Dicas para remover mancha de gordura de parede e superfícies

18 março 2021

17 comentários
Cozinha de apartamento totalmente limpa e organizada

Afinal, como tirar gordura da parede? Por mais que você tenha todo o cuidado na hora de cozinhar, é quase impossível evitar respingar um pouco de gordura no fogão. Além disso, quando cozinhamos com óleo, ele se transforma em vapor e, invariavelmente, acaba se espalhando pelo ar, aderindo às superfícies da cozinha, tais como paredes, armários e bancadas.

O mais importante, nesse caso, é conhecer as principais táticas para manter sua casa sempre limpa e brilhante sem cansar os braços esfregando. Isso porque hoje existem produtos eficientes para tirar manchas de gordura das paredes da cozinha de um modo muito fácil.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas importantes de como tirar gordura da parede de maneira eficiente. Acompanhe!

Uso de desengordurantes de cozinha

A maneira mais fácil de remover manchas de gordura da cozinha é utilizando produtos específicos para esse fim, já que eles quebram facilmente as moléculas de gordura, evitando que você precise esfregar o local repetidamente.

Mas lembre-se de ler o rótulo e as instruções de uso antes de utilizar qualquer produto de limpeza novo. Certifique-se ainda de usar luvas para proteger sua pele, assim como de aplicar os produtos em uma área bem-ventilada.

No lugar dos sprays desengordurantes comerciais, você pode usar também uma solução caseira para limpar áreas que não estejam tão engorduradas:

  1. Misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna;
  2. espalhe essa solução no local da mancha e esfregue suavemente para removê-la;
  3. depois disso, enxágue o local com água e com o auxílio de uma esponja;
  4. por fim, seque a superfície com um pano limpo e seco;

Como remover manchas de gordura resistentes 

Já para remover manchas de gordura resistentes das paredes ou de utensílios de cozinha, os desinfetantes mais densos são a melhor opção por aderirem melhor a superfícies verticais, agindo por mais tempo. Isso porque a gravidade é um fator a ser considerado aqui: um desengordurante cremoso vai escorrer pela parede de modo mais lento do que um líquido.

  • misture uma parte de vinagre para quatro partes de água;
  • deixe a solução agir por cerca de 10 minutos sobre a superfície;
  • finalize antes de limpá-la com água.

Uso de desengordurante em superfícies de madeira 

As superfícies de madeira da cozinha devem ser tratadas com o maior cuidado. Desengordurantes que não sejam específicos para esse tipo de material podem manchar ou danificar a madeira.

Você pode também usar aguarrás mineral para remover gordura desse tipo de superfície — contudo, é preciso ter cuidado. Apesar de ser um limpador poderoso, esse solvente também é inflamável, por isso ele deve ser mantido longe de chamas e fontes de calor.

Certifique-se de que o ambiente esteja bem arejado ao usar esse produto, já que respirar seus vapores é prejudicial à saúde.

Uso de desengordurantes em paredes pintadas

Alguns desengordurantes comuns podem ser usados em paredes. Contudo, é recomendável que você teste o produto em uma área pequena e discreta da parede antes de tentar tirar manchas de gordura. Dessa maneira, você evita causar danos ou remover a cor da sua parede acidentalmente. Novamente, lembre-se de ler o rótulo para garantir que você está usando um produto adequado.

Acúmulo de gordura

Uma boa dica para quem deseja impedir que a gordura se acumule com soluções consideradas naturais é manter um vidro com bicarbonato de sódio sempre por perto. Basta dissolver o pó em água e deixar em um borrifador. Espirre no local que está com gordura e esfregue com um pano e pronto!

Além de impedir que gordura seque, o bicarbonato ainda deixa tudo mais branquinho e nada pegajoso. Agora, se o local já está com gordura endurecida, você precisa incluir nessa solução limão ou vinagre de maçã e deixar com que todos os ingredientes fiquem concentrados durante alguns minutos.

Armário

Caso o seu armário de cozinha seja branco é preciso tomar alguns cuidados especiais para evitar acúmulo de gordura. Dessa forma, se torna necessário também apostar no bicarbonato de sódio como primeira alternativa de limpeza. No entanto, aqui, o modo de preparo tende a ser um pouco diferente.

Misture o bicarbonato de sódio com água quente e aplique a solução em uma escova de dentes pequena. Vale ressaltar a necessidade de ser uma escova mais antiga que possa ser usada somente para limpeza da casa e de regiões pequenas. Assim, ao aplicar no local engordurado não existem chances de riscar a superfície.

Placas de PVC

Para apartamentos compactos, todas as soluções de decorações funcionais que possam ajudar a evitar acúmulo de gordura são muito bem-vindas. Em função disso, as placas de PVC podem substituir os azulejos e favorecem uma limpeza mais detalhada e não acumulam resquícios em locais difíceis.

Sem contar que a melanina para bancada é um outro segredo na hora de limpar com mais eficiência. Em algumas situações para preservar o ambiente bonito e limpo por mais tempo, o melhor caminho é optar por soluções mais práticas.

Outro ponto muito interessante é que ao incluir o PVC nos móveis de cozinha, todo o orçamento fica mais econômico e o trabalho pode ser feito em conjunto de um arquiteto para deixar todo o espaço de acordo com suas preferências e de sua família.

Rotina de limpeza

O primeiro passo para que a rotina de limpeza seja eficiente é compreender qual o material de seus móveis. Se o armário for de MFP, por exemplo, saiba que ele não será muito resistente quando exposto à umidade.

Ou seja, lavá-lo com água costuma não ser uma boa ideia. Então, pesquise qual o melhor método de limpeza de acordo com os materiais e indicações do fabricante para evitar danos. Use sempre um pano úmido no lugar de mangueiras e outras opções que tenham jatos de água.

Pronto! Agora você já sabe como tirar gordura da parede. O mais importante é manter sempre o ambiente bem-arejado e montar uma rotina de cuidados com foco em preservar a decoração, os móveis e as boas condições sanitárias. Só assim será possível combinar funcionalidade com beleza na medida certa.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário no post e nos conte se conhece outras dicas para limpeza da cozinha.

Comentários

Raquel
Raquel disse: 30 julho 2019
Saber com Fasso pra tirar gordura da parede
MRV
MRV disse: 30 julho 2019
Olá Raquel!

Tente utilizar as nossas dicas que damos neste post. Ele está super completo e com certeza terá a solução que você precisa!
Luzia
Luzia disse: 24 maio 2020
Como tirar mancha de armário, embutido de gordura.material mdf
MRV
MRV disse: 26 maio 2020
Olá Luiza, tudo bem?

É muito fácil! Você pode utilizar em seu móvel de madeira essa misturinha caseira que ensinamos fazer. Borrife por toda área onde encontra-se a gordura e deixe agir por cerca de 10 minutos. Note que se a gordura já estiver amolecida, pode passar um pano úmido para retirar o produto e secar seu móvel. Prontinho, você terá um armário limpo e bonito novamente!
Kátia
Kátia disse: 29 julho 2020
Olá bom dia eu já não sei mais o que fazer,meu fogão fica embaixo do armário de parede e eu não tenho sugar meus armários, microondas jeladeira parede filtro fica tudo engordurado estou desimpregada o que faço?me ajudem
MRV
MRV disse: 29 julho 2020
Olá Kátia, como vai?

Temos algumas dicas de limpeza aqui no Blog da MRV que com certeza irão te ajudar! No seu caso, como você não pode ter no momento um depurador de ar, o ideal é que sempre realize uma limpeza completa em sua cozinha. Caso sala de jantar e estar sejam integradas, como nos apês da MRV, será preciso limpar diariamente esses ambientes também! A primeira dica pra te ajudar é a remover a gordura da parede de sua cozinha. Temos também um post para te ajudar a manter os eletrodomésticos livres de gordura. E futuramente, quando você adquirir o seu depurador de ar, temos esse post aqui que ensina como instalá-lo. Caso tenha mais alguma dúvida, pode nos chamar, que estaremos aqui para ajudá-la!
Clemilda
Clemilda disse: 15 agosto 2020
Boa noite, minha parede da cozinha é de revestimento está respingada com óleo (fritura), já lavei com detergente, desengordurante, mas não sai, está horrível,me ajuda ... oq eu faço pra limpar??? Aguardo resposta Obrigada.
MRV
MRV disse: 18 agosto 2020
Olá Clemilda, como vai?

Temos este post no blog sobre como remover manchas de cerâmica e porcelanato que poderá te ajudar!
Nadja
Nadja disse: 24 setembro 2020
Meu guarda roupa é MDF preto fosco pensei que podia passar óleo , passei óleo de bebê mineral, já passei de tudo pra limpar é nada alguma dica
MRV
MRV disse: 24 setembro 2020
Olá Nadja, tudo bem?

Bom, os móveis de madeira, sejam eles foscos ou em acabamento vinílico devem receber uma limpeza leve com apenas um pano macio e úmido. Aplicação com óleo vegetal, é necessária apenas em casos extremos, como ressecamento da madeira. Como você já utilizou um óleo e o resultado não foi o desejado, recomendamos que você busque o serviço de um marceneiro para que ele possa avaliar a situação e resolvê-la para você. Outra opção viável para o seu caso, seria contratar um serviço de envelopamento de móveis para o seu armário.
Marcia
Marcia disse: 24 novembro 2020
Meu marido,foi dar um de master chef e ulilizou uma panela que fica em cima de um fogareiro,usou uma parte da churrasqueira ,que nao tem azuleijos ,respingou gordura,a parede e pintada,e a tinta e fosca,misericordia .... Usei , mister musculo,saponaceo,Qboa pura,e nada. Parece que a girdhar faz parte da tinta agora,o que mais posso usar !!!!
MRV
MRV disse: 25 novembro 2020
Olá Márcia, como vai?

Realmente, neste caso, os produtos desengordurantes serão inúteis. O que podemos orientá-la a fazer é: passa uma lixa bem fina a região e em seguida dar uma demão da tinta no local. Se a diferença de cor ficar muito grande, será necessário repintar toda a parede.
thalita
thalita disse: 04 dezembro 2020
oi óleo de coco mancha a parede ou não
MRV
MRV disse: 09 dezembro 2020
Olá Thalita, tudo bem?

Isso vai depender do tipo de parede. Paredes com revestimento em porcelanato ou cerâmica, a limpeza e remoção do óleo é mais fácil e não deixa manchas. Agora, se for uma parede de com aplicação de tinta fosca sim, mancha e só pode ser removida lixando as manchas e reaplicando a tinta no local afetado.
Neide
Neide disse: 11 outubro 2021
Meu armario de cozinha è de Madeira por dentro , mais por fora é de forma cinza , e esta com muitos Piigos de gordura a onde fica proximo ao fogāo , ja fiz de tudo e não sai , vcs podem mim ajudar ??
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2021
Olá, Neide. Neste caso, a melhor dica que podemos dar é que você entre em contato com o fornecedor dos armários de sua cozinha e peça que eles a orientem a melhor forma de realizar a limp3eza dele. Outra dica que podemos dar é que você tente usar desengordurante no local para remover a gordura.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório