Dicas para diminuir as despesas da casa

05 fevereiro 2015

Entre gastos essenciais e despesas supérfluas, o orçamento doméstico se divide e os brasileiros seguem tentando equilibrar as contas e manter a vida financeira em ordem.

Água, luz, alimentação, telecomunicações, materiais de limpeza e muitos outros itens integram esse orçamento e levam todos os meses uma boa parte da renda familiar. A boa notícia é que adotando algumas medidas bem simples é possível economizar nas despesas domésticas. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas!

Não desperdice água

Você sabia que as poucas gotas que pingam na pia podem impactar negativamente o orçamento doméstico? É isso mesmo. Desperdiçar água gera grandes prejuízos financeiros, além de prejudicar o meio ambiente.

Seja adepto do consumo consciente, comece a racionar o uso de água, lave o carro usando um balde, não demore no banho, feche bem as torneiras e, se possível, utilize um sistema de reaproveitamento da água da chuva. Essa medida é ideal para a irrigação de jardins e também para descargas.

Poupe energia

A conta de energia é responsável por boa parte dos gastos em uma residência. É por isso que você não deve deixar os aparelhos em stand-by, muito menos manter ligados os equipamentos e lâmpadas que você não estiver utilizando no momento.

Por mais que você faça isso por um curto período, você pagará a mais na sua conta do mês. Outra boa medida para economizar nesse sentido, é apostar na energia solar.

Reveja suas contas

É comum que as operadoras de telefone, internet e TV a cabo incluam na fatura serviços que nunca foram solicitados pelo assinante. Para evitar que isso aconteça com você, reveja detalhadamente a sua conta e se houver alguma irregularidade ou serviço que você não utiliza, telefone para a empresa e tente negociar um novo pacote.

Fique de olho também nas mudanças muito bruscas de consumo. Se você costuma pagar R$ 50 de telefone e a fatura do mês sinaliza um consumo de R$ 200, não hesite em verificar o que está acontecendo.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório