Dicas necessárias para cuidar dos eletrodomésticos em inox

17 maio 2016

Geladeira e fogão com acabamento em Inox

O aço inoxidável é conhecido por sua grande capacidade de manter limpa uma superfície e por resistir à corrosão e à ferrugem. Por isso é uma escolha bastante popular para o uso em banheiros e cozinhas. Se você já teve algo de inox em casa por um longo tempo, sabe que ele tem grande potencial em fazer jus à sua fama. Entretanto, sujeira e poeira colocam em risco o aço inoxidável. Felizmente, ele costuma responder muito bem à limpeza, desde que algumas regras sejam devidamente seguidas. Vamos começar pelo básico e pela maneira de cuidar de eletrodomésticos em inox. Acompanhe!

O que não fazer durante a limpeza de peças em inox

O primeiro item a ser considerado quando você se propõe a limpar utensílios de inox, como bancadas, geladeira etc., é o que não fazer. Alguns produtos de limpeza populares podem danificar o acabamento em inox do utensílio e até mesmo a água pura pode deixar marcas e manchas, se não for usada corretamente. Eletrodomésticos em inox mancham facilmente e isso não é nada agradável. Então, em primeiro lugar, para ter superfícies de aço inoxidável limpas, você deve evitar:

  • Usar cloro ou qualquer produto que contenha cloreto
  • Usar limpadores de forno
  • Usar esponjas de aço, escovas de aço ou esfregar com a parte abrasiva das esponjas de lavar louça. Estes itens podem causar arranhões ou deixar resíduos com pequenas partículas que poderão posteriormente enferrujar
  • Utilizar produtos de limpeza que sejam abrasivos em superfícies de aço inox escovado
  • Limpar a superfície do inox quando ela está quente

Como cuidar de eletrodomésticos em inox

Embora a lista do que não fazer possa parecer um pouco assustadora, existem algumas ações muito simples que você pode fazer para limpar seus utensílios de inox sem precisar ir muito mais longe que sua pia da cozinha. Tenha em mente as seguinte medidas:

  • Preste atenção no manual do fabricante, seguindo corretamente as instruções de limpeza e conservação do eletrodoméstico. Alguns novos aparelhos são tratados com um acabamento especial na fábrica e alguns produtos de limpeza poderão retirar esse finalizador do equipamento.
  • Um dos melhores hábitos a se adotar é limpar os aparelhos com um pano úmido e com sabão, toda vez que ele for usado, para não acumular sujeira. Após passar o pano com sabão neutro, lave-o bem para remover todo o resquício de sabão e, em seguida, passe-o novamente no seu equipamento. Você pode finalizar a limpeza com uma toalha absorvente seca.
  • Sempre faça a limpeza na direção do escovamento do aço inox, começando pela parte superior do aparelho até descer em sentido ao chão. Assim, evita-se o acúmulo de sujeira escondida no eletrodoméstico.
  • Para sujeiras mais pesadas, como óleo ou molhos, utilize uma espátula de nylon, detergente neutro e água quente para poder amolecer a sujeira. Certifique-se de enxaguar muito bem toda a superfície e finalize com uma toalha seca para evitar manchas de água.
  • Para remover algum tipo de sujeira realmente resistente, faça uma pasta de bicarbonato de sódio misturado com sabão líquido e esfregue suavemente com uma espátula de nylon ou uma escova de dentes velha. Se as manchas persistirem, use vinagre não diluído, esfregando uma vez mais suavemente com uma escova macia. Certifique-se de enxaguar bem e usar a toalha limpa e seca para finalizar.
  • Se você quiser manter seus eletrodomésticos com um bom brilho, é possível lustrar seus aparelhos com um polidor de inox ou um spray à base de silicone, para dar uma finalização brilhante. Aplique sempre o polidor na direção da escovação com um pano que não solte pelinhos, lustre e seque no final com outro pano que também não solte pelinhos.

Esperamos que esse post ajude vocês a manter a casa bem cuidada e com aparência de nova. Cuidar de eletrodomésticos em inox não é nenhum bicho de sete cabeças, basta seguir essas dicas.

Quer saber de mais novidades e dicas de decoração e cuidados com a casa? Então acompanhe outros posts que preparamos para você em nosso blog!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório