Dicas para organizar sua geladeira

07 agosto 2017



Organizar a geladeira vai muito além da estética, pois, em se tratando de nossa alimentação, é a nossa saúde que também está em jogo. Além do mais, uma geladeira bem organizada auxilia na economia da casa, evitando desperdícios.

Para começar, é preciso entender como a sua geladeira funciona e sempre ficar de olho na validade de cada alimento, bem como na necessidade de armazenamento, porque alguns precisam de mais refrigeração do que outros.

Antes de tudo, se for necessário limpar a geladeira antes da arrumação, lembre-se de deixá-la vazia, pois é preciso desligá-la por um tempo. Vamos começar? Veja algumas dicas de organização que separamos:

Sobras de comida

Use potes de plástico ou de vidro para armazenas as sobras de comida, e prefira potes quadrados ou retangulares, pois se encaixam melhor nos cantos.

Congelador

O lugar mais frio da geladeira deve ser destinado para as carnes, não se esqueça de manter a etiqueta com a data de validade e evite que o gotejamento de sangue e água caia no resto da geladeira, principalmente em outros alimentos.

Onde coloco os ovos?

Mantenha os ovos na caixa original de papelão e não os coloque na porta, pois estragam mais rapidamente. Lave somente quando for utilizar, e não ao guardar, pois a casca do ovo conserva um pouco da água acelerando a validade, que geralmente vai de 15 a 30 dias.

Laticínios

Coloque o leite e demais laticínios em prateleiras mais frias, geralmente as de cima. É importante ficar atento à data de validade de produtos como queijo e iogurte, coloque as bandejas ou peças com validade mais próxima por cima para não consumir as de validade posterior primeiro.

Legumes, frutas e vegetais na gaveta

Esses alimentos precisam de um pouco de umidade, então os guarde em sacos plásticos, amarrados frouxamente. Não os lave antes do uso, pois acelera a deterioração.

O que vai na porta?

Condimentos como maionese, azeitonas e ketchup contêm muitos conservantes, então podem ficar armazenados na porta por um bom tempo. Sucos e bebidas industrializadas também se conversam bem na porta, mas sucos feitos na hora precisam ir para as prateleiras mais frias.

E então, gostou das nossas dicas? Não se esqueça de fazer a limpeza da geladeira periodicamente e continue acompanhando nosso blog, pois logo traremos outras novidades para o dia a dia do seu lar.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório