Dicas para Paisagismo e Jardinagem

30 maio 2014

Além de proporcionar intimidade e conforto, as plantas trazem frescor, aconchego e diminuem, também, os ruídos ao redor da casa.



Escolha plantas de acordo com a sua posição no jardim. Considere a forma, a altura e a largura naturais das plantas antes de colocá-las. Uma escolha incorreta das plantas geralmente decepciona o proprietário quando são necessárias podas drásticas ou medidas caras de renovação.



A maioria das plantas precisa ser desbastada para manter seu aspecto natural e ao mesmo tempo reduzir o tamanho. A estação de floração é um bom guia para orientar suas tesouras de poda. É melhor podar os arbustos com flores quando termina a floração, pois a planta pode gerar novos ramos para produzir os botões do próximo ano. Já as sempre-verdes devem ser podadas no início da primavera. A poda estimula o nascimento de novos ramos e o crescimento das folhas. Se você podar tarde demais na estação, o novo crescimento será prejudicado pelo inverno, antes que esteja completamente desenvolvido.



Plantas de paisagismo podem ser podadas para oferecer um efeito surpreendente, implementando um plano de poda com "efeitos especiais". Arbustos com múltiplos troncos, como o azevinho, mirtácea e lilás, podem ser podados como se fossem uma pequena árvore convencional de apenas tronco. Quando a planta for jovem, remova todos os troncos, exceto o mais forte e reto. Coloque uma estaca nesse tronco e remova todos os ramos laterais até o ponto onde você quer que a árvore forme sua copa. A poda anual é necessária para remover os brotos secundários e os galhos laterais. Uma espaldeira é uma árvore ou arbusto que foi drasticamente podado para crescer achatado ou em um padrão pré-determinado ao longo de uma cerca ou muro. Querendo uma aparência formal ou informal, pratica-se a poda e a dobra regular dos troncos principais. Isso produz um caráter interessante em espécies de plantas que de outro modo não seriam aceitas no jardim.



A mágica do movimento


Quando for projetar seu jardim, a posição do sol e da sombra em diferentes horas do dia e em diferentes estações do ano é uma informação importante. Você precisará ter um conhecimento básico do movimento do sol em relação às características do jardim. Compreender esse movimento ajudará a decidir a colocação e escolha das plantas. O sol nasce ao norte da linha leste-oeste no verão, expondo todos os lados de uma casa a até uma certa quantidade de luminosidade. Fica alto no céu, produzindo sombras curtas provenientes das construções de plantas. No inverno, o sol nasce ao sul da linha leste-oeste, produzindo longas sombras provenientes das estruturas e plantas.



Fonte: Casa HSW

Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório