Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, é indispensável pensar também na economia proporcionada pelo chuveiro, não é mesmo?
Um banho gostoso é capaz de recarregar as energias e lavar até a alma, mas, para que essa renovação seja possível, é preciso escolher um chuveiro de qualidade, adequado às suas necessidades.
Se você costuma ficar em dúvida na hora de escolher chuveiros e duchas, continue lendo nosso artigo e simplifique essa tarefa! Vamos lá?
Pense em conforto e bem-estar
Por existirem diferentes tipos de chuveiro disponíveis no mercado, é mais do que normal que você fique confuso diante de tantas opções. Então saiba, desde já, que um dos requisitos básicos para acabar com a dúvida e evitar uma má escolha é pensar no conforto e no bem-estar que o aparelho pode proporcionar.
Assim, a hora do banho será uma das mais aguardadas e agradáveis do dia. Vale destacar que, de acordo com especialistas, as duchas maiores estão entre os aparelhos responsáveis pelos banhos mais refrescantes e revigorantes.
Defina o tipo de chuveiro
Existem chuveiros solares, elétricos e a gás. É importante que você saiba os pontos positivos de cada um antes de fazer a sua escolha. Os chuveiros a gás, por exemplo, oferecem mais conforto. Já os solares oferecem economia e sustentabilidade, enquanto os elétricos apresentam praticidade e bom custo-benefício na instalação. Assim já dá para ter uma ideia.
Também deve ser avaliado o tipo de aquecimento do seu apartamento. Alguns lugares são elétricos e outros fazem o aquecimento por gás. Normalmente, a gás costuma ser mais quente, por isso é ideal nos locais que fazem bastante frio. Também tendem a ser mais econômicos no uso diário e mais caros no sistema de instalação.
Já o chuveiro elétrico é usado na maioria dos lugares e ganha muitos pontos pela praticidade de instalação. Quem está em regiões mais quentes, por exemplo, muitas vezes tem menos necessidade de usar o chuveiro quente, e essa versatilidade não é nada complexa no uso diário e na hora de escolher para a compra de maneira geral.
Fique atento à voltagem
Para aumentar a segurança doméstica e evitar acidentes, fique de olho na voltagem da fiação de sua residência, pois há chuveiros de 220 e de 110 volts. Vale ressaltar que, normalmente, os chuveiros de 220 volts esquentam mais do que os de 110, no entanto, não existem diferenças significativas de economia entre um e outro.
Escolha uma marca confiável
Outro ponto que você deve observar na hora de comprar um chuveiro é a credibilidade da marca. Nesse caso, procure aparelhos de marcas confiáveis e reconhecidas no mercado. Além disso, preste atenção à garantia oferecida pela empresa fabricante.
Avalie suas necessidades
Como dissemos, você precisa avaliar as suas necessidades na hora de tomar uma decisão. Então, além do clima em sua cidade na maior parte do ano, pense também no conforto de sua família. O modo a gás deve ser considerado em locais como o Sul do Brasil, que tem frio mais intenso e a hora do banho precisa criar um ambiente aconchegante.
Afinal de contas, imagine só os banhos matinais logo depois de acordar em uma temperatura bem baixa. Normalmente dá aquela preguiça, não é mesmo? Dessa forma, só de saber que a água fica bem quentinha, esse conforto faz muita diferença, especialmente quando se lava os cabelos.
Vale lembrar que muitas pessoas ficam em dúvida em trocar esse tipo de sistema do chuveiro quando o apartamento não é próprio e se torna necessário ter o orçamento disponível em mãos sempre antes de iniciar as pesquisas. Assim, o investimento inicial da instalação, caso o condomínio não tenha essa opção, passa a compensar bastante em longo prazo.
Considere potência e economia
Dentro do contexto de orçamento depois de uma mudança, o ideal é pensar em potência e economia. No chuveiro elétrico, o principal destaque fica por conta do rápido aquecimento da água que traz muita praticidade e conforto na rotina. O valor de manutenção é baixo e encontrar um profissional que possa fazer o serviço também se torna um processo bastante prático.
No entanto, o chuveiro elétrico gasta mais energia elétrica. Isso acontece principalmente nos horários considerados de pico pelas companhias de energia. Já o chuveiro a gás tem mais potência de aquecimento e banhos com uma vazão de mais pressão. Outra vantagem, nesse caso, é que as manutenções são anuais e as chances de problemas ou defeitos são menores do que de um chuveiro elétrico.
Pense no design
Sim! O design do chuveiro faz toda a diferença no seu dia a dia. Por exemplo, os modelos elétricos que não possuem cano e são instalados direto na parede costumam fazer com que a queda de água aconteça mais para frente e, se o banheiro for mais compacto, pode tornar o banho desconfortável. Por isso, avalie o formato de seu banheiro, tire as medidas, veja a posição e o espaço em que o banho será tomado e leia opiniões de outros consumidores antes de tomar a decisão final.
Pronto! Agora você já sabe como escolher chuveiro para apartamento e garantir o conforto na hora do banho. O mais importante, em uma situação como essa, é procurar a ajuda de um profissional experiente na área para não correr riscos de acidentes. Muitas vezes, apesar de parecer simples, fazer por conta própria pode acarretar riscos que surgem com o tempo.
Gostou das informações do artigo? Então deixe seu comentário no post e conte qual parece ser mais confortável para o seu apartamento.