Dicas de organização para quartos pequenos

26 setembro 2022

Quarto de casal decorado do apartamento da MRV Reserva da Colina

A decoração para quartos pequenos exige criatividade e peças que tornem o ambiente mais funcional. Existem diversas opções capazes de agregar em organização sem perder o estilo — e ainda ter conforto na medida certa.

O grande segredo em uma situação como essa é entender que com um quarto organizado, você consegue ter uma rotina mais dinâmica e não perde tempo na hora de se arrumar para o trabalho, por exemplo. Além disso, quando a casa tem crianças, um estilo de decoração que preza pela organização faz toda a diferença.

Quer saber mais? Vamos mostrar, neste artigo, as principais dicas de organização para quartos pequenos. Acompanhe!

Invista na funcionalidade

Vale a pena perder um pouquinho de tempo organizando a vida, pois, mais para frente, você vai acabar ganhando preciosos minutos na hora de encontrar um tênis ou aquela blusa usada apenas duas vezes ao ano.

Em uma perspectiva geral, quando estamos em um ambiente bem organizado, é possível notar que o conforto nos traz a sensação de amplitude.

Pense em como deixar tudo o mais funcional possível, mas dentro de uma estratégia decorativa funcional. Assim, os acessórios podem se tornar grandes aliados, como organizadores, prateleiras, nichos, caixas de encaixar e baús.

O mais interessante é que cada cantinho consegue ser aproveitado como uma espécie de quebra-cabeça, sem causar poluição visual.

Desapegar de roupas, sapatos, livros e outros acessórios que ocupam bastante espaço também auxilia na hora de manter a organização, mesmo com a correria do dia a dia. Sabe aquela camiseta que você usou pela última vez há quatro anos? Alguém pode usar muito mais do que você.

Quarto com cama de casal, com armário planejado de portas em acrílico cinza.

Atenção especial para as paredes

Vale ressaltar também que as paredes são uma parte muito valiosa na hora de criar um estilo original na decoração de quartos mais compactos. Priorize cores claras na pintura para que a sensação de amplitude e arejamento sejam constantes ao refletirem a luz e entrarem em conexão com a proposta.

Usar um espelho posicionado estrategicamente na parede também deixa o ambiente mais amplo visualmente. Mas não se esqueça: essas dicas funcionam ainda melhor quando o quarto conta com entrada de luz natural na medida certa, para não perder o ar aconchegante.

Quarto com cama de casal queen, com cortinas bege nas janaelas, mesa de cabeceira branca com gavetas e piso em porcelanato.

Aposte em móveis multifuncionais

A cama já ocupa um bom espaço no quarto, então, use o móvel ao seu favor e procure por opções que tenham baú na parte de baixo para guardar objetos usados raramente.

Com uma mobília versátil, fica mais simples aproveitar o quarto de diversas maneiras, como o cantinho de trabalho ou, até mesmo, de brincadeiras para os pequenos. Entre as principais sugestões estão:

  • pufes com parte embutida de baú;
  • mesa retrátil na parede;
  • cômodas com múltiplas gavetas, que podem ser usadas como espaço para guardar documentos;
  • guarda-roupa com escrivaninha.

O criado-mudo, que normalmente é visto em duplinha, pode se tornar peça única dentro dessa proposta decorativa. E nada de perder espaço com luminária sobre ele: escolha as que ficam presas no teto ou na parede.

Os móveis planejados também são uma excelente opção. Assim, você consegue tirar as medidas exatas do tamanho do cômodo e criar a disposição das peças conforme o que mais usa e a melhor maneira de aproveitar cada cantinho.

Quarto com suíte, cama de casal nas cores cinza, marrom e bege, com uma bancada de trabalho, espelho redondo e uma mesa de cabeceira cinza.

Coloque imagens em pontos estratégicos

Esse é outro truque para deixar a decoração perfeita para quartos pequenos, trazendo a sensação de amplitude. Desenhos e fotos de diferentes tipos compõem o espaço com muito estilo.

Pode ser por um papel de parede, adesivos ou, até mesmo, um grafite criativo, desde que as imagens estejam localizadas nos chamados pontos visuais de fuga. Eles são, na prática, aqueles que terminam no centro da nossa linha de visão horizontal.

A decoração para quartos pequenos oferece diversas possibilidades e ainda contribui com a dinâmica da rotina. Para que tudo aconteça conforme os seus sonhos, você pode contar com a plataforma Mundo da Casa MRV na hora de personalizar a sua casa nova.

Quarto de casal no térreo com portas de vidro ao lado da cama, cortinas branca e marrom, cabeceira bege e espelhos acima da cama.

São serviços de armários planejados, acabamentos, descontos na conta de energia e parcerias com descontos de até 40% para compras nas maiores lojas varejistas do Brasil.

Gostou das informações do artigo? Então, converse com um corretor especialista da MRV para você fazer a simulação do seu apartamento e começar a planejar a decoração do seu futuro apê!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório