Dicas para remover manchas de gordura das paredes, armários e bancadas da cozinha

28 março 2016

2 comentários
Cozinha de apartamento totalmente limpa e organizada

Por mais que você tenha todo o cuidado na hora de cozinhar, é quase impossível evitar de respingar um pouco de gordura no fogão. Além disso, quando cozinhamos com óleo, ele se transforma em vapor e, invariavelmente, acaba se espalhando pelo ar, aderindo às superfícies da cozinha, tais como paredes, armários e bancadas.

Mas nada de cansar seus braços esfregando! Hoje existem produtos eficientes para tirar manchas de gordura das paredes da cozinha de um modo muito fácil. Confira a seguir algumas dicas:

Uso de desengordurantes de cozinha

A maneira mais fácil de remover manchas de gordura da cozinha é utilizando produtos específicos para esse fim, já que eles quebram facilmente as moléculas de gordura, evitando que você precise esfregar o local repetidamente.

Mas lembre-se de ler o rótulo e as instruções de uso antes de utilizar qualquer produto de limpeza novo. Certifique-se ainda de usar luvas para proteger sua pele, assim como de aplicar os produtos em uma área bem ventilada.

No lugar dos sprays desengordurantes comerciais, você pode usar também uma solução caseira para limpar áreas que não estejam tão engorduradas:

  • Misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna.
  • Espalhe essa solução no local da mancha e esfregue suavemente para removê-la.
  • Depois disso, enxágue o local com água e com o auxílio de uma esponja.
  • Por fim, seque a superfície com um pano limpo e seco.

Como remover manchas de gordura resistentes

Já para remover manchas de gordura resistentes das paredes ou de utensílios de cozinha, os desinfetantes mais densos são a melhor opção por aderirem melhor a superfícies verticais, agindo por mais tempo. Isso porque a gravidade é um fator a ser levado em consideração aqui: um desengordurante cremoso vai escorrer pela parede de modo mais lento do que um líquido.

  • Misture uma parte de vinagre para quatro partes de água.
  • Deixe a solução agir por cerca de 10 minutos sobre a superfície.
  • Finalize antes de limpá-la com água.

Uso de desengordurante em superfícies de madeira

As superfícies de madeira da cozinha devem ser tratadas com o maior cuidado. Desengordurantes que não sejam específicos para esse tipo de material podem acabar manchando ou danificando a madeira.

Você pode também usar aguarrás mineral para remover gordura desse tipo de superfície. Contudo, tome cuidado. Apesar de ser um limpador poderoso, esse solvente também é inflamável, por isso ele deve ser mantido longe de chamas e fontes de calor. Certifique-se de que o ambiente esteja bem arejado ao usar esse produto, já que respirar seus vapores é prejudicial à saúde.

Uso de desengordurante em paredes pintadas

Alguns desengordurantes comuns podem ser usados em paredes. Contudo, é recomendável que você teste o produto em uma área pequena e discreta da parede antes de tentar tirar manchas de gordura. Dessa maneira, você evita causar danos ou remover a cor da sua parede acidentalmente. Novamente, lembre-se de ler o rótulo para garantir que você está usando um produto adequado.

Fonte: Cleanipedia (Adaptado)

Comentários

Raquel
Raquel disse: 30 julho 2019
Saber com Fasso pra tirar gordura da parede
MRV
MRV disse: 30 julho 2019
Olá Raquel!

Tente utilizar as nossas dicas que damos neste post. Ele está super completo e com certeza terá a solução que você precisa!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório