou mesmo como seu encosto provisório de xícara de chá ou vasilha de pipoca, que tal? O segredo é justamente reconfigurar as funções de objetos que normalmente não estão presentes no dia-a-dia e dar outra finalidade para eles.

Reconfigurando o paisagismo da área externa

Agora que já pensamos toda a decoração da parte interna, é chegada a hora de fazer algumas adaptações na área externa. Como a ideia aqui é redecorar sem gastar muito, o lado de fora é o local em que mais temos possibilidades, porém muitas vezes é ignorado porque nem sempre é possível alterar um espaço compartilhado, como é no caso de condomínios fechados e prédios residenciais.

Mesmo assim, é possível ajustar alguns itens da área externa de forma que faça a diferença. Por exemplo, você pode utilizar ornamentos em cimento, encontrados em qualquer loja de jardinagem, e dispor nos jardins e áreas externas de forma que respeite a arquitetura e paisagismo do local e sem criar conflitos.

Outra opção viável e barata é investir em vasos de plantas com acabamento de barro cru ou mesmo com a tintura descascando. Você pode ainda deixar os materiais de jardinagem dispostos ao lado e utilizá-los como objetos decorativos.

Atividade recreativa compartilhada

Decoração é muito mais do que um pensar e ornamentar ambientes. Ela é também uma atividade que envolve o contato e socialização com mais pessoas. Por isso, aproveite este momento e abranja mais gente interessada no assunto, sejam elas seus vizinhos ou membros de sua família. Vamos aproveitar estes momentos para nos integramos ainda mais no meio em que vivemos e ao mesmo tempo estreitar relações.

Se você gostou deste post de decoração e quer ficar por dentro do assunto e outras dicas que damos aqui no Blog da MRV, é muito fácil, basta você assinar nossa newsletter para que você receba toda semana atualizações sobre dicas de obra, decoração, lançamentos, empreendimentos e muito mais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório